sábado, 30 de janeiro de 2010

A Fisionomia da Saudade






Tão familiar é a fisionomia da saudade. E a lembrança da labareda alta do desejo, indo além: ao desalcance dos olhos.O toque constante, desavisado, parecendo uma distração. O olhar intenso, querendo ver o campo sutil das palavras.E toda nossa existência ampliada pelo sol do amor. Tão familiar a fisionomia da saudade, que ainda posso ver os pêlos saindo dos poros, tão junto meu rosto do teu. Das arranhaduras da carícia bem feita que uma barba mal feita faz. E um jeito de trazer minha cabeça pro lugar mais escurinho entre o travesseiro e o teu pescoço. Teu cheiro todo lá, naquele abrigo antes do sono. E no derradeiro das frases, o corpo insinuando mais que uma leitura, mais que uma dança, mais que comunhão. Das palavras que ainda inventaremos por achar tão divertido namoramar em dialeto inexistente. Tão familiar a fisionomia da saudade que meus dedos vão redigindo tua voz em meu ouvido, os sussuruídos de Guimarães nas tardes de estudo numa estação de cinema, as ignorãnças de um Manoel de Barros num feriado de tanto mar e nossos delírios poéticos nos bares de cada rua desta cidade em que somos os amantes mais excêntricos_ uma combinação perfeita de desejo, lirismo e essa nossa ternura escandalosa.




Paulo Braccini
enfim., é o que tem pra hoje...

20 comentários:

  1. Essa é uma saudade safada rs. Tenho saudades de muitas coisas, até daquelas q nem fiz! :O bjuu!

    ResponderExcluir
  2. Paulo, querido
    Vou comentar com a poesia de Lupcínio Rodrigues, tá?

    NUNCA

    "Nunca, nem que o mundo caia sobre mim
    Nem se Deus mendar, nem mesmo assim
    As pazes contigo eu farei
    Nunca, quando a gente perde a ilusão
    Deve sepultar o coração
    Como eu sepultei
    Saudade, diga a essa moça, por favor
    Como foi sincero o meu amor
    Como eu a adorei tempos atrás
    Saudade, não esqueça também de dizer
    Que só você me faz adormecer
    Pra que eu viva em paz".
    ______
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ainda esta semana estava refletindo sobre este tema. Relembrando alguns amigos deixados no passado, momentos, músicas, amores, modas, professores, problemas (destes é claro que não tenho saudade), tudo isso faz lembrar de uma época que dá saudade... ai ai...

    só você mesmo pra trazer esta nostalgia com pitadas de dínamo para o futuro!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito das contradições, (talvez por ser humano, contraditório por natureza...). Saudades é uma delas, é ruim, mas é bom!

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto!!!
    e a saudade é pesadissimaa!!
    Com ela, sentimos a pessoa em todo lugar que passamos, em tudo q comemos ou falamos!!
    abraçooo!

    ResponderExcluir
  6. Lendo essa poesia eu pensei em como a saudade é diferente de solidão, e de como as pessoas as vezes confundem essas duas coisas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Meus queridos Renato, Guará, EFS, Jackson, Vanderson e Desmanche, fico super feliz com esta riqueza de comentários pertinentes e que tanto valorizam a postagem ... Saudade ... um sentimento altamente paradoxal ... por vezes nos angustia ... por vezes nos coloca em nostalgia ... mas enfim ... sempre é bom de ser sentida, pois denota que vivemos coisas boas ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  8. saudade é coisa que dói.arde.mas é só através dela que passamos a dar mais valor a presença...

    ResponderExcluir
  9. As vezes doí, mas eu gosto de sentir saudades...no fundo é bom. Significa que algo foi bom o suficiente pra poder fazer falta.


    te desejo um ótimo final semana.


    abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  10. Saudade é mesmo paradoxal ... dói mas é bom de se sentir ...

    bjux Hugo e Fernanda

    ;-)

    ResponderExcluir
  11. Acordei com uma vontade de escutar essa música bem alto, bem altão mesmo. Só pra sair dançando o dia lindo que está fazendo na minha Fortaleza hoje.

    Bora de cantiga?

    http://www.youtube.com/watch?v=dxaXPFkC4bM

    Beijo imenso, menino lindo.

    Rebeca


    -

    ResponderExcluir
  12. Saudades dos tempos/momentos em que a felicidade se recobriu em minhas faces. Saudades daquelas doces palavras ditas, e, também daquelas que deixei de dizer. Saudades do que fui, e, do que ainda serei. Saudades que me pegam de surpresa e que não me deixam esquecer...

    ResponderExcluir
  13. Braccini...deixou bela marca aqui, no dia da saudade, para toda a saudade dos dias...

    beijo

    [que bom que leu tb o Edney! sim...sedutor ao escrever]

    ResponderExcluir
  14. Thanks amigos ... Leonel, Aglaé, Roberta e Jota Cê ... Saudades de vcs queridos ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  15. Cada um que sente e sente por muitas coisas, conhece as fisionomias que a saudade tem.

    Belíssima descrição, tão bela que dá vontade de sentir saudade junto.

    Abraço Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Paulo querido e doce amigo.

    "Não oculto saudade
    de tudo que conheci,
    só sinto prioridade
    de viver o que vivi"

    de autor português desconhecido

    Lindo.
    Grande abraço
    Ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  17. Esqueci de agradecer por nos seguir.
    Que honra.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. então Lucas e Fátima ... a saudade é doce e privilégio de quem tem vida ...

    bjux queridos

    ;-)

    ResponderExcluir
  19. Saudades,saudades, saudades.
    Eita 8 letrinhas que doem...
    Bjão

    ResponderExcluir
  20. e como doe não é Jaqueline ... mas enfim ... não vivemos sem ela ... e ela é uma referência um diferencial entre aquilo que nos marca e aquilo que só passa por nós ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin