domingo, 27 de maio de 2018

A saga de uma Família Portuguesa. Os Figueiredo's!



Uma retrospectiva fotográfica que retrata parte da saga da família de minha Mãe.
Os Figueiredo's.

A família Figueiredo é bem reconhecida no Brasil. É fácil encontrar descendentes dessa família por aqui. Se você é um dos muitos descendentes dos Figueiredo, vai gostar de ver abaixo algumas curiosidades e informações desse sobrenome.
O sobrenome Figueiredo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.
Figueiredo é de origem portuguesa. Ele é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica. Sua geologia refere-se a um lugar onde há figueiras (árvores de figo), conhecido por Figueiral. 
Outra provável origem para este sobrenome está relacionada a uma lenda ocorrida por volta do ano 783. Segundo a lenda, um cavaleiro arrancou o tronco de uma figueira para salvar donzelas em perigo. 
O cavaleiro era Goesto Ansures. Ele salvou donzelas cristãs de cativeiros quando eram conduzidas pelos mouros para pagamento do tributo de cem donzelas destinadas a concubinas do Rei Córdova. Os Mouros eram povos oriundos do Norte da África, que invadiram a Península Ibérica, onde hoje está localizado Portugal e Espanha, e dominaram toda a região. O herói arrancou o tronco de uma figueira e assim expulsou os inimigos e libertou as moças do cativeiro. 
Goesto Ansures apaixonou-se por uma das damas que ele salvou do cativeiro. Posteriormente casou-se com uma delas. Inicialmente tomou Figueereido como sobrenome. Posteriormente, depois de alterações gráficas, firmou-se Figueiredo. 
Existem duas variantes para o sobrenome dessa família. São elas: Figueiredo ou Figueredo. As duas variantes são bem reconhecidas e comuns de se encontrar. No Brasil, Figueiredo é a grafia mais popular para o sobrenome.

Raízes em Beira Alta . Portugal . Viseu




Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

16 comentários:

  1. muito bom conhecer algumas curiosidades e informações d Figueiredo ou Figueredo; gostei de ver o vídeo com as fotos antigas de sua família, desde Bisavô Custódio , Bisavó Therezinha; bela semana,querido Bratz, abraços!

    ResponderExcluir
  2. É PARCEIRO! SOMOS COMPATRIOTAS KKKK MUITO BOMMM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas nacionalidades que eu adoro ... Italiana e Portuguesa. Quando mais novo era apaixonado pela Italiana e não valorizava tanto o sangue Português. O tempo passou e tive a chance de conhecer as terras e o povo da Itália e de Portugal. Conclusão: Hoje mais apaixonado pelo sangue Português do que pelo Italiano. É a vida ... rs

      Beijão cunhada ...

      Excluir
  3. A tua família é da Beira-Alta? Uma parte da família pelo lado da minha avó também é daqueles lados! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só! Não é do nada que nos damos tão bem, não é mesmo meu caro João? Questões de berço ...

      Beijão

      Excluir
  4. Primeiramente, gostei do novo "look" do blogue. :) Em segundo, fico feliz por saber que tens ancestralidade portuguesa, o que não me admira porque o sobrenome é muito português, efectivamente.

    um grande abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio quanto ao "look" do blogue. Pois então meu caro Mark: Tenho enorme orgulho destes meus ancestrais e de toda a gente Portuguesa.

      Beijão ...

      Excluir
  5. Gente ... tem coisa mais bela e densa que familia?

    Paulo, completei minha trilogia e acabei de colocar no ar a última parte, da uma olhada lá.


    Sacred Cock Club
    sacredcockclub.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que linda postagem, esse vídeo é o máximo, amei ver!
    A família do meu pai tem como sobrenome Henriques, descendentes de portugueses!
    A fotos dizem muito mais do que se imagina, pois adoro, como já disse na postagem anterior, que essas coisas de nossas raízes são fascinantes, eu amo rever os velhos álbuns de família!
    Essas suas fotos são maravilhas, amei ver!
    Mudaste o visual do blogue e ficou muito bom, adoro cores, ficou bem alegre!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga Ivone.Talvez um dos motivos de nossa afinidade seja por nossos ancestrais de origem Portuguesa e Italiana ...rs

      Beijão

      Excluir
    2. Com certeza meu amigo, as famílias portuguesas e italianas com seus ascendentes e descendentes formam energias positivas de amor, nossa, meus pais eram amorosos, os seus com certeza também e assim somos amorosos, rsrs, mas não somos bobos por isso!
      Abraços bem apertados e bom fim de semana!

      Excluir
  7. Oi, Paulo! Pensei que você fosse descendente de italianos. Ora pois!
    Abraços.

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin