Belo Horizonte dentro de suas particularidades, além de ser considerada a capital dos bares, vem se constituindo também na capital das feiras gastronômicas e de artesanato.
Todos os finas de semana elas fervilham por toda a cidade.
Eu, como amante deste tipo de eventos, curto por demais me fazer presente em muitas.
A Cuccina Braccini de meu irmão tem estado presente com sucesso.
Outra marca desta cidade são as permanentes Mostras Culturais em seus diversos espaços.
Hoje o destaque vai para a Casa Fiat de Cultura com a Mostra “SÃO FRANCISCO NA ARTE DE MESTRES ITALIANOS”
Obras de importantes coleções italianas, que datam dos séculos XV a XVIII, traduzem as fases mais relevantes da representação de São Francisco. A mostra inclui um passeio virtual à Basílica Superior de Assis, na Itália
Séculos se passaram e as artes renascentista e barroca continuam encantando a humanidade. Obras de mestres como Tiziano Vecellio, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino e os Carracci fazem, hoje, parte de importantes coleções italianas e chegam pela primeira vez ao Brasil. Este incomparável acervo poderá ser apreciado na Casa Fiat de Cultura, a partir do dia 8 de agosto, na exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, que reúne 20 obras realizadas entre os séculos XV e XVIII.
Entre as obras, os quadros “San Francesco riceve le stimmate” (1570), de Tiziano Vecellio, “San Francesco sorretto da un Angelo” (primeira metade do séc. XVII), de Orazio Gentileschi, e “San Francesco confortato da un angelo musicante” (1607-1608), de Guido Reni, que também pintou a Bandeira de Procissão “Francesco riceve le stimmate (frente); San Francesco predica ai confratelli (verso)” (séc. XVII), “San Francesco d’Assisisi e quattro disciplinati” (1499), de Perugino, e “San Francesco riceve le stimmate” (1633), de Guercino. A exposição traz, ao todo, acervos de 15 museus de 7 cidades italianas: Galleria Corsini, Palazzo Barberini, Musei Capitolini, Museo di Roma, Museo Francescano dell’Istituto Storico dei Cappuccini (Roma); Pinacoteca Civica, Sacrestia della chiesa di San Francesco, Convento Cappuccini (Ascoli Piceno); Museo Nazionale d'Abruzzo (L'Aquila), Galleria Nazionale dell’Umbria (Perugia); Istituto Campana per l'Istruzione permanente (Osimo); Museo Civico (Rieti), Pinacoteca Nazionale (Bolonha) e Duomo di Novara (Novara). A mostra conta, ainda, com uma importante obra de Ludovico Cardi (conhecido como Cigoli), “St. Francis Contemplating a Skull”, propriedade do colecionador e ator ítalo-americano Federico Castelluccio. O quadro veio de Nova York para integrar a exposição de Belo Horizonte.
Proporcionando uma experiência imersiva e única, a mostra também inclui uma sala de Realidade Virtualque vai transportar o visitante da Casa Fiat de Cultura para a Basílica Superior de Assis (1228), na Itália, com o uso de óculos de tecnologia 3D. Será possível caminhar por uma das mais importantes e belas basílicas do país e conhecer obras-primas do pintor italiano Giotto (1267-1337), artista símbolo dos períodos medieval e pré-renascentista. Tradição, arte e tecnologia se encontram nesta exposição.
ps: Dia 22 Bratz e Elian embarcam para uma viagem a Buenos Aires. Voltamos dia 02 de setembro. Até a volta. Beijos a todos
Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...
Bom dia!
ResponderExcluirQue postagem rica, amei ler e ver, não sou religiosa, mas tenho uma coisa boa comigo, desde que vi uma linda imagem de São Francisco em tamanho natural e era ainda menina, na época, e achei que ele olhava pra mim, aí o tenho como meu santo preferido!
Tem coisas na vida que nos dão uma boa impressão, isso marca e fica eternamente, amo viajar pelo Nordeste, quando faço isso sempre vou por aí, nas suas Minas Gerais, as pessoas me passam tantas coisas boas, energias positivas!
Boa viagem, aproveite muito, pois da vida é só isso que se leva, boas lembranças e aprendizados!
Abraços bem apertados!
Obrigado querida amiga Ivone. Aqui na correria para resolver as últimas pendências. rs
ExcluirBoas férias e divirtam-se ;D
ResponderExcluirObrigado querido amigo ...
ExcluirOlá, Paulo Roberto!
ResponderExcluirEspero k esteja tendo umas excelentes férias.
Adoro feiras de todo o jeito e maneira. São lugares de convívio e de diversão e com elas a cultura se transmite através dos tempos.
Gostei mto do seu post, pke para além de estar mto bem escrito e explicado, nos coloca por dentro da Arte.
Belo Horizonte, então, vale mesmo a pena conhecer e visitar.
Beijos, boa viagem e bom regresso.
Obrigado Céu. Já de volta. Foram ótimas e sempre com gostinho de quero mais ... rs
ExcluirÉ tão bom viver em locais repletos de eventos culturais! A Cultura nunca é demais!
ResponderExcluirEspero que estejam passando umas boas e merecidas férias! Eu estou de volta à querida BlogsVille!
https://um-rapaz-uma-jornada.blogspot.com/2018/09/fauno-lunar-11.html
Sempre bom João. Já de volta e com gostinho de quero mais. Adorei suas novidades no seu espaço ...
Excluir