segunda-feira, 6 de abril de 2009

Miséria Humana

Amigos, fugindo inteiramente das características deste Blog, decidi abrir, hoje, um pequeno espaço para postar uma adaptação feita de um e-mail recebido de SauloAraújo – um grande amigo deste espaço. Algumas imagens com certeza causarão impacto - chocarão mesmo, esta é a intenção. Mas que este impacto não seja apagado de nossas mentes como se tivesse sido apenas um sonho ruim que tivemos em uma noite mal dormida e que desaparece com o amanhecer. Pelo contrário, que fiquem permanentemente gravadas em nossas mentes e que sejam determinantes para uma tomada de consciência e de posturas críticas e ativas voltadas para efetivas ações de solidariedade para com aqueles que sofrem.
Miséria do Mundo: Qual é a maior?
Aquela retratada pelas fotos que se seguem ou aquela configurada pela nossa indiferença e omissão?
Que isto não chegue até nós como uma surpresa, mas sim como uma realidade. Podemos modifica-la com ações concretas, prestando auxilio aos que dele necessitam.
Agradeçamos a Deus pela água e alimentos que temos em abundância.

Vendo estas cenas constatamos que esta miséria degradante é mais uma razão pela qual temos que agradecer a Deus pelos alimentos que obtemos facilmente, mas por outro lado, ironicamente, continuamos a estragar e a desperdiçar. Devemos nos sentir muito gratos pelo que temos hoje, pense nisto.

Sintamo-nos afortunados por viver neste lado do mundo. Prometamos não estragar alimentos e água. Rezemos para que este e outros meninos sejam aliviados em seus sofrimentos.

Rezemos para que sejamos mais sensíveis perante o sofrimento do mundo que nos rodeia e para que não fiquemos cegos pela nossa natureza egoísta e interesseira. Espero que estas fotos sirvam sempre para nos lembrar destas nossas promessas e nos estimulem a nos enveredar no campo das ações concretas.

Olhe e medite sobre isto. Que a humanidade se livre desta miséria aterrorizante.

Fotos de Kevin Carter . Prêmio Pulitzer 1994 . Tiradas no Sudão

Um exemplo de ação Solidária:

Aqui em Belo Horizonte, no bairro do Prado, um grupo de aproximadamente 300 voluntários (com o apoio de outras pessoas anônimas) mantêm (com seus espíritos de solidariedade e disponibilidade) diversos programas assistências, que abrangem o fornecimento de alimentação a moradores de rua; assistência médica (em seis especialidades) e psicológica a pessoas carentes – incluindo aí a medicação necessária; fornecimento de alimentos, roupas e agasalhos, assitência jurídica a famílias carentes devidamente cadastradas; apoio e terapia ocupacional a pessoas da terceira idade; apoio emocional a enfermos e idosos internados em hospitais, clínicas e asilos; curso de alfabetização de adultos; além de assitência integrada com todas estas modalidades à comunidade do Cruzeiro, bairro do município de Citrolândia, que concentra portadores da hanseníase e seus familiares. Este é apenas um exemplo dentre muitos outros, de que, se as pessoas querem e se disponibilizam, o mínimo pode ser feito em favor de outros seres humanos que, por razões múltiplas, não tiveram as oportunidades que tivemos.

Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

Um comentário:

  1. oi meu nome é junior auerÊ eu gostaria de ajudar a vós...muito IMAIL: ARTHUR-JUNIOR02@HOTMAIL.COM ESPERO POR NOTICIAS

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin