domingo, 1 de novembro de 2020

Nietzschedamente!


nietzsche01b.gif


Juízos, juízos de valor sobre a vida, a favor ou contra, nunca podem ser em última instância verdadeiros: eles só possuem o valor como sintoma, eles só podem vir a ser considerados enquanto sintomas. Em si, tais juízos são imbecilidades. É preciso estender então completamente os dedos e tentar alcançar a apreensão dessa finesse admirável, que consiste no fato de o valor da vida não poder ser avaliado.
No entanto, uma condenação da vida por parte do vivente permanece sendo em última instância apenas o sintoma de um tipo determinado de vida: sem que com isso se pergunte se uma tal condenação tem ou não razão de ser. Se precisaria ter uma posição fora da vida, e, por outro lado, conhecê-la tão bem quanto um, quanto muitos, quanto todos que a viveram, para se ter antes de tudo o direito de tocar o problema do valor da vida: razões suficientes para se compreender que esse problema é inacessível para nós. Quando falamos de valores, falamos sob a inspiração, sob a ótica da vida: a vida mesma nos obriga a instaurar valores, a vida mesma valora através de nós quando instauramos valores…

Friedrich Wilhelm Nietzsche - Crepúsculos dos Ídolos

Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

6 comentários:

  1. Kant já falava disso muito antes, a nossa faculdade de conhecer (Ciência), que é objetiva e universa, a faculdade de apetecer (ética), também ´d objetiva e universal e; por fim afaculdade de julgar (estética), essa subjetiva e universal onde nos dias de hoje todos temos uma opinião e em alguns casos até "aceitamos" que se mate. Olha o que acontece em França e o Islamismo

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita observação meu caro Francisco. Assim é o ciclo virtuoso da filosofia, a verdadeira filosofia, não as imbecilidades dos tempos modernos, onde qualquer um acha que pensa.

      Beijão

      Excluir
  2. Graças a Deus por estes momentos de Filosofia e Cultura! Cansado dos achismos e das certezas da maioria das pessoas hoje em dia! :)

    ResponderExcluir
  3. Belo trecho.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin