quarta-feira, 31 de março de 2010

Moral da Manga


O velho caipira, com cara de amigo, que encontrei num Banco, estava esperando para ser atendido. Ele ia abrir uma conta. Começo de um novo ano ... novas perspectivas ... e, como não podia deixar de ser, também começou ali um daqueles papos de fila de banco. Contas, décimo terceiro que desapareceu, problemas do Brasil, tsunami... Será que vai chover?
Mas em determinado momento a conversa tomou um rumo: "- Qual é então o maior problema do Brasil para ser resolvido? "E aí o representante rural, nosso querido "Mazaropi da modernidade" falou com um tom sério demais para aquele dia:
" O Maior Problema do Brasil é que sobra muita manga!"
Tentei entender a teoria...Fez-se um silêncio e ele continuou: " - O senhor já viu como sobra manga hoje debaixo das árvores? Já percebeu como se desperdiça manga? "Sim... Creio que todos já percebemos isto... Onde tem pé de manga, tem sobrado manga...E aí ele continuou:
" - Num país onde mendigo passa fome ao lado de um pé de manga... Isso é um absurdo! Num país que sobra manga tem pouca criança. Se tiver pouca criança as casas são vazias... Ou as crianças que tem já foram educadas para acreditar que só "ice cream" e jujuba são sobremesas gostosas. Boa é criança que come manga e deixa escorrer o caldo na roupa... É sinal que a mãe vai lavar, vai dar bronca, vai se preocupar com o filho. Se for filho tem pai...
Se tiver pai e manga de sobremesa é por que a família é pobre... Se for pobre, o pai tem que ser trabalhador... Se for trabalhador tem que ser honesto... Se for honesto, sabe conversar... Se souber conversar, os filhos vão compreender que refeição feliz tem manga que é comida de criança pobre e que brinca e sobe em árvore... Se subir em árvore, é por que tem passarinho que canta e espaço para a árvore crescer e para fazer sombra... Se tiver sombra tem um banco de madeira para o pai chegar do trabalho e descansar...
Quem descansa no banco, depois do trabalho, embaixo da árvore, na sombra, comendo manga é por que toca viola... E com certeza tá com o pé na grama... Quem pisa no chão e toca música tem casa feliz... Quem é feliz e canta com o violeiro, sabe rezar... Quem sabe rezar sabe amar... Quem ama, se dedica... Quem se dedica, ama, reza, canta e come manga, tem coração simples... Quem tem coração assim, louva a Deus.
Quem louva a Deus, não tem medo... Nada faltará porque tem fé... Se tiver fé em Deus, vê na manga a providência divina... Come a manga, faz doce, faz suco e não deixa a manga sobrar... Se não sobra manga, tá todo mundo ocupado, de barriga cheia e feliz. Quem tá feliz.... não reclama da vida em fila do banco... "

Daí fez-se um silêncio...
Rubem Alves 

Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

22 comentários:

  1. E não é que a manga dá mesmo muito "pano pra manga"? kkkkkkk!!!!

    Adorei o texto. Será que é porque ADORO manga? Só não gosto da melequeira que faz. Hoje em dia ando meio folgada, sabe? Só como manga se alguém descascar e cortar em cubinhos. E aí, se habilita? kkkkkkk!!!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! E é isso aí. Quem tem pai, mãe, ocupação, fé e, sobretudo, manga pra pegar no pé, pisando no chão, é feliz! E não tem a mente ociosa pra invencionices!
    Adorei! Obrigada, Paulo querido, pela partilha deste texto de Rubem Alves.
    ************
    Trouxe-lhe umas *pérolas* de
    Shakespeare sobre o Amor + o convite pra que dê um pulo no nosso eu e daí?
    ++++ Bisous

    * Tudo me gira em torno. A expectativa me faz sentir vertigens. O deleite imaginário é de tal modo doce que me encanta os sentidos. Tróilo e Cressida III, 2.

    * Tão tedioso está este dia, como a noite que antecede uma grande festa para a criança impaciente que tem vestidos novos e não pode usá-lo. Romeu e Julieta, III, 2.

    * Porque todos os amantes se comportam como eu: inconstantes e volúveis em todos os sentimentos, menos na imagem fixa da criatura que amam. Noite de Reis, II, 4.

    * A Eternidade morava em nossos lábios, e nos olhos, brotavam bênçãos mil em nosso cenho. Antônio e Cleópatra, I, 3.

    * Não é o amor, em ousadia, um Hércules, trepando nas árvores das Hespérides? Sutil como uma esfinge? Doce e músico como a lira de Apolo, com seus próprios cabelos temperada? Trabalhos de Amor Perdidos, IV, 3

    * Vede como se aproxima, tal e qual a primavera. Tem por súditos as graças; seu alto pensamento domina soberano as virtude que dão glória aos homens. Seu rosto é um livro só de encantos, em que há páginas mil de agradável e deliciosa leitura; dele o fastio foi apagado para sempre, como se a cólera sombria nunca devesse ser companheira da brandura. Péricles, I, 1.

    * Duvida da luz dos astros, de que o sol tenha calor, duvida até da verdade, mas confia no meu amor. Hamlet, II, 2.

    * Senhorita, sou vosso, como sois minha; em troca de vós, dou-me a mim mesmo, exultando com a barganha. Muito Barulho Por Nada, II, 1.

    * Em tempo algum teve um tranqüilo curso o verdadeiro amor. Sonho de Uma Noite de Verão, I, 1.

    * Estão em verdadeira fúria amorosa e desejam unir-se; não há bastonadas que possam separá-los. Como Gostais, V, 2.

    Durma bem!
    Tenha um Lindo Dia!

    ResponderExcluir
  3. e chupar manga é uma delícia.

    ResponderExcluir
  4. Absolutamente certo o texto. Tá sobrando manga e faltando gente feliz.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Puxa Vida, que constatação espetacular!
    Muitas verdades foram ditas e são inquestínaveis, amigo querido.
    Boa escollha.
    Bj.

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo...reclamar da vida só em blog...em fila de banco é redundância, pleonasmo vicioso.

    Mas que manga no pé é uma das melhores coisas da minha mémória infantil, é...Coitada da minha filha que come ice-cream e jujuba...

    ResponderExcluir
  7. Quando era pequeno e morava em Minas Gerais, havia um pé de manga que era uma delícia. Saudades daquela época...

    ResponderExcluir
  8. Chupe essa manga!hauhaua.Texto leve e gostoso de comer,ops,ler.
    Beijos,Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulooo, poxa vida, bom saber q vc sentiu saudades.. vou sumir denovo então kkkkkkkk, aí vc sente mais saudades de mim hehehe.
    Amigo, tb senti saudades, e como sempre, voltamos a tudo de bom q a vida nos oferece, por issu estou aqui no seu blog hj *___*.
    Olha, essa teoria ds manga, achei um pouco viajante, flutuante, dispersante..
    Não sei se eu não compreendi, mas não consegui chegar a uma conclusão com tantos argumentos pitorescos hehe. Mas se for pra chupar a manga, prefiro o suco, ao leite claru pq adoooogo leite.hehe

    Bjããão.

    ResponderExcluir
  10. O autor tem toda razão, aqui temos uma bela mangueira e carrega todo ano com mangas muito doce e suculenta, talvez por isso somos felizes.
    Bjos e abraços.

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso,Paulo.O Ruben sempre sabe dizer as coisas de um maneira muito lúdica,muito direta.Obrigado.
    Beijos,sempre.

    ResponderExcluir
  12. A complexidade do que é simples me encanta! ^^

    Beijos, dois.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  13. E não é que a manga dá mesmo muito "pano pra manga"? kkkkkkk!!!(2)

    ahahhaha

    e concordo tbm
    siplicidade é o que há


    e sobre o comentário do post anterior
    nada a acrescentar. Vcs disseram tudo. Eu só desejo que um dia essa gente possa ser respeitada e aceita do jeito que elas são.

    abraço ;)

    ResponderExcluir
  14. Manga?
    Só se for longa... e de grife: CK, D&G, Ellus... sabes que sou uma Vaca fresca e elitizada, né? Hahahahahahahaha!!!!
    E te afivela... tão querendo roubar teu lugar como ordenheiro master das vacas jerseys dos pampas... Como não faço fofoca, vou apenas dizer que é o Gato de Cheshire, tá? Te entende com ele... hahahahahahaha!!!!!!
    Hugzão queridão!!!!!!!! E eu adoro manga... sirvo-a gelada, em fatias, sobre meu abdomen quente... HAHAHAHAHAHA!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Que coisa, nunca comi manga em toda minha vida. Ó só, essas novas gerações que acham que fruta é picolé frutalle da kibom.

    Paulão, um bom feriado procê e pra sua família, cara. Tudibão. :]

    ResponderExcluir
  16. Oi Paulo, tudo bem com vc?
    Menino, adorei o texto ficou ótimo mesmo.
    Eu adoro manga quando eu era menor, ia no sítio do meu pai e lá tem (pelo menos acho q sim, rsrs) uma mangueira enorme, eu meus irmãos e as filhas da esposa dele e pegavamos tanta manga (maioria verde) e comia com sal, é bom demais, rsrs.
    Um bjo querido
    :)

    ResponderExcluir
  17. Adooooro esses papos, pensei que ia virar causo rs... Mas é bem verdade isso, são nas coisas mais simples e que muitas vezes estao aos nossos olhos as grandes respsotas e nem percebemos... queremos jujubas coloridas, artificiais e quentes...bjuuuu!

    ResponderExcluir
  18. adoro manga..
    mas essa visão aqui é coisa morta, de um passado jurássico, sinto dizer..
    esse bucolismos morreu há muito tempo e o pouco que resta dele agoniza lentamente...
    essa visão mágoa de caboclo é linda, nos textos.....

    ResponderExcluir
  19. menine, to chupando manga todos os dias. aqui vc encontra 5 por R$ 1. só não eh melhor que Caju! kakaakakakakak

    bom feriado, queridao.
    xero.

    ResponderExcluir
  20. Querido paulo, quero te agradecer pelas palavras carinhosas que deixou no meu blog por ocasião do meu aniversário. Muito obrigado mesmo. Fiquei muito feliz por saber que tenho uma pessoa que me admira tanto como você. Obrigado mesmo. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Obrigado a todos vcs meus amigos ... um bom feriadão e uma feliz Páscoa a todos ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin