Por muitos anos o Rio de Janeiro ocupou um espaço mítico em minha vida. Precisamente dos 22 aos 27/28 anos. Meu destino frequente, era a Cidade Maravilhosa, perfeita, linda, mas tinha um senão: "os cariocas" [rs]. Amava tudo aquilo mas não gostava dos cariocas com seu ar marrento e arrogante [metido a besta mesmo].
Depois conheci São Paulo e o encantamento foi total. Enfim eu tinha encontrado a cidade dos sonhos do Bratz. Perfeita em tudo. Desde então e, aliado à onda de violência no Rio [propalada de forma agressiva pela mídia] afastei do Rio física e emocionalmente.
Estive duas ou três vezes rapidamente por lá, mas sempre a trabalho e não pude curtir a cidade de forma a constatar algo que me motivasse outra vez a amá-la.
O tempo foi passando e um medo neurótico e inexplicável em se tratando de Bratz [sempre amante dos desafios] foi se apossando de mim e levando a postergar uma nova investida por aquelas bandas.
Mas este dia chegou: 03/05/2012.
Desde o primeiro contato com o Rio, ainda do alto quando o avião sobrevoava alguns de seus pontos referenciais, uma nova sensação e um novo sentimento foi se alicerçando em mim.
O Rio de hoje não se mostrou mais com aquela aura mítica dos anos 70. Uma cidade muito bonita sim, mas desmistificada. Uma cidade como outras tantas. O carioca! Que surpresa agradabilíssima! Um povo simpático, simples, comunicativo, atencioso, tranquilo, bonito, sem o ar marrento dos anos 70. Um povo que caminha pela rua com naturalidade e um semblante de paz, o que me proporcionou, de imediato, uma sensação de segurança.
Curiosidades, fatos e destaques que me chamaram a atenção: O carioca não fuma [#fato]. Como é difícil ver um fumante nas ruas. O Rio tem mais táxi que carro [rs] ... a gente só vê carro amarelo e azul. O centro histórico é lindo ... destaque para as áreas revitalizadas como Santa Tereza com seus casarões, restaurantes e a Lapa com sua moçada fervendo em barzinhos super legais.
Quanto à zona sul foi meio que decepcionante, perdeu muito de sua exuberância, exceto a região do Leblon nas imediações da Lagoa Rodrigo de Freitas. Dentre as decepções maiores está Ipanema. Mas que fique claro, esta é uma percepção pessoal e tomada em comparativo com o Rio dos anos 70 em todo o seu apogeu e glamour.
A vida gay no Rio tem suas particularidades que a difere de outras cidades como São Paulo e Belo Horizonte. Lá, os gays, em sua grande maioria, não arvoram-se com tal. Se você não estiver com o "gaydar" ligado não vai ser muito fácil perceber quem está de seu lado. Demonstração pública de afeto nem pensar. Inteiramente o oposto do que ocorre com a mais absoluta naturalidade em São Paulo e Belo Horizonte. Já as meninas lésbicas, também ao contrário das paulistanas e belo-horizontinas, já são mais ostensivas tanto em sua expressão quanto ao comportamento em público. Não se escondem tanto quanto os gays. Claro que tudo isto tem fator cultural envolvido e não vai aqui nenhum juízo de valor ou crítica. Apenas uma percepção minha.
Para finalizar, já que a postagem começou a se estender demais, não poderia deixar de registrar o carinho, a atenção e a disponibilidade dos amigos blogueiros que ali residem e que tivemos a magnífica oportunidade de conhecer. Raphael Martins, Juan Hefestion, Daniel Braga, Julio Vanelis, Átilas Melo, Gabriel Bruno e Junnior Nery [pela ordem de chegada - rs].
Pessoas finíssimas, agradáveis, bom astral, alegres e comunicativas, que ajudaram esta viagem de Bratz & Elian ficar registrada em nossas memórias como inesquecível.
Derrubados todos os mitos que povoavam a mente do Bratz, com certeza, muito em breve, estarei repetindo a dose e programando uma nova estada na Cidade Maravilhosa que continua linda ... bem melhor que o Rio dos anos 70, pois está mais real e mais humana.
Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje...
pois é, sua percepção do rio é a mesma minha...
ResponderExcluirgente o Foxx concordou com algo! kkkkk ... brincadeira ... viu!
ExcluirPois é, Bratz... Vc definiu bem. Esse pe o Rio de Janeiro que eu vejo. E olha que eu sou daqui! xD
ResponderExcluirA questão da violência é fato, mas não é nem 10% do que divulgam na mídia. É sim possível passear tranquilamente pelas ruas do Rio sem ser assaltado ou levar bala perdida.
E um ponto que vc tocou eu achei interessante: os gays são mesmo bem escondidos. Eu mesmo senti muita dificuldade no início para encontrar pessoas para me relacionar, simplesmente pq não conseguia identificar os gays. Hoje o que eu busco é simplesmente quebrar esse tabu das expressões de afeto em público... mas olha, amigo, é difíiiciu!
Já falei que essa foto ficou otima? xD
Um abraço, moço... e volem mais vezes!
ps: AMEEI conhecer o casal! :D
adorei conhecê-lo Júlio e o convite para vir a BH está de pé ... esperando viu?
ExcluirOi ... Tenho uma visão bem próxima a sua mas continuo fascinado pelo Rio. Sempre que posso ir parece que descubro alguma coisa que me fascina mais. Pode ser que isso ocorra pelo fato de eu morar em uma cidade como Curitiba, fria e impessoal. Abraços !
ResponderExcluirSim amigo ... o Rio tem seus encantos e para mim passou a ter encantos reais e não míticos ...
ExcluirGostei do post antropológico.
ResponderExcluirQdo AD for ao Rio e me convido para ir tb ... rs ... #desses
ExcluirSó estive no RJ por 17 horas, antes de conhecer esse povo blogueiro, e já adorei! Imagino então como deve ter sido supimpa. 'bora montar uma caravana!
ResponderExcluirSeria uma ótima mesmo Edu ... eu topo! Bora organizar?
ExcluirEu Topo!
ExcluirEu me encaixo (ui) na caravana do Etzu... coisa linda! (rsrsrs)
ExcluirDeve ter sido ótimo, né meu amigo? Deve ter sido uma viagem muito interessante!
Beijão.
Lucas vc sempre será encaixado [ui] ... Como eu sei q ninguém vai se aventurar a organizar uma, qdo eu for eu aviso em BlogsVille com antecedência e vamos ver qtos se animam e vão mesmo na caravana beeee para o Rio ... rs
ExcluirEu como madrinha vou de chapéu panamá creme e meu tubinho rosa básico e, claro, levo a lancheira ... rs
também tenho essa mesma percepção com relação a vida gay no rio.
ResponderExcluireles vendem uma ideia de povo cabeça aberta mas no fundo são bem provincianos, vivem escondidos... de qualquer forma sempre vale a pena ir ao Rio
beijos meu querido
Bora Serginho compor uma caravana de blogueiros para ir ao RJ ...
ExcluirE um viva as mudanças... uaí!!
ResponderExcluirAiêmi tumêm lóvi u RIO.... rss
Abraços amigo Bratz
Tatto
Foi fascinante perceber o Rio da forma q percebi! Amei e agora digo q gosto muito de lá ...
ExcluirFiquei com vontade de conhecer :)
ResponderExcluirTem q conhecer mesmo Frederico!
ExcluirOh, invejeira que eu tenho! Eu praticamente não conheço o Rio... e esse povo das fotos, que delícia, heim! Aproveitando o ensejo... quem é aquele “gato” de camisa xadrez do seu lado direito na primeira foto, heim? (kkkkkkk)
ResponderExcluirBeijão, meu lindo!
mas vc é ordinário mesmo eim? kkkkkkkk
ExcluirPoxa, uma curiosidade quase pueril da minha parte... esse mundo é muito cheio de maldade, affe (kkkkkk)
Excluirtá bom!!! kkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirTava pensando em vc, Cesinha, quando tiramos essa foto. Por isso me saí bem nela (KKKKK)>
Excluirolha só! hum para vcs dois ... rs
ExcluirE eu achando q todos iam cair de pau [ui] no Bratz por conta deste post ... rs
ResponderExcluirNa próxima vou junto! Bjo!
ResponderExcluirvamos organizar uma caravana ... já somos 03 ... eu, vc e Edu ... ôbaaaaa!!!
ExcluirSou suspeito de falar do RJ: carioca da gema!
ResponderExcluirMas só não fiz uma recepção melhor por não estar 100%. E se dependesse das "passivas", ninguém veria o Bratz. Todo mundo com receio de marcar algo, com o pé atrás. Tratei de acalmá-las: avisei que o Bratz não morde. Não no primeiro encontro! kkkkkkkkk
vc é perspicaz ... não no primeiro encontro e ainda mais acompanhado da marida ... kkkkkkkkkkkk
ExcluirQuando for no Brasil tenho de ir visitar o Rio! ^^
ResponderExcluirParece ser muito legal! ^^
Abraço :3
vais gostar e muito!!!
ExcluirMesmo não te encontrando dessa vez, fiquei muito feliz que gostaste dessa minha cidade que adoro" AMO a Lapa e Santa Teresa!
ResponderExcluirpois então ... mas breve estou de volta ...
ExcluirAdorei o post... Conheci o Rio com 12 anos, época de Reveillon, è a primeira vez que me lembro de poder Beber, lembro ter ficado bem alegrinho... Fui com minha querida avó, e ela liberou geral... Me lembro ainda de ser muito mais muito zuado pelo meu sotaque.. Hahaha
ResponderExcluirE eu topo um encontro no Rio!
uala mais um para a caravana!
ExcluirEu ainda discordo da questão do cigarro, mas que seja hahaha
ResponderExcluirAdorei que você adorou estar por essas bandas de novo, e adorei conhecer você e o Elian, suas figuras! Voltem sempre!
com certeza Lobo ... voltarei ... e estou esperando sua ilustre presença por aqui ... provavelmente vc não vai curtir muito BH mas tem coisas boas por perto para vc conhecer e acho q gostará ... tipo circuito histórico de MG ...
Excluirbjão
Querido amigo, que bom que o passeio foi bom, fico feliz por vocês. Beijocas
ResponderExcluirObrigado Marilu ... bom fds para vc tb ... bjão ...
ExcluirEntão o Rio ficou mais lindo néh Bratz.... Beleza. Essa caravana muito me interessa...rsrrsr.
ResponderExcluirAbraço Paulo
ôba! bora então ...
ExcluirBratz talvez por morar aqui eu não enxergue algumas coisas como você. Principalmente o cigarro, acho que aqui fumam demais. Já quanto ao táxi concordo plenamente. Foi muito bom te-los aqui. Um grande abraço e muito obrigado pelos conselhos.
ResponderExcluirImagina queridão ... apenas observações de um velho vivido ... bjão e sejam muito felizes ...
ExcluirTo articulando uma possível ida ao Rio + 20. Se rolar, vou poder partilhar melhor uma opinião sobre essa terra.
ResponderExcluirNo entanto, já conheci alguns cariocas, e sempre gosto quando conheço.
Bjs!
q legal ... uma oportunidade e tanto ...
ExcluirPena que eu estava viajando, seria ótimo te encontrar. Fico feliz por ver que vc falou bem do meu bairro. rsrs bjs
ResponderExcluirpois então amigo ... a gente se vê ainda ... bjão
ExcluirPaulo tem mesmo todo jeitão de ser de Sampa. Logicamente da Sampa decente (decente entende-se: O bom, velho e sujo underground Paulistano) e não da que passa nas novelas da plim plim. E achei interessante que você tocou num ponto que eu já tinha notado, realmente a galera gay do RJ é mais discreta. Já aqui na Pauliceia desvairada... Bom, Mr Bratz sabe como é, hahahahahhahaha...
ResponderExcluirNão conheci o RJ dos anos 70 por motivos óbvios, hahahahaha, mas das primeiras vezes que fui tive essa impressão em alguns lugares. Uma galera marrenta, arrogante, todos bons em tudo, todos sabichões e etc, só que com o tempo e indo para os lugares decentes da Cidade Maravilhosa (que fica bem longe do RJ mostrado na plim plim) e conhecendo uma galera que tinha mais a ver comigo, percebi que foi mesmo só uma impressão. Hoje vejo a grande maioria como você disse: Com um semblante leve, descontraído e de paz.
Que bom que aproveitou a viagem, cara e principalmente, evoluiu nessa questão aí com o RJ,
Abraço!
perfeito Dave! perfeito!
ExcluirEu curti muito o nosso encontro. Ficou com gosto de quero mais.
ResponderExcluirQuanto a vc, creio q esse passeio serviu pra apagar um antigo e negativo sentimento do Rio.
Bjaum.
Com certeza com gosto de quero muito mais ... e já já estarei voltando ...
Excluirbjão
Sabe que quando criança morrei no Rio, mais jovem prestei o vestibular da ilha do fundão ... mas hoje em dia Rio de Janeiro só por cima de avião com medo do avião ser atingido por uma bala perdida ....
ResponderExcluireu alimentei esta paranoia por muito tempo ... felizmente, hoje, uma a menos ...
ExcluirBratz:
ResponderExcluirComo bom carioca que sou, sou megasuspeito pra falar do Rio...amooooo com todas as minhas forças. Obs: Me incruí nesta excursione da tchurma hein...hahahaha.
Obs: Quero vê-lo este ano sem falta hein Sr.Bratzqueridon.
Abraços.
Caraca o Edilson é carioca? Nunca imaginei isto ... rs ... mas enfim ... já passamos do tempo de nos encontrarmos né? Este ano tem q ser ... em breve estarei em Sampa e aviso com antecedência e qdo for ao Rio anuncio tb para ver se a caravana rola ...
Excluirbjão
Caraca!!!!!Bacana seu relato, até fiquei curioso em voltar ao Rio, pois fui na década de 90, e não achei tudo tão maravilhoso... que bom que tu sentiu segurança.
ResponderExcluirAchei interessantíssimo sua comparação quando aos comportamentos dos cariocas, pois esse fatores culturais são bacanas...
Que encontro de grandes nomes... Pelas fotos foi um agito total...
Abraços
Sim Ro foi bom pacas ... adorável mesmo ... volta la sim, pois vc vai ter a mesma percepção q eu tive ... Rio é Supimpa!
Excluirbjão
E as praias??
ResponderExcluirTo pasmo de ver essa galera aí reunida, poxa!!! Que inveja!
Querido, eu amo água mas não curto praia ... digo, não curto para ficar ali no sol, queimando, melando. etc etc etc ... gosto de praia ao entardecer, caminhar na areia, molhar os pés, sentir a brisa, o cheiro e o barulho do mar ... é algo inebriante ...
ResponderExcluirAs praias cariocas são praias urbanas então tem aquela coisa né? mas são bonitas sim ... não as mais bonitas q já vi ... mas são bonitas ...
bjão
Tb esperei para ver fotos na praia, sereio.
ResponderExcluirComo a sra é abusada,né, Bratzlene! Sentou do lado do Ju. kkkkk.
Beijos.
Abusada mesmo ... O Ju viu o sereio! kkkkkkkk
Excluir