Em minhas andanças pela blogosfera, fui parar no Blog Passageiro do Mundo – do querido Marcos Freitas, e fiquei eufórico com o fato de existirem jovens inteligentes, competentes e, altamente engajados em causas da mais alta relevância. Dada à importância do tema, resolvi trazer até aqui, na íntegra, a postagem “Criança, a Alma do Negócio, para uma maior e melhor conscientização sobre o tema, bem como, divulgar o movimento que busca impor limites a esta criminosa ação contra estes pequenos indefesos de nossa sociedade.
“Certa vez, num curso de “Literatura Paulista” que eu estava realizando, a professora comentou que estava vindo da França com uma amiga e no avião havia algumas crianças brasileiras e a sua amiga francesa lhe perguntou: Porque as meninas brasileiras se vestem como prostitutas? Estranho que antes desse comentário, eu não havia me dado conta disso, as meninas brasileiras se veste como prostitutas e isso se devem a um comportamento social aprendido, condicionado e repetido.
Mara Maravilha, Xuxa e Angélica são as grandes responsáveis por tais comportamentos. Nos anos 90, Mara Maravilha no SBT, Xuxa na Globo e Angélica na Manchete comandavam as programações infantis da televisão, muitos pais transferiram as responsabilidade da educação dos filhos para a tais “musas” dos baixinhos. Qual menina não gostaria de ser uma dessas musas? Muitas e para isso o comportamento das meses eram refletidos nas crianças. Lembro-me que existia um adesivo da pinta da Angélica, que é obvio que o acessório tinha que ser usado com um shorts curto e pra lá de apertado.
Mara Maravilha virou evangélica, hoje ela usa saião no meio do joelho, Xuxa e Angélica apresentam programas infanto-juvenis e mudaram o figuro, mas o estigma que elas criaram permaneceu e para acentuar o agravante, no final dos anos 90 as bandas de axé fizeram a alegria da meninada e todas as meninas queriam ser uma “Carla Peres” dançando o tchan e na pegada do bambolê. O grupo “É o Tchan” lançou vários produtos infantis e voltou suas produções musicais para o entretenimento infantil, fazendo com que várias crianças se espelhassem em suas dançarinas.
Sabemos do poder de manipulação da mídia. Diariamente consumimos produtos A, B, C e D e muitas das vezes, depois do consumo, nos damos conta que fomos induzidos por uma embalagem diferenciada ou por uma propaganda assertiva. Na era da comunicação, ganha a concorrência quem tem a melhor imagem publicitária e o que fazer em relação às crianças? Com as publicidades que são voltadas para elas? As crianças não tem o poder de discernimento e pedirão a sandália da Barbie e o celular das Super Poderosas e se os pais não comprarem, o escândalo está armado no shopping. A mídia descobriu que as crianças são consumidoras compulsivas e sabem como manipulá-las, orientando-as ao objetivo da compra.
A publicidade de produtos e serviços destinados a crianças deveria ser voltada aos adultos responsáveis, a utilização da criança para venda de produtos é antiético e abusivo, principalmente quando se sabe que 27 milhões de crianças brasileiras vivem em condição de miséria e dificilmente têm atendidos os desejos despertados pelo marketing, gerando na criança um vazio aberto pelo mundo capitalista, que se preenche apenas com o consumo compulsivo, que por sua vez resulta em problemas sociais como a obesidade infantil, erotização precoce, estresse familiar, violência pela apropriação indevida de produtos caros e alcoolismo precoce.
Para por fim nessa problemática, entidades não governamentais estão se manifestando pelo fim da publicidade e da comunicação mercadológica dirigida ao público infantil. O caráter do individuo se forma quando somos crianças e com base nisso sabemos que essa manipulação maciça é prejudicial às nossas crianças. Para assinar o manifesto e apoiar as entidades que se envolveram com a causa, acesse o site “Publicidade Infantil Não”."
Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...
Eu voto por tu fazer um bannerzinho, lançarmos a campanha e direcionarmos para o blog original deste texto...
ResponderExcluirrisos...
bjbjbj
Jana ... amei a idéia ... vou até tentar mas não sei se terei tamanha competência ...
ResponderExcluirbjux
;-)
Realmente, é triste que a infãncia esteja a acabar cada vez mais cedo. Crianças a comportarem-se como adultos é muito sem graça. Vestem-se como adultos, falam como adultos, até em suas brincadeiras já não são mais crianças, no sentido saudável do termo... a culpa? Talvez os pais sejam apenas crianças grandes, gente que por fora é adulta, mas que está despreparada para manter uma família de maneira responsável e dedicada. As crianças estão entrando no mundo dos adultos mais cedo, e muitas vezes num processo que é traumático.
ResponderExcluirMeu bom Allah!
Perfeita Abdoul, a sua análise sobre o tema ...
ResponderExcluirparabéns
;-)
AAAAAAAAAAA
ResponderExcluirComo eu me arrependo de ter sido fã dessas tosquices publicitárias
pois então Mauri ... e quem não se deixou levar nOn eh?
ResponderExcluirbjux
;-)
odeio criança-adulta!!!
ResponderExcluiras crinças não brincam mais, se jogam num pc e pronto!!!
e usar crianças em campanhas publicitárias sempre achei horrível, já que, além dos argumentos dito no post, os pais se aproveitam pra ganhar dinheiro, colocando os pobres em "jornadas de trabalho" nas campanhas que participam!!!
pesadoo!!
abraçoo!
perfeito Vanderson ,,, vc tocou na ferida ... tb não suporto ... mas a culpa não é delas e sim do adultos que não sabem educar e escolher o que pode e o que não pode ...
ResponderExcluirbjux
;-)
oíi!!
ResponderExcluiracabei q esqueci de dizer q adorei seu blog tb e claro estou t seguindo!
;-)
e outra boa sorte tb no Katana Awards!!
e volte sempre no "ei! vam cá" pq com ceretza voltarei sempre aki!!
t linkandoO!
heheehehe!!
abraçooo!
Obrigado Vanderson ... seguindo e linkado tb ... beijoquinhas queridão
ResponderExcluir;-)
Olá querido, em BH numa correria total. Fico até segunda. Me mande seu numero celular ou telefone para meu email (klismamn@hotmail.com). Caso dê um tempinho pra gente bater um papo, um passeio no sábado ou domingo pela tarde. Estou próximo ao aeroporto da Pampulha. Bjuxxxxxxxxx
ResponderExcluirops... em BH? ah! neimmmmmmm ... fazendo contato imediato nem que seja para pelo menos um café ...
ResponderExcluirbjux querido Edu
;-)
Paulo tudo blz???
ResponderExcluirNossa, é verdade o moço está coberto de razão... eu qdo era criança me encantava pelos comerciais e batia opé se não em dessem o tal brinquedo rs
mas é verdae isso, em relação a miséria ...qts pais passam por isso, esse tipo de difilculdade e acabam se frustrando né?
abraços ae!!!
pois então Áthila, a questão é séria e relevante... algo precisa ser feito, ou não?
ResponderExcluirbjux
;-)
Que artigo maravilhoso! Você me autoriza publicar parte desse artigo no meu blo, darei os devidos créditos e acrescentarei mais alguma coisas minha. è uma forma de ajudar na campanha! Um abraço
ResponderExcluirObrigado Francisco ... sinta-se à vontade para postar ... a causa é justa e digna e precisamos disseminá-la ...
ResponderExcluirbjux
;-)