segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nazi-facismo Tupiniquim



Como é rico este mundo da blogosfera! Me sinto gratificado quando vasculho e sou premiado pelo acaso com blogs da mais alta relevância como por exemplo o "Desmanche de Celebridades". Ontem, me deparei com uma postagem simplesmente fantástica que, com a devida autorização do autor, reproduzo aqui, de forma a compartilhar com os amigos do "Enfim, é o que tem pra hoje" este texto duro e direto, mas carregado de verdades contundentes.


BRA (suástica) SIL!



Pode uma sociedade vender o sonho da perfeição? Pode uma família nos dizer o que é a vida perfeita? Pode a solidariedade social ser utilizada para gerar audiência? Pode o ideal da higienização social parecer ajuda voluntária? Pode uma emissora de televisão nos vender a ignorância e ainda assim fingir que vivemos num conto de fadas onde todos cooperam entre si?Quem expressa valores que diariamente exacerbam a desigualdade pode fingir que está lutando contra ela?

A estética da família brasileira perfeita se resume na atualidade aos símbolos de felicidade, comportamento fetichizado, festas suntuosas, dinheiro e opiniões de senso comum representados pela família Huck. Os mais novos queridinhos e símbolos da rede globo de televisão, grande propagadora da nova cultura nazi-fascista brasileira. 

Luciano ocupa a cabeça da juventude nacional aos sábados e expressa opiniões que passam a fazer parte do ideário nacional. Possui quadros que exploram a pobreza nacional com um corolário cristão de ajuda aos menos favorecidos. Reconstrói casas, distribui prêmios e dinheiro, fazendo com que cada brasileiro sonhe em ser o próximo predestinado da boa vontade nazi-fascista. Faz melodramas quando lhe é violado o direito de exibir objetos pessoais de grande valor (no caso, um rolex). Ou ainda doa um belo brinquedo de seu filho, que o valor sustentaria uma família por um mês inteiro, a uma família pobre, e orgulha-se em falar que a iniciativa fora do pequeno, tocado pela pobreza alheia.

A Senhora Angélica é aquela que veio à sombra da Senhora Maria da Graça. Um combo dos tumultuados anos oitenta. Gostosa, Loira, comunicativa, branca e rica - símbolos dos apresentadores brasileiros que integram os meios de comunicação de massa. 

No Brasil, um país de Pretos, pobres e filhos da puta (ainda bem). 
Enquanto os nossos pais labutavam para conseguir algum dinheiro, devido aos desastrosos planos econômicos do presidente Sarney, as crianças ficavam deslumbradas com os programas matutinos de apresentadoras maquiadoras da vida, desejando aquilo que seus pais não podiam lhe dar, criando um ideal de consumo e de desejos, e tirando-lhes o direito de ser criança e de não se preocuparem com nada. Aos poucos, Angélica assumiu o lugar da Dona Maria nas manhãs durante a semana, enquanto a outra tomava a cabeça da juventude aos sábados, tal como Luciano Huck. Atualmente, a loira de pinta na perna, faz competições imbecis com “atores” imbecis da rede globo. Uma martelada incessante da imagem de “astros” globais na cabeça dos pobres brasileiros. 


O Brasil que É o Brasil de pretos, pobres e filhos da puta (ainda bem).

Enquanto a Dona Maria da Graça voltou às manhãs para contaminar novas mentes. Dividindo as manhãs com a outra loira e também outra Maria, a Braga, com comidas exóticas e deliciosas. Para um Brasil que sequer toma café da manhã.

Essa família realizou, como mostrado na foto, uma grande festa para comemorar o aniversário de seu filhinho. Tornou-se então centro das atenções de revistas e fotógrafos que lucram quantidades absurdas com tal propaganda de uma família nazi-fascista e somos abrigados a vê-los na primeira fileira de bancas de jornal e em outros lugares de desconfortos, como médicos, dentistas e clínicas que nos fazem esperar muito tempo para sermos atendidos e nos põe a disposição tal cultura para literalmente acabar com o nosso dia.

Um câncer incrustado no ventre da cultura nacional. Uma cultura que passa a maior parte do seu tempo em frente à televisão. Desenvolvendo a mais de vinte anos, pessoas preconceituosas e que se importam mais com cachorros do que com pretos pobres e filhos da puta. 
A venda de um sonho de consumo e de vida. De um modelo de família para todo o território nacional. Exatamente como era a campanha nazista da década de 1930. (Arquitetura da destruição). E no Brasil também. Lembremos do fascista “Pai dos Pobres”, o excelentíssimo Getúlio Vargas. Sem falar do Plínio Salgado. 
Famílias que dão migalhas da sua fortuna para justificarem sua vida de ostentação e ainda lucram com a desgraça alheia e parecem boazinhas. Ao invés de desenvolverem um projeto social verdadeiro, adotam um padrão de ajuda aleatória, midiática, populista, e que não modifica a estrutura social. Não abrem mão da sua vida de luxos abusivos por dizerem que fizeram por merecer.

Nossa cultura é a macumba e não a ópera.



Gostou? quer ver mais? visite o Blog Desmanche de Celebridades.


Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

8 comentários:

  1. Rapaz, nunca tinha olhado com esses olhos pra família Huck. Pra mim, eles não passam de algo saído de comercial de margarina.

    Abs, querido Paulo! :D

    ResponderExcluir
  2. Querido Alan ... a coisas são, mas nunca se mostram como tal, pois sempre estarão devidamente maquiadas de forma a mascará-las ... mas enfim ... achei este post e sua abordagem extremamente verdadeiros e relevantes para uma reflexão crítica mais profunda ...

    bjux queridão ...

    ;-)

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Paulo,

    É o carinho e o reconhecimento público de pessoas esclarecidas como vc, que animam um blog crítico a continuar sempre remando contra a maré. Uma "revolução" também é feita de palavras, idéias e pensamentos, que modificam nossas percepções acerca da realidade, e descortinam máscaras colocadas sobre os nossos olhos, alterando toda a estrutura comportamental de uma sociedade. Trata-se de uma tarefa ardua, que o Desmanche de Celebridades tenta incansavelmente realizar. Ser elogiado e divulgado por alguém da sua sensibilidade, é um motivo de orgulho para nós. Ser compreendido na essencia, e lembrado por alguem com o seu instrumental de reflexão crítica, algo que está fica tão claramente expresso nos seus escritos deleitantes, é algo que nos engrandece.

    Abraços querido.
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto, cheio de denúncias e indignações. Parabéns ao autor e parabéns a você por publicá-lo
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Amigo sensibilizado com suas palavras ... obrigado e parabéns pela luta e pela competência com que vc a trava.

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Querido Paulo,
    texto muito forte, sem dúvida.
    Agradeço a sugestão ao blog, seus demais textos levantam questões, refaz a problemática desses dias em branco. Num populismo democrático os olhos já não são sempre as janelas da alma almejada. Lutamos por liberdade, acossamos nosso sistema, não sem razão, a solidão é maior para os homens de visão.
    Tenho muito respeito por vc e ousaria lhe fazer uma sugestão: essa bandeira do nazismo é incontestável símbolo [lameira] das tristezas e injustiças próprias dessa raça desgraciosa que caminha sem horizonte, vendo/mirando/assistindo no outro o desmancha de seus traumas/complexos/desejos reprimidos. É hoje e para sempre a comunicação com uma força negativa que explora a opressão. Surte algum efeito escandalosamente midiático, somos atraídos por seu folclore,,, revoltados ou alimentamos um ódio?
    Acomodo com muito prazer o link à esse seu blog, e hoje tive a surpresa desse símbolo que deve ser desprezado, não esquecido, fazendo lado aparte das imagens que tentamos fazer mais belas. Isso sem o carisma com a ilusão, justa aos que sonham, lhe peço, modifique sua postagem, agregando a ela uma paisagem belíssima, para um futuro que teima. Alongando o que Virginia nos disse no Orlando, "Precisamos fazer das palavras [e imagens] o mais fino invólucro dos nossos pensamentos"...
    Missionários que somos:)
    abraço-lhe

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Renato pela presença e pelo registro ... enorme respeito pelo seu posicionamento, todavia discordo de sua colocação ... entendo q a manobra é tão absurda q a imagem agressiva torna-se necessária para despertar a razão de nosso povo ... se não as palavras, quem sabe a imagem ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin