sexta-feira, 12 de março de 2010

Sentimento Ilhado


Por diversas vezes tenho postado a importância de sempre nos enfrentarmos, nossa luta constante e dura para conhecermos o nosso EU, de forma transparente e profunda, como a chave mestra para a verdadeira conquista do SER e do VIVER.
Paulo Veras, além de blogueiro e amigo, é psicólogo clínico e organizacional, psicanalista e professor universitário em Goiânia-GO. Ele postou esta reflexão que hoje compartilho com os amigos do Enfim, é o que tem pra hoje, por julgar que o tema está contextualizado de forma inteligente e brilhante.

O cantor e compositor nordestino Fagner, com sua poesia cantada, sabe bem dizer sobre isso: "Quando a gente tenta, de toda maneira dele se guardar, sentimento ilhado, morto, amordaçado volta a incomodar." Ele fala de uma angústia, de algo forte, que embora preso e dominado, volta um dia a colocar-nos contra a parede.

Mas, licenças poéticas à parte, isso é algo muito comum, numa sociedade onde as pessoas, cada vez mais escondem o que sentem, para agradar as pessoas. Hoje, vivemos muito mais escondendo nossas emoções, do que vivendo-as de forma racional. Mas porque, que, viver sem máscaras incomoda tanto? Porque que, geralmente as pessoas, não gostam de ver aflorados seus sentimentos? Já observaram que negar-se, é talvez umas das atitudes mais corriqueiras em nossas relações?

Dizer isso, vai em encontro com nossos conflitos, com os nossos sentimentos ilhados. Vai em encontro com aquelas nossas emoções que pensamos já ter superado, acreditamos já ter vencido e que com o tempo, tudo aquilo já morreu. Doce ilusão! Eles estão ali, vivos, fortes, apenas esperando por um momento de coragem da nossa parte. Ignorá-los não ajuda em nada. Fingir que não é comigo, é apenas adiar um conflito, que mais cedo ou mais tarde, vais nos colocar no canto da vida.

Podemos parar um momento e pensar agora, o que trazemos guardados dentro do peito, da memória, do coração? Vamos pensar em quantas vezes, preferimos não falar nisso, não tocar naquilo, não vê aquilo ali e claro, sufocar, amordaçar esse sentimento. Pra quê? Isso não muda nada. Reelaborar isso e tentar fazer de novo, vai doer e assim é preferível deixar lá. Latente.

Talvez é o grande amor da sua vida, que na verdade nunca foi seu, mas que você prefere fingir que esqueceu. Esse amor não vai ser seu nunca. Então porque não resolver isso? Ou quem sabe, é aquele medo bobo de dizer uma verdade que você esconde pensando que algumas pessoas vão morrer quando ficarem sabendo e enquanto isso, você mata a si mesmo. Talvez é o seu futuro profissional: Fez um curso para agradar seus pais e eles na verdade nunca souberam qual o curso que você faria pra você mesmo. E se for a tua orientação sexual? Até quando vai negar pra você mesmo? Pode ser então, a coragem que você finge ter, mas no fundo nunca assume seus erros, suas fraquezas e fica longos anos de sua vida, "mantendo a pose" só pra sair bem na foto.

Amigos, na vida é assim: Ou somos ou deixamos de ser. Não tem outra saída. O que ocorre é que metade das pessoas que conhecemos acham que são. A outra metade são, mas não assumem. Complicado não? Quando digo em ser verdadeiramente o que somos, me refiro a aprender a lidar com nossos conflitos, com nossos sentimentos ilhados. Me refiro ir nessa ilha e de alguma forma conviver com esse morador. Tentar pelo menos tirar ele da ilha de vez em quando e fazê-lo socializar com os demais.

Tente! Você vai se sentir melhor sempre. Converse. Aprenda a perguntar. Permita-se ouvir. Não tenha medo de você mesmo. Deixe de ser ilha. Tente pelo menos de vez em quando ser uma ponte entre ele e você.

Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

13 comentários:

  1. Dizer o que é, o que sente, enfrentar de frente o desafio de ser si mesmo, é foda, porém nos dar a certeza que não usamos máscaras.
    Bj.

    ResponderExcluir
  2. É, o encontro consigo mesmo é sempre conflituoso e confuso... acho que é algo que se aprende com o tempo...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Absolutamente verdadeiro. Difícil termos coragem de assumir os medos e incertezas que sentimos. Nós vivemos numa máscara de felicidade que na verdade, não existe. Mostrarmos nossos defeitos é para a sociedade indiscutível. Preferimos viver com medo, triste, porém, com um sorriso coberto.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, muita gente passa a vida toda em uma ilha... não deixa ninguém tocar sua terra e jamais enfrenta a própria água. ;/

    ResponderExcluir
  5. Paulo...
    Saudades de vir aqui dialogar, sentir om você.
    Creio como você que o melhor é ser...E assim sendo, os mistérios vão acontecendo...vão aparecendo. E junto, o que há sobre o que sou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Das mazelas, cada um sabe das suas

    Dedico só a vc, Paulo querido8


    "The Broken Column" by Frida Kahlo

    Sempre ouvir dizer que com os problemas dos outros podemos nós bem. Também sempre ouvi dizer que pimenta no rabiosque dos outros para mim é refresco. É que é sempre tão fácil falar quando são os outros. Os outros. Lá longe. Não nós.

    Ah e tal, anda ali a chorando pelos cantos por causa de um homem. Que besta.

    Ah e tal, anda sempre deprimida sem razões para isso. Que idiota.

    Ah e tal, teve um cancro e de vez em quando até fala naquilo. Que deprimente.

    Ah e tal, morreu-lhe um filho e nunca mais largou a cara de enterro. Que fraca.

    Ah e tal, aquela gosta de mulher e não de homem. Que perdida.

    Ah e tal, desde que morreu o marido com quem esteve cinquenta anos casada nunca mais largou o luto. Que horror. Deus me livre de um dia ser assim.

    Ah e tal, eu é que sou o máximo que, com tanto problema na minha vida, nunca falo disso. Sou a maior. Uma salva de palminhas e uma vénia para mim. Já. E até consigo inventar piadas com os problemas dos outros. Pobres deles. Dos outros. Que falam dos seus problemas.

    Como se se passasse assim uma borracha por cima das coisas, e,plimmm, apagava-se tudo como que por magia. Desaparecia tudo da nossa mente. E, pronto, voltávamos felizes e contentes à nossa vidinha sem feridas físicas ou psicológicas. É sempre tão fácil falar.

    Obviamente que ninguém é adepto do "ai coitadinho de mim, só eu é que tenho problemas". Ninguém é adepto da lamentação diária para que todos olhem para nós com arzinho de pena. Mas, das mazelas, cada um sabe das suas.

    No fim de tudo, fico sempre torcendo para que estas pessoas não tenham um dia de mudar de idéias à custa das provações da vida.
    ***
    Poema de Frida Kahlo


    Eu sou diferente
    Alguns dizem, estranha
    digo que inspirar-me
    em minhas dores nem sempre é um bom motivo
    como os outros
    a vida nunca é um bom motivo
    a realidade não é a mesma para mim
    os macacos andam
    os gatos ronronan
    os pássaros cantam
    espinhos me apertam o coração
    sangrar
    dor
    eles não me conhecem
    e posso ver mais do que lágrimas

    Trad.
    da Renata

    Beijos + as minhas lágrimas + lindo*
    (coisa minha, nunca publiquei e hoje me sinto estrangulada)
    Nunca usei máscara*

    ResponderExcluir
  7. Por muito tempo fiquei ilhado, não dizia o que pensava, não me manifestava, era um perfeito hipócrita, aceitando tudo de mãos beijadas sem dizer o que realmente pensava... mas esse tempo acabou, hoje, prefiro ser mal interpretado que ser chamado de falso ou hipócrita. temos que colocar a boca no trombone mesmo e interagir, viver,conviver...

    ResponderExcluir
  8. Adorei a reflexão, já venho trabalhando nisso há um tempo, confesso que não é facil, como tambem nao é facil entender o porque, aceitacao talvez, mas qual eh o valor de ter aceitação alguem que nao eh o verdadeiro de si... eu sei, muito pouco... assino embaixo... mil vezes elaborar até a ultima gota do que guardar e fingir q nao existe nada... bjooooo!

    ResponderExcluir
  9. Sentimento ilhado... o pior é que a últim avez na qual ele foi visto era na ilha de lost...

    Ain, Paulo, sei lá...ando meio descrente de que seja tão importante ir lá no âmago das coisas, se , na verdade, só os sem noção é que são felizes consigo mesmos

    ResponderExcluir
  10. Reflexões são lágrimas de quem não quer chorar. O pranto mudo é nulo, só eu devo advinhar.

    E cabe-me também a culpa de compreender-te.

    Talvez haja muita ilha
    ou cabeças por demais solitárias
    tentando o encontro da alma
    Saiba que haveremos de ser isso:
    solidão
    busca
    e bocas se realizando em outras
    esquecendo a insignificância de palavras proferidas.
    Pobres animais feitos de queixumes somos nós...

    Abraços
    Tácito

    PS - Não tenho comentado sempre, mas sempre tenho estado por estas bandas.

    ResponderExcluir
  11. novo capítulo na história de Alice ,
    lá no

    ...continuando assim...

    obrigada por seguires:)

    bj
    teresa

    ResponderExcluir
  12. Passando para agradecer o carinho dos amigos ... estou de férias mas na próxima quarta feira retomo os contatos com todos os blogs amigos ... já ansioso ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  13. Lindo blog ! Se puder passe lá em casa, http://sindromemm.blogspot.com

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin