domingo, 11 de novembro de 2018

Julgamos que a vida nos escapa e na realidade a vida é isso!



Às vezes fico com a vista parada
- por exemplo numa parede -
durante um bom bocado. os olhos
deixam de ver por fora e o corpo
parece que não o sinto. Então
normalmente dou-me conta
(e não mo explico e espanto-me)
desta coisa estranha que é viver,
e faço-me perguntas que cortam
e o que sou concentra-se num ponto
e a única coisa que sinto é que eu
- a voz que vive em mim e que me diz
isto e aquilo sem palavras -
também serei menos um. Em breve.
Que tudo o que penso agora,
o que pensei e chegarei a pensar
há muito que não é nada.

Juan Miguel López

Poesia espanhola, anos 90
Organização e tradução de Joaquim Manuel Magalhães
Relógio d´água


ps: "Quando não podemos mais mudar uma situação é porque estamos sendo desafiados a mudar a nós mesmos!"

Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

12 comentários:

  1. Belo poema e sábias palavras! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belíssimo, sensível, sábio. Diz muito para mim neste período de minha vida. Obrigado amigo João.

      Excluir
  2. Gostei muito, pura sabedoria e poesia ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sabedoria para ser conquistada exige luta árdua. Não é fácil mas recompensadora. Nos momentos mais difíceis são nosso alento. Obrigado Francisco.

      Excluir
  3. Querido amigo Paulo, amei ver a mudança de visual, suas fotos, tudo diz um pouco de você, suas escolhas em nos dar o prazer de ler e sentir a vida!
    A vida nos fala nas entrelinhas, ela passa e deixa marcas, nos dá a plena conscientização do que foi bom e do que não, mas acredito que sempre tudo está no devido lugar, sentir é tudo o que há, o poema é de uma sensibilidade impar!
    Também sinto a realidade do ainda estar por aqui em uma fase que, se pensarmos bem, sentimos que não resta tanto tempo mais, mas meu amigo, não deixe de ter fé e pedir para viver o máximo que puder!
    Amar a vida é tudo o que nos move!
    Bom início de semana e espero que esteja bem!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida sempre com seus altos e baixos mas tudo é um processo de construção permanente. Assim cabe a nós debruçar em nossa sabedoria construída ao longo do tempo vivido. O tempo não importa muito mas sim a qualidade com que vivemos cada um de nossos dias. Tudo alimentado pela esperança e pela realidade concreta de que aqui estamos e temos que viver.

      Beijão querida amiga

      Excluir
  4. Olá, meu querido amigo Bratz!

    Espero k você esteja bem. Por aqui, outono a valer, frio e chuva. Estou no Hemisfério Norte, nada a fazer!

    Gostei mto do poema, de tradução portuguesa e Editora tb daqui, embora me dilacerem as situações dilacerantes, passo o pleonasmo, mas fiquei pensando um monte de coisas, que, se calhar, não se aplicam à situação, ou melhor, eu não gostaria, que se aplicassem.

    Qdo olho tua foto, as palavras de Nietzsche e tua apresentação no perfil, sinto que o poema de Juan Miguel López se "encaixa" em algo, a k não sei dar nome, Bratz.

    A vida, por vezes, é mto madrasta pra uns e muitas das opções, que escolhemos, das atitudes k temos se devem a essa malvadez dela. O deus de Spinoza não prevê nada disso, não quer nada disso. Porquê sofrimento, aspeto débil, rosto triste e sensação de partida? A morte, em minha opinião, é o fim de tudo, mas caramba, viver com qualidade, repito com qualidade, é excelente.

    Como sempre, o Design de seu blog está dócil e faz bem aos nossos olhos.

    Grata por sua visita e gentil comentário.

    Beijos, meu querido amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu! Você é uma linda e de uma perspicácia incrível. Não digo q cheguei ao extremo do caminho mas, sabe como é ... caminhando ... a vida é magnífica e deslumbrante, não pelo tempo mas pela qualidade. Você diz com sabedoria.
      Obrigado pelo carinho e apreço de sempre ...

      Beijos e Beijos ...

      Excluir
  5. Uuuuuuaaauuuu Gostei muito e saí correndo para comprar mas não achei em lugar nenhum.Uma pena.

    ResponderExcluir
  6. Também tenho levado esses sustos... qualquer dia escrevo sobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sustos temporários ou mais efetivos também fazem parte da vida ... fazer o que né?

      Excluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin