sexta-feira, 5 de junho de 2009

Oh! Minas Gerais


A Constituição Estadual de 1989 estabeleceu pelo art. 7: “São símbolos do Estado a bandeira, o hino e o brasão, definidos em lei.”
Mas Minas Gerais não possui um hino oficial. Para que uma música se torne o hino oficial é necessário que essa seja aprovada em concurso público ou por decreto do governador.
A Secretaria de Estado da Cultura organizou em 1985 um concurso público para a escolha de um hino. Por decisão do corpo de jurados, nenhuma das 72 composições inscritas foi escolhida.
Em 1992, a Assembléia Legislativa organizou um novo concurso com o tema “Inconfidência Mineira”. A comissão julgadora avaliou que “todas as músicas foram desclassificadas porque algumas fugiram do tema Inconfidência Mineira, outras por falta de respeito à métrica e outras por falta de qualidade”. Foram inscritas 570 músicas.
Duas músicas em homenagem ao Estado se tornaram populares. Uma chamada Hino a Minas, letra de João Lúcio Brandão, e música do Padre João Lehmann, muito cantada nas escolas nas décadas de 1920 e 1930 por fazer parte do hinário distribuído nas escolas.
Outra, a conhecida “Oh, Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais”. Esse refrão pertence à mais popular e conhecida música sobre Minas Gerais em todo o Brasil, e que muitos pensam ser o hino oficial do Estado.
A música da canção “Oh, Minas Gerais” é de uma valsa italiana chamada Viene Sul Mare, que se popularizou no Brasil através das companhias líricas que se apresentavam no final do século XIX e início do século XX.
O compositor mineiro José Duduca de Morais – De Moraes – fez uma letra enaltecendo Minas Gerais para a já conhecida música italiana e a gravou em 1942.




Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

6 comentários:

  1. Adorei tudo e principalmente o clip da música. Gostaria de encontrar a letra de música. Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado ... esta letra não é a oficial do hino q tb é lindo ... vou procurar arrumar para vc e te aviso aqui

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Se vc conseguir essa letra, vai ser muito bom, pois quero esiná-la aos meus alunos nessa versão. De quem é a voz?

    ResponderExcluir
  4. A voz é do Renato Teixeira ... estou fazendo uma varredura para ver se encontro a letra ...

    bom final de semana amigo

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Bom final de semana pra vc também.

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin