domingo, 19 de outubro de 2008

Insanidade do Quereres ou Quereres da Loucura



este post extra é uma homenagem a um leitor assíduo deste blog que conheci a pouco pelo msn . afinidades de montão . chega a ser incrível mesmo . para vc meu amigo Edu (Renaissance) . um grande e afetuoso abraço .
obs: o poema é dele e as frases ele me passou e gostei muito . emoção e sentimentos puros . por isto compartilho com os amigos deste recanto.


Se é doce sua alma
De todos os gostos
O gosto amargo é o que me resta.
O gosto do desprezo
Que a solidão insiste em querer
Venha e mostre o caminho
Porque estou cansado do pouco
Se de tanto querer muito
E o muito é sempre o pouco
* * *
Encontrei algum tipo de deus
Que sempre está rindo
Em meio às estrelas
E que tem gosto de tudo ao mesmo tempo
Por isso peço sempre sua presença
Para sentir o gosto cintilante
Uma garrafa que sempre consumo
Varias doses de uma gota.
Vai tempo
Me leve contigo
Você é o dono de tudo
Também quero poucas horas
Porque parecemos borboletas
Que quando saem do casulo
Perdem o encanto por voar.
* * *

... para rirmos dos loucos, dos sábios, dos mendigos e de todos os palhaços noturnos... nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder... na embrutecida monotonia de uma era de cegueira espiritual...
... pobre daquele que não pode se dar a um prazer sem pedir antes a permissão dos outros...

... criar a partir do feio... enfeitar o feio... até o feio seduzir o belo...

... mesmo se for pra transformar num inferno um céu conformista; mesmo se for pra guerrear, escolha as armas mais bonitas...
... por ser um rei
e não ter que governar a vida
agradeço por ter desobedecido
por ter cuspido no teu altar sagrado
e por saber que nunca vou ter fé
e vou rir só com um canto da boca...
... como a poesia, a música retrata os estados da alma e as ondulações do coração, concretiza os pensamentos invisíveis, descreve o que há de mais belo nos desejos e sensações do corpo ...
... muitos temores nascem do cansaço e da solidão ...

* * *

então, acrescento a elas estas pérolas de Nietzsche:
... o gosto de minha morte na boca deu-me perspectiva e coragem.
o importante é a coragem de ser eu mesmo ... a loucura não passa de uma máscara que esconde alguma coisa, esconde um saber fatal e "demasiado certo" ... aniquilar as paixões é uma "triste loucura", cuja decifração cabe à filosofia, pois é a loucura que torna mais plano o caminho para as idéias novas, rompendo os costumes e as superstições veneradas e constituindo uma verdadeira subversão dos valores ... "pela loucura os maiores feitos foram espalhados pelo mundo" ... aos "filósofos além de bem e mal", aos emissários dos novos valores e da nova moral não resta outro recurso, a não ser o de proclamar as novas leis e quebrar o jugo da moralidade, sob o travestimento da loucura ...

* * *


O Quereres . Caetano Veloso


Onde queres revólver, sou coqueiro

E onde queres dinheiro, sou paixão

Onde queres descanso, sou desejo

E onde sou só desejo, queres não

E onde não queres nada, nada falta

E onde voas bem alto, eu sou o chão

E onde pisas o chão, minha alma salta

E ganha liberdade na amplidão

Onde queres família, sou maluco

E onde queres romântico, burguês

Onde queres Leblon, sou Pernambuco

E onde queres eunuco, garanhão

Onde queres o sim e o não, talvez

E onde vês, eu não vislumbro razão

Onde o queres o lobo, eu sou o irmão

E onde queres cowboy, eu sou chinês

Ah! Bruta flor do querer

Ah! Bruta flor, bruta flor

Onde queres o ato, eu sou o espírito

E onde queres ternura, eu sou tesão

Onde queres o livre, decassílabo

E onde buscas o anjo, sou mulher

Onde queres prazer, sou o que dói

E onde queres tortura, mansidão

Onde queres um lar, revolução

E onde queres bandido, sou herói

Eu queria querer-te amar o amor

Construir-nos dulcíssima prisão

Encontrar a mais justa adequação

Tudo métrica e rima e nunca dor

Mas a vida é real e de viés

E vê só que cilada o amor me armou

Eu te quero (e não queres) como sou

Não te quero (e não queres) como és

Ah! Bruta flor do querer

Ah! Bruta flor, bruta flor

Onde queres comício, flipper-vídeo

E onde queres romance, rock'n roll

Onde queres a lua, eu sou o sol

E onde a pura natura, o inseticídio

Onde queres mistério, eu sou a luz

E onde queres um canto, o mundo inteiro

Onde queres quaresma, fevereiro

E onde queres coqueiro, eu sou obus

O quereres e o estares sempre a fim

Do que em mim é de mim tão desigual

Faz-me querer-te bem, querer-te mal

Bem a ti, mal ao quereres assim

Infinitivamente pessoal

E eu querendo querer-te sem ter fim

E, querendo-te, aprender o total

Do querer que há e do que não há em mim



O Quereres - Caetano Veloso


Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

Um comentário:

  1. este post foi efeivamente composto a quatro mãos e por duas mentes sensíveis . obrigado * edu renaissence pela oportunidade .

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin