sexta-feira, 12 de junho de 2009

Liberdade do Não


Minha autonomia esta no direito em dizer não. A recusa também é uma manifestação de independência. Sou livre para não fazer, não falar, não exercer, não usufruir. O direito ao não querer. Para alguns o não é um exercício mais difícil que o sim. Sentimo-nos mal ao negar. Mas o não também é um ato de ousadia, mesmo quando é visto como apatia. Jacques Lacan dizia que o in­cons­ciente não conhecia a palavra não. Que era quase nula e inexistente. Eu, ao contrário, acho que o não não só existe, como muitas vezes liberta. Negar também é permitir-se, dispor-se, fazer-se valer. Deveríamos dizer não com a mesma naturalidade que dizemos sim. Dizer não sem floreios, sem querer amenizar a negativa! Dizer não sem culpa.


Marco Antonyo


Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

6 comentários:

  1. ai... tenho problema em dizer não mesmo... aff... já passei e passo por cada uma por causa disso... tenho que aprender a agir pensando no que diz o post... negar as vezes tb liberta...

    umBeijo!

    ***

    ResponderExcluir
  2. Por dizer não, tenho guarda-chuvas
    no estômago.
    Fui nobre na minha mudez surda,
    era uma placa cheia de simbolos agora são manadas(clandestinas)
    e de quando em quando
    bebo umas pingas baratas.
    Hoje é verde
    amanhã
    cinza
    -depois-
    ainda,
    meu tempo...

    Tácito.

    PS - Fui almoçar umas Galáxias e voltei poeta.(rs)

    ResponderExcluir
  3. pois então querido Arsênico, e quem não tem esta dificuldade non eh? mas realmente temos q lutar por esta grande liberdade q é dizer NÃO qdo ele tem q ser dito. postei isto para mim mesmo para ver se aprendo esta verdade. enfim, é isto amore ... grande beijo ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. que maravilha amigo Tácito estas imagens literárias ... "Não tenho guarda-chuvas no estômago ... e nosso tempo por certo chegará ... amei ...

    bjão ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. NÂO libertador!
    Até eu me estranho quando solto um não......assim simples e seco,tanto que corro a dizer:- não,desculpe.

    Somos um tanto cheiro de melindres com certeza,e por sermos,admitimos que sejam,porque o são.
    Interessante que quando vamos nos libertando desse melindre,receber um não acaba não doendo,e ai dizemos com mais facilidade.
    O segredo estaria então em perceberrmos o melindre e acabar com ele?


    Denise (livrando-se dos melindres e em favor do não libertador)

    ResponderExcluir
  6. Querida De ... vc sempre tocando no ponto exato da ferida ... tudo é a questão dos melindres mesmo ... vencendo estes o NÂO se expõe ...

    bjux ...

    ;-)

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin