segunda-feira, 16 de junho de 2014

Mudando-me a mim?






Aceito a ordem
das coisas, a geometria
imposta do quarto?
Os objectos no
seu lugar de sempre,
a distância exacta
da cadeira à mesa,
do meiple à janela?
O sono do tapete?
O universo diário
do quarto alugado,
as molduras que
cercam, resguardam
naturezas mortas,
paisagens imóveis?
Aceito a minha vida?
Ou mexo no candeeiro,
desvio-o alguns centímetros
na mesa, altero
as relações das coisas,
afinal tão frágeis
que o simples desvio
dum objecto pode
romper o equilíbrio?
Pego no telefone
e grito ao primeiro
desconhecido: ouves-me?
Ou deixo tudo
tal como está,
medido, quieto
no rigor do quarto,
e eu hesitante
entre o soalho e o tecto?
Desloco o cinzeiro
sabendo que posso
matar mandarins,
provocar cataclismos,
fracturas, amores,
eclipses, sonhos,
com a ponta dum dedo?
Ou apago a lâmpada
eléctrica e entro
no mesmo torpor
que as flores do tapete,
a fruta dos quadros,
o frio, o bolor,
no chão, nas paredes,
o poema na mesa,
a mesa no espaço
do quarto comprado
mês a mês? Confundo
o aluguer e o tempo,
deixo-me ser
em cada milímetro,
em cada segundo,
do quarto, da vida,
o outro objecto
chamado inquilino?
Ou desencadeio
a insurreição
mudando de sítio
o meiple, a cadeira,
mudando-me a mim?

Carlos de Oliveira

ps: mais do que nunca, mudo-me a mim a cada instante, conforme as circunstâncias e o meu interesse ... "E QUE FODAM-SE, A COPA E MUITAS OUTRAS COISAS"!

Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

28 comentários:

  1. às vezes fazer a mudança é mais necessário e também o mais difícil.

    ResponderExcluir
  2. Matamorfóses ambulantes é o que somos
    mudamos o tempo todo, por nós mesmos
    ou em fução de alguém? Mesmo que seja,
    quem??? Muitas vezes nem sabemos, Mas
    somos obrigados a mudar os modos a
    casa e até de cidades!
    Que as mudanças seja pra melhor sempre!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre tentei ser esta metamorfose mas só o tempo me tornou assim como sou hoje ...

      Excluir
  3. Permito-me ser uma metamorfose ambulante há muito tempo...não há coisa mais chata do que falta de mudanças, de novos horizontes...passar uma vida sem sentir o gosto do diferente é muito desperdício...

    abração Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perfeito meu amigo ... é fundamental q sejamos assim para podermos viver em abundância e plenitude ...

      Excluir
  4. Eu devo ser uma das pessoas que mais muda no mundo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo pouco q te conheço Patrícia, creio q vc realmente é a própria metamorfose ...

      Excluir
  5. Mudo tanto que - às vezes - nem eu me reconheço! E é bem bom! Hahahaha! BjAAAs!

    ResponderExcluir
  6. Bacana, não conhecia o autor! Mudar é inevitável. Independe da vontade. Independe da escolha. Aliás, até ao não escolher, escolhemos, né!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente de qualquer coisa mesmo querido ... tb não conhecia ... caiu no meus olhos pelo acaso ...

      Excluir
  7. Apaixonante, simples, mas perfeito em toda a sua perfeição.
    Grande Sábio você amigo (: Abraços Queridão!

    ResponderExcluir
  8. Foda-se a copa mas se os jogadores quiserem me foder, podem vir quente que estou fervendo!

    ResponderExcluir
  9. ahahahaha,rindo muito do comentário do Serginho,adoro esse povo desbocado que aparece por aqui...cansada de gente chata,q não fala,q não se expõe...viva quem diz o q pensa,viva quem detesta essa copa, viva eu,viva tu e viva o rabo do tatu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro tb Madi ... aliás adoro falou q é safadeza de palavras estou dentro ... aprendi isto com o Rafael Leoni qdo ainda no Jardim de Infância ... rs

      Excluir
  10. Sai dessa revolta Bratzinho... vai me dizer que não gosta de ver aqueles homenzarrões pernudos, bundudos e outros atributos mais.... hahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querido odeio futebol e copa do mundo mas, claro, adoro ouvir hinos nacionais ... fico ali na frente da tv todos os começos de partidas para admirar o "patriotismo" dos moçoilos ... vc me entende né? rs

      Excluir
  11. Quem não muda a si mesmo, mesmo a revelia ? Hein ? Hein ? rs !

    Abraço !

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin