quinta-feira, 9 de junho de 2016

Orquestra Ouro Preto - Latinidade!




Já me reportei a esta magnífica orquestra aqui das Minas Gerais na postagem Valencianas.
Outro esplêndido trabalho foi  Beatles que vocês podem conferir no YouTube.
Agora, em seu mais novo projeto, é a vez da temática Latinidade:
Este novo CD da Orquestra mineira, sai pelo selo Naxos, com distribuição virtual em todo o mundo. Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, e participação especial do bandoneonista Rufo Herrera, o concerto de lançamento do disco será realizado no próximo dia 12 de Junho, às 11h, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, dentro da programação da Série Domingos Clássicos.
Com direção artística do maestro Rodrigo Toffolo, regente titular da Orquestra, o disco compreende a efervescência cultural das Américas, versando sobre um rico panorama da música no continente, através de sete peças, divididas em 19 faixas.
A entrada para este universo se dá por meio de dois célebres movimentos de Capiba (1904 – 1997), intitulados Toada e Desafio, seguida de Quatro Momentos Nº 3, do maestro e compositor Ernani Aguiar (1950). Retornando ao universo Armorial, o álbum contempla um registro primoroso de Três Peças Nordestinas, de Clóvis Pereira (1932).
Inspirada pela paisagem sonora de Ouro Preto, a Orquestra registra duas peças ligadas às tradicionais bandas de Minas Gerais: o famoso dobrado Dois Corações, de Pedro Salgado (1890 – 1973) e a Marcha Fúnebre Virgínia, obra anônima datada da primeira metade do século XX.
O grupo homenageia ainda a música estadunidense, em Pequena Suíte Americana, obra assinada por Mateus Freire (1985), que versam sobre grandes temas do jazz e do negro spiritual.
Encerrando o disco, do compositor e bandoneonista argentino Rufo Herrera (1933), a Suíte Buenos Aires Siglo XX, composta por milongas, tangos e pelo "nuevo" tango de Piazzolla.
Latinidade: música para as Américas foi gravado na Capela de São José dos Homens Pardos e Bem Casados, na cidade de Ouro Preto, dada sua acústica privilegiada e reverberação natural. A produção de gravação, edição, mixagem e masterização ficou a cargo do Engenheiro de Som alemão Ulrich Schneider, com passagens por grandes orquestras mundiais.
Vale a pena conferir quem aprecia a boa música!





Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

11 comentários:

  1. Nem precisa dizer que vou correndo adquirir o cd......Muito lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou assistir o concerto domingo. Já ansioso tb ...

      Beijão querido

      Excluir
    2. obrigado pelo toque.....acho que acertei o video....rs

      Excluir
    3. Vou lá assistir queridão ... e comento por lá ...

      Excluir
  2. Que riqueza que há em sua cidade, Belo Horizonte é linda, fui uma vez e preciso voltar, meu pai que o dizia, ele era mineiro, nascido em Minhas e viveu a maior parte do tempo de sua vida em São Paulo, onde conheceu e se casou com minha mãe!
    Aprendi a amar sua cidade por causa dele e é muito rica culturalmente!
    Amei ouvir aqui a orquestra de Ouro Preto, adoro teatro, sempre que visito outras cidades dou um jeito de conhecer seus teatros!
    Brasil é tão rico, parece muitos brasis dentro de um único, cada lugar uma cultura própria, amo e tenho orgulho de ser brasileira!
    Abraços meu amigo, amei ver, ouvir e ler aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amiga! Nossa cultura é esplêndida, pena que pouco valorizada. Adoro todos os tipos de manifestações culturais, em particular a música, o cinema e o teatro,
      Minas é riquíssima culturalmente mas, São Paulo, pela sua pujança econômica é disparadamente o melhor polo cultural do país.
      Precisas voltar às Minas Gerais e nos honrar com sua presença aqui em BH. Será um prazer recebê-la por aqui e passear muito com você.

      Beijo grande Ivone. Bom final de semana.

      Excluir
    2. Oi meu querido amigo, que lindo, só agora li aqui, obrigada pelo maravilhoso convite, sim, quando eu voltar aí irei dar um jeito de te encontrar, será muito bom, muito mesmo!
      Abraços apertados e feliz dia dos namorados!

      Excluir
  3. Belas imagens nos videos, e confesso que não é bem o tipo de música que mais gosto, e raramente ouço, mas sem dúvida que é bastante relaxante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aprecio muito. Gosto de música instrumental, em particular as eruditas.

      Beijo grande amigo ...

      Excluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin