segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Gay Demais!


Já falei aqui para voces do Blog Mãe, Sou Gay, da amiga Lilah. Uma mãe que resolveu postar depois que seu filho assumiu a sua homossexualidade. A cada post, ela nos trás uma visão inteligente, crítica, contundente, superior até mesmo à da grande maioria dos gays. Ontem vi no Blog Decifra-se ou Devoro-te uma citação sobre o trabalho da Lilah e, mais uma vez compartilho com voces esta percepção magnífica sobre o que é ser Gay.

"O atual sistema de proteção racial que temos no nosso país, que se não é perfeito tornou-se um passo importante no resgate de uma dívida histórica com uma parcela explorada de nosso povo, não nasceu do nada. A Lei Caó, a transformação de racismo em crime inafiançável, as cotas em universidades e o resgate da cultura negra e africana nesse país são frutos de um movimento organizado. São consequência de um movimento, lá nos anos 80 de resgate do orgulho de ser negro, do orgulho das tradições legadas ao país, de uma identidade de COMUNIDADE, que unida é mais forte que separada. E que foi as ruas exigir isso. Não apenas em passeatas ou protestos, mas numa revolução silenciosa e diária. No assumir características raciais marcantes, como penteados afro, ou usar roupas com cores da África, movimentos culturais e de arte e se posicionando enquanto grupo consumidor, que exigiu produtos e serviços voltados a sua especificidade.
Ninguém, nenhum órgão ou político, vai legislar para um grupo invisível. Diferente de negros, que não podem fingir ser brancos para serem aceitos, gays tem essa possibilidade. Podem se "heterossexualizar" senão assumindo uma vida hétero, mimetizando essa vida num discurso que fala em ser discreto para ser aceito. Heteronormatizar o movimento gay tem sido um discurso recorrente dentro da própria comunidade. Ele aparece quando se diz que não é preciso beijar na rua e ofender ninguém. Ou quando se defende que não é preciso esfregar a sexualidade na cara de ninguém. Aparece no desprezo aos afeminados que sujam a imagem sendo gays demais. Vem embutida nesse discurso discreto que prega que você desapareça na multidão e passe a ser parte da paisagem. Agindo e pautando sua vida por regras da sociedade heteronormativa.
O que muitos não percebem é que ao fazer isso, se reproduz dentro da comunidade gay, um padrão machista da sociedade. Que diz que o feminino (ou afeminado) é inferior, menos importante. Que despreza o passivo como menos macho e mais gay que o ativo. Que cria castas onde, quanto mais heterossexualizado eu parecer melhor. Seja gay, mas suma na multidão hétero sem que ninguém perceba que você gosta mesmo é de trepar com alguém do seu sexo! Só que é ISSO QUE INCOMODA ELES. E é isso, trepar com alguém do mesmo sexo, a ÚNICA coisa que TODOS os gays tem em comum. Não importa se você é macho alpha, barbie, bombadão, travesti, afeminado, bicha louca...invente o termo que você quiser. No fim, a única coisa que importa para homofóbicos é que você trepa com alguém do seu sexo!
Ah, eles podem fingir aceitar você. Desde que você aceite uma troca. Eu finjo que não me importo que você dorme com alguém do mesmo sexo e você faz o favor de restringir sua vida afetiva e emocional as quatro paredes da sua casa. Longe dos olhos da sociedade civilizada. Você finge que está tudo bem e eu vou fingir que não acho você uma aberração que deve ficar longe dos olhos dos bons cidadãos Sacou? Essa é a troca que você está fazendo!
Não. Você não precisa ser fã de Madonna e falar gírias para ser gay de verdade. Mas alguns falam. E alguns são afeminados. E eles NUNCA vão sumir na multidão. E eles estão no mesmo barco que você! Eles não são os inimigos. Eles não estão sujando a imagem da comunidade gay. Eles são TÃO GAYS COMO VOCÊ. Sem tirar nem pôr. Quem faz o que na cama não devia importar a ninguém, além dos dois envolvidos. E nem determina quem é mais gay.
Protestos, sites, paradas e afins são super necessários. Importantes e fundamentais para que possamos conseguir legislação adequada. Mas você quer fazer uma revolução hoje? Então seja gay. Não apenas dentro da sua casa, escondido nas boates ou atrás de portas fechadas. Mas seja você. Homem ou mulher, profissional, filho, amigo, jornalista, professor, afeminado ou não, masculinizada ou não, GAY. Na vida, como na cama. Por que só assim é possível sair da invisibilidade e dizer em alto e bom som: Eu existo. Viva com isso!"

Paulo Braccini
enfim! é o que tem pra hoje...

27 comentários:

  1. concordo e assino embaixo!
    se trancar dentro do darkroom das boites é facil né?
    quero ver por a cara pra bater todo o dia!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. gente, é preciso aplaudir esse texto, de pé.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, onde dispenso palavras...

    Hoje estava teclando com um amigo solitario virtual da cidade vizinha nos quais ele reclamava que queria amigos, nos quais tenho outro contato virtual com outro garoto da cidade dele, nos quais qdo sugeri deles se conhecerem, meu amigo solitario não quis, pois disse q outro garoto era "poc poc" mto afeminado,q dispnsaria...
    Ae nota-se o preconceito...

    Fort abraço

    ResponderExcluir
  4. Esse texto foi um dos melhores que li dela até hoje, simplesmente perfeito *_*

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. texto muito bom, Paulo.

    o primeiro passo p acabar com o preconceito é a gte acabar com o nosso preconceito.

    mas gay é um povo tão cri-cri.

    deve ter existido, nos anos 80, negro q se achava melhor porque era "menos" negro. é a mesma coisa entre a gente.

    eu ate entendo essa ideia de se heterossexulizar pra adquirir credibilidade (?). mas pq não convencer a sociedade do contrário? d q os afeminados tb são confiáveis, d q eles tb querem ter seus direitos garantidos pq tb pagam suas contas como qq cidadão.

    o q adianta os líderes serem discretos para conquistar coisas q só uma parte poderá usufruir. minha mãe mesmo é do tipo q só respeita gays mais discretos. e é culpa dela ser assim. ela é quem tem que rever seus conceitos e perceber q a atitude (nesse contexto) e os gostos de uma pessoa não determinam o caráter.

    não sou muito de militância, não sou muito de política. na verdade, sou o tipo de burro q odeia política. mas esse texto falou uma coisa q decidi p minha vida desde um pouco q contei p minha mãe q sou gay.

    eu decidi ser gay. tratar isso com naturalidade. saber q é normal comentarem isso pelas minhas costas, soltar em uma conversa coisas gays, de relacionamentos até se for o caso.

    p pessoa mais casual do mundo se for, não precisa ser um amigo de longa data, um conhecido confiável. não. minha chefe sabe q eu sou gay, a menina nova q entrou no lab sabe q eu sou gay. o chefe da minha chefe sabe q eu sou gay. o marido da minha irmã e o irmão dele.

    é claro q eu ja encontrei pessoas q não respeita, que riem e fazem piadas homofóbicas e eu com a cara mais séria possível pergunto "o que?". a pessoa fica sem-graça e acaba revendo como e tratar.

    nunca fui agredido fisicamente por isso.

    acabei fazendo um monólogo aqui e ainda ia me estender. fica p proxima. a gente, na mesa d um bar, batendo papo sobre a homofobia no nosso meio.

    ResponderExcluir
  6. Antes, eu diria que queria uma mãe assim, mas estou tão próximo da minha que já não preciso mais.

    bjão, Paulão!

    ResponderExcluir
  7. Se assumir e existir para o mundo. É assim que se é notado com a qualidade que se merece.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que nessa luta dos Gays por mais espaço, direitos e etc, tem muitas faces ocultas, disfarçadas de uma imposição nítida e clara sobre as massas. Hoje em dia, basta qualquer pessoa ser contrária a certas - Veja bem, disse certas - atitudes de gays ou simpatizantes que ela é taxada de homofóbica. Hoje em dia a imposição dos "Coloridos" (Não de todos, mas de grande parte) é bem clara: "Aceite-nos por bem ou por mal" E de onde vem isso? Vem dessa história de direitos iguais. Pra que que gays buscam tantos direitos iguais sendo que eles são seres humanos como qualquer outra pessoa? Da maneira como se é colocada esse assunto "Direitos iguais" faz parecer que gays e afins vieram de Plutão e precisam batalhar pra poder viver em paz o seu dia a dia. Coisa que sabemos que não passa de um grande exagero. O cara é homofóbico se arrebenta a cara de um viado na balada por que esse mesmo viado foi lá e deu em cima dele, diversas vezes, mesmo tendo tomado fora, mesmo sabendo que o cara era hétero. Isso cai pra mídia e gays são os coitados, indefesos, que não sabem e não podem se defender? Acho estranho isso. Uma coisa é um único gay ser atacado por um grupo, outra é um contra um e todo mundo transformar isso em um massacre; mas acredito que pra causa da classe, isso vem a calhar, afinal de contas Brasileiro adoro a fama de coitadinho.

    Cont.

    ResponderExcluir
  9. Não satisfeito com isso, busquei a opinião de alguns gays, tanto homens, quanto mulheres. E me surpreendi com o posicionamento de alguns. Alguns realmente acreditam que existe um certo exagero em colocar os gays como vítimas eternas e frágeis e que o tiro acaba saindo pela culatra. Quanto mais fracos e frágeis os mesmos se mostram, mais forte se torna a intolerância, daqueles que conseguem ter essa mesma percepção que a minha, só que preferem resolver isso a maneira deles: A base da violência.

    Acho que se faz necessária, uma visão geral sobre o assunto. O cara que foi espancado na Livraria Cultura. Um absurdo! Não há o que discutir. Uma pessoa não pode ser perseguida, surrada, espancada, moralmente violentada em todos seus direitos e literalmente assassinada por que alguns mauricinhos, bombadinhos de academias de Jiu-Jitsu ou Neo-Nazistazinhos de Orkut, se acham donos da verdade e detentores do poder. Concordo. Porém, aquele caso do final do ano passado na Paulista, as imagens foram claras, enquanto o "gay" apanhava os que acompanhavam ficaram parados, imóveis, estáticos, isso é normal? Você vê um amigo seu apanhando e você fica parado, com a mãozinha no peito, gritando "Ai meu Deus"? Me desculpa, mas isso é estranho.

    Cont.

    ResponderExcluir
  10. E acabou se tornando um marco e tanto pra luta dos gays. 5 contra 3, não é uma vantagem tão gritante assim. Qualquer moleque, acostumado com rua, noite e etc, qualquer homem que um dia já foi um adolescente e foi acostumado com rua, noite e etc, sabe que a lei da rua é assim, ou você bate, ou você apanha e nenhum HOMEM que se preza, deixa um amigo ser surrado e fica apenas assistindo. Ou o fato de ser gay, faz com que um homem deixe de ser realmente o que é, e se transforme em um fraco pedante, tão sensível a ponto de deixar alguém ser surrado e espancado, e não fazer absolutamente nada? Será que a feminilidade que alguns homens gays tanto buscam interfere tanto em estender a mão pra um dos seus em um momento como o desse episódio ocorrido na Paulista?

    Cont.

    ResponderExcluir
  11. Realmente é chegada a hora, de todo mundo botar a mão na consciência e ver realmente o que está acontecendo. É inadmissível que gays sejam espancados, humilhados, perseguidos e mortos devido a intolerância e a homofobia que ganha cada vez mais e mais força. Mas também é inadmissível que héteros se escondam e abaixem cada vez mais a cabeça pra luta de vocês, enquanto vocês com seus ideias e crenças tentam transformar a humanidade em um arco íris belo e feliz, e quem é contra, ou apenas acha que isso é um absurdo exagerado demais e acredita que precisa haver um consenso entre todos, ser taxado de homofóbico, violento, bandido, perseguidor e tantas outras coisas, sendo que quem optou seguir a contra mão da coisa, foram vocês, sendo que quem decidiu levantar a cabeça e assumir o que era e por que era, foram vocês, sendo que da mesma forma que VOCÊS se acham injustiçados, nós também nos achamos por diversos motivos. Um deles, essa imposição clara da mídia, da sociedade dos artistas e de todo esse sistema falho a nossa volta, que ensina crianças de que "Ser gay ou Bi" é legal. Coloquemos todos a mão na consciência e reflitamos por um segundo, pra ver se existe certo ou errado em tudo isso que anda acontecendo; pois caso isso não seja feito, veremos cada vez mais e mais mortes por aí e não apenas de gays, também de héteros afinal de contas, chega uma hora que todo mundo cansa e começa a lutar com as mesmas armas.

    Cont.

    ResponderExcluir
  12. Será que se faz realmente necessário deixar que cheguemos ao ponto de uma guerra entre gays e héteros por pura falta de bom senso e respeito de ambas as partes?

    Fica o questionamento e o desabafo de alguém que sabe o que está acontecendo, já viu coisas acontecendo e também sabe que nem metade do que acontece com relação a esse assunto, como em uma cidade igual SP, é divulgado pela mídia...

    ResponderExcluir
  13. Talvez a origem de toda a violência contra os homossexuais seja mesmo pela falta de coragem em assumir a sua verdadeira condição!
    Imaginem, se todos tivessem a coragem de assumir!Ser gay seria tão natural quanto ser hetero.
    Principalmente porque tá cheio de gente "bacana" por ai, do tipo , delegados, advogados,juizes, empresários,padres entre outros, tuuuuudo enrústido, casados e com filhos.
    Estes camuflados, não exitam em colocar um troquinho na cueca dos meninos para viverem uma noite intensa.
    E O PIOR DE TUDO SÃO ESTES HIPÓCRITAS QUE CRITICAM E AFIRMAM QUE OS ANORMAIS RECEBERÃO UM CASTIGO E SENTIRÃO A IRA DE UM DEUS, TÃO HIPÓCRITA QUANTO ELES PRÓPRIOS!

    ResponderExcluir
  14. Discordo da ideia de que é preciso "mostrar" que é gay, e quem quem não "mostra" tá querendo se passar por hétero. Sempre me pergunto que raios querem dizer com isso. Nem todo mundo que é "discreto" está se segurando para não soltar todas as frangas do galinheiro. Vou ter de fingir algo que não sou para ser aceito? Não é preconceito ao contrário?

    Continuo achando que, tirando a questão sexual,não há a menor diferença entre um gay e um hétero.

    Concordo com muito do comentário do Dave.

    ResponderExcluir
  15. boa parte do preconceito quem cria é a propria vitima dele...negros tem preconceito com sua cor, como gays tem com sua condição perante a sociedade...gostei do texto e da forma clara que expõe o problema...

    bom 2011 pra vc...to voltando aos poucos...rs

    abração.

    ResponderExcluir
  16. Paulo,

    Muito legal você também levantar a questão da aceitação da família e falar novamente do Mãe, Eu sou Gay! e da existência ... o texto dela é perfeito estáconstruído sobre argumentos e vivências e não sobre achismos ... Legal ver que a maioria dos comentários de gays vão ao encontro dos pensamentos dela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. ixi desisti de comenta por causa do comentário do dave (discordo em numero grau e gênero em sua maioria)...

    Eu entendo e concordo, há muitos gays que mesmo "assumidos" fingem ser o que não pra se sentirem mais aceitos, tanto que muito gay se diz Bissexual (mesmo que só gostem de homens) pra se sentirem com um pouco mais próximo da heterossexualidade, e se impor como gay não e ser afeminado, e mostrar que é gay e deixar claro, deixar a coisa no ar não ajuda em nada...

    Eu nem tenho moral pra falar nada disso (outing em progresso), mas tenho consciência que só vou ser respeitado como gay se me impor...

    Na questão citada pelo Dave sobre a falta de solidariedade dos gays com o amigo na paulista, isso tem mas a ver com covardia que com o que ele tentou questionar mas acabou não falando nada...

    ResponderExcluir
  18. Se mostrar ou não acredito que é da vontade de cada um. O problema é dessa sociedade hipócrita ...

    Gostei daqui, vou ficar, tá ??

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Acho que o DPNN não entendeu exatamente o que o texto quis passar: acho que a ideia principal é: deixar de se segurar, de comentar coisas, de dar pinta quando você tá afim de dar pinta só para não parecer gay. Se você não faz isso, então não importa.

    Concordo que é errôneo achar que todo gay é uma mulher travestida de homem.

    O importante é ser você mesmo. E só.

    Belo texto, Braccini :)

    ResponderExcluir
  20. Todos querem ser os mais bem vistos diante à uma sociedade falida.

    Texto reflexivo.

    JC

    ResponderExcluir
  21. A identidade não é coisa que se uso de manhã e mude à tarde. A identidade sexual faz parte da nossa própria identidade num todo. Ainda à um longo percurso a aprender por todos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Estou pasmo com a força do texto. Danem-se os conceitos e esteriótipos e os rótulos!
    Que todos vivam à luz do dia!

    ResponderExcluir
  23. nossa , adorei o post e o blog recomendado .


    bjux :)

    ResponderExcluir
  24. Entón, existir.E isso é no dia a dia.
    Great!
    bjo

    ResponderExcluir
  25. Uau! Texto maravilhoso!

    As pessoas pensam que gay é só um cu. Infelizmente, para os homofóbicos, na sua maioria velados, Não há erro que um gay cometa que não é cometido de forma travestida de diferente por qualquer outra pessoa tida como normal.

    Bjs e obrigado por nos trazer este presente de texto.

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin