segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Preparando o Natal!





Sim, já gostei e curti muito o Natal. 
De 1977 a 1996 foram 20 anos em que a referência de Natal era a casa do Bratz. Mamys, irmãos, sobrinhas, cunhadas, tios, primos, filhos de primos e Sá Rita.
Um mês antes e o alvoroço começava. O que vamos fazer para a ceia, o que vamos beber, os doces, os presentes, a ornamentação. 
Tudo era alvo de detalhamento e o cabível requinte e cuidado. 
Houve ano que mais de 30 pessoas se acotovelaram por aqui. 
Sobrinhas e filhos de primos ainda crianças, o que conferia uma magia maior ao evento. 
Meia noite era aguardada contando-se os últimos segundos. 
À última badalada do relógio o Gloria in Excelsis Deo ecoava do CD. 
Abraços, beijos e lágrimas, muitas lágrimas permeavam o momento. 
Depois uma breve oração e a troca de presentes, 
Algazarra formada pela criançada. Finalmente a ceia animada com a proza sobre os natais passados, os futuros, os planos para o ano seguinte e isto ia até lá pelas tantas da madrugada. 
O tempo passou e as perdas começaram a doer. Foram Sá Rita, primos, tios, tias, irmã. 
A magia perdeu o seu encanto e aos poucos tudo se resumiu a uma pequena reunião familiar capitaneada por Mamys. 
Mamys também se foi e, para mim, tudo isto ruiu. 
Pensei: Este ano vou viajar, ou dormir mais cedo, enfim, qualquer coisa que não me obrigasse a vivenciar novamente esta noite. 
Mas fazer o que
A idade vai chegando, a saúde já não anda lá estas coisas e eu me coloquei a pensar, a refletir e, por fim a decisão: Bratz vai manter o mínimo da tradição e, em uma pequena reunião com irmãos e sobrinhos, celebrar mais uma vez a data.
Para que tudo, desde agora, vá sendo absorvido em suaves gotas, este final de semana improvisei um presépio e uma árvore aqui em casa. 
Na porta, um gracioso Papai Noel pendurado em uma corda dá as boas vindas a quem por aqui passar. 
Vai que um deles se lembra que o Bratz ainda não está morto e lhe trás um "SACO" enorme, cheio de "COISAS" boas para ele! 
Sonhar ainda é possível né? 
Afinal isto faz parte da magia do Natal.









Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

25 comentários:

  1. Acredito que esta data tem sim um fundo emocional muito grande e que reflete de uma forma que nos absorve e predispõe a uma nova sintonia; É como vc disse, a magia que existe, desde os preparativos até o final ! Sempre passava o natal na casa de minha avó paterna, pois meu pai tinha muitos irmãos e aí era aquela bagunça, primos aos montes, tios que só via mesmo no natal! Com o tempo tudo foi se resumindo, muitos se foram e ficamos restritos somente ao círculo familiar íntimo mesmo! Mas é uma magia sim... ano passado mamy poderosa disse que seria o último, agora já está falando no assunto...rsrs...até eu que nunca enfeitei minha casa com nada na porta ou presépio (que arrumava no maior cuidado junto com minha avó quando criança), árvore de natal, estou pensando em fazer alguma coisa! porque as tradições que fizeram nossa infância, adolescência e até na fase adulta da vida, não se apagam de nossa mente! É nossa história...nossa vida! Bjux

    ResponderExcluir
  2. Isso, Bartz, é maturidade emocional. Eu imagino o quanto deve ser triste comemorar o Natal depois que tantos já não estão por aqui. Mas isso faz parte da vida, e a nossa continua... Existem outros pessoas que estão aqui e que tbm te amam, e que tenho certeza, devem fazer questão de passar essa data ao seu lado...

    Um grande abraço, querido... Avise quando for ao Rio, estou voltando mês que vem!

    ResponderExcluir
  3. Apesar da dor e da saudade, a vida continua.

    ResponderExcluir
  4. Gozado... eu curto muito o "espírito" todo da época mas não sou de fazer festa em casa.

    Off-topic: Luiza não estará mais no Canadá?

    ResponderExcluir
  5. Mantenha a tradição, sim!!!
    Mantenha a tradição pela Mamys, por Sá Rita, por todos que já se foram para que, apesar da falta e saudade,os jovens da sua família possam dar continuidade a esse ritual tão bonito chamado Natal!
    Esse é um legado silencioso mas de preço gigantesco!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu gostava muito do natal! Mais que do final de ano. Nos últimos tempos não tenho feito coisa alguma, costumo ir para algum lugar tranquilo e isolado. Esse ano parece que não vai ser diferente. Mas eu teria muita vontade de conseguir voltar a ter esse espírito. Ficou linda a sua decoração! De muito bom gosto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Com certeza, O Natal faz lembrar muitas coisas e pessoas que já foram. Reviver essa data às vezes é sofrido. Há épocas que não estamos disponíveis para celebrar devido as lembranças. Mas com o passar do tempo a dor diminui e vamos nos "acostumando" com a ausência dos entes queridos. Não é que esquecemos, mas o tempo faz a dor se minimizar. Então, depois dos per causos e sofrimentos estamos nós novamente celebrando e mantendo de alguma forma, a tradição familiar.

    ResponderExcluir
  8. O chamado da preparação foi cedo, mais isso faz parte. Esperamos que daqui até lá todos possam lembrar e fazer do seus pedidos uma realidade, que tudo se realize com a casa cheia como antes e que o SACO esteja bem cheio de presentes que no qual desejas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Acho muito dYgno! Tu bem sabes que eu curto o Natal, nzé? Algumas tradições - mesmo que remodeladas - são boas de se manter! E - claro - que se precisares: meu peru tá sempre às ordens! BjAAAAs e adorei/aprovei o decór!

    ResponderExcluir
  10. Olá!Tarde, Bratz!
    sim, mantenha a sua tradição... eu posso dizer que passo pela mesma situação que você...em certo período de minha vida, toda a minha família e amigos, reuniam se para os preparativos em torno do Natal e na verdade, em torno de minha mamys,também...depois, meus familiares foram se afastando,em virtude de trabalho, e estamos separados por oceanos e estradas,além do mais, a minha mãe também se "foi"..perdeu um pouco do sentido... Infelizmente, acomodamos nas situações por mais insatisfatórias que sejam, muitas vezes, sem nada fazer para mudar sua realidade...e a magia do Natal , é esse momento... para despertarmos os sonhos que estão adormecidos dentro de nós.. e ainda que estejamos, ou fiquemos só, não devemos lamentar por isso, mas sim aprender a gostar do Natal, em nossa própria companhia..
    Agradeço pelo carinho, boa semana, abraços!

    ResponderExcluir
  11. É assim mesmo,alguns se vão,outros se perdem da gente,mas manter o espírito natalino através desses pequenos gestos sempre nos deixa um gostinho bom,uma lembrança boa daquele tempo em que todos ainda estavam juntos..impossivel não ficar nostálgico nessa época,né? Alguém aqui comentou (e eu assino embaixo) pra vc manter as tradições pela Mamys,pela Sá Rita e todos os outros q já se foram mas certamente apreciarão esse gesto onde estiverem...Eu tb quase desisti dessas festas depois q o pai morreu,mas ele gostava de celebrar o natal,então ainda coloco os enfeites na casa,os enfeites q foram da casa dele...

    ResponderExcluir
  12. Sua atitude de manter a tradição é aplausível, e ao mesmo tempo mostra o quanto você quer se manter forte, diante tantas boas lembranças...
    Tem certas perdas que faz o Natal perder o sentido, mas a vida continua...
    Bacana a decoração...
    Agora é só aguardar a chegada do papai noel com o saco cheio de coisitas boas...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Bratz:

    Talvez o que mantem em mim o desejo de celebrar apesar das perdas irreparáveis é saber que estou vivo exatamente para celebrar o fato de ter tantas lembranças bonitas dos que já foram, enfim, alegria e decoração sim e sempre.

    Uma excelente oportunidade também de nos reconectarmos com a nossa criança adormecida.

    Beijosss meu amigo lindo.

    ResponderExcluir
  14. Bratz:

    Ganhei um selinho do nosso amado Douglas (do Tempestade) e o estou compartilhando com você, veja lá no Lua.

    Beijo querido.

    ResponderExcluir
  15. Pois então amigos! A questão nem é tanto por tristeza mas a perda de sentido mesmo ... um processo mesmo q o tempo vem consolidando. A questão é que em decidindo em não fazer nada ou não participar, sofrerei uma pressão familiar [irmãos e sobrinhos]. Como o Bratz para estas coisas é frouxo, ele cede e se não ceder vai ficar agoniado com a situação ... Assim sendo, melhor decidir por si e ir absorvendo aos poucos, dia a dia, o fato consumado ... Melhor assim ... afinal é um final de semana só [rs ... q consolo né?]. De qualquer forma, agradeço a todos q por aqui passaram e passam demonstrando todo o carinho e atenção para comigo ... Beijão a todos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguma "frouxidão" só nos torna mais humanos e mais dignos de afeto! BjAAAs!

      Excluir
  16. Meu rei, para sempre meu rei (tudo bem, tu achas exagero né - mas te adoro com meu coração cibernético e humano ao mesmo tempo, ou seja, é o mesmo) -descobri escrevndo no blog da Pá...Nunca fui feliz em Natais, nem gostava, até hoje choro nesta época rs. Tenho uma amiga que diz que eu choro até lendo bula de remédio, mas choro menos hoje.
    Mas nunca abri mão de passar esta data que era triste para mim com minha família, mais meu pai e minha mãe (graças ao Bom Deus estão aqui comigo ainda).
    Fiquei deverás comovido com tua bela história de Natal em família, mas o tempo, este senhor cruél que não perdoa ninguém, e nos leva também quem amamos...mas nada de se abater, a vida segue e enquanto eu puder seguir, irei. Aprendi aqui hoje isso, pois sou muito de desistir, já quase desiti de minha vida. Hoje to calmo rs.
    Meu querido Bratz, és o meu maior presente da net (tu podes ler isto em outro blog rs - brincadeira). Hoje o Espírito de Natal me convenceu que apesar de ser uma data reflexiva (deveria pelo menos) pode nos trazer muita alegria junto de quem amamos, e se não estiverem mais aqui, eu faço como minha sobrinha-neta, ela tá sempre querendo ver as 'estrelinhas" e lá vou eu com ela no colo apagando luzes para ver melhor, então colocamos nomes daqueles que já não tenho mais comigo e vou contando para ela...eu tentei, mas é uma data triste. Mas como disse meu precisoso amigo Fred, reconhecer fraqueza só nos torna mais humanos e dignos de afeto, e tu tens todo o meu.
    ps. Meu carinho meu respeito minha admiração e meu grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. A alegria quem me da é você que
    leva seu carinho no meu blog.
    A algum tempo meu céu anda
    um pouco nublado e os Dias meio cinzentos.
    As noites um pouco longa ,
    mais sem perder o brilho das estrelas.
    E o encanto da lua brilhante
    beijando meu rosto.
    Obrigada por você existir na minha vida,
    obrigada por me ajudar a superar tantos
    momentos de incertezas.
    Que Deus abençoe você e eu beijos , Evanir.
    Deixei mimo de agradecimento na postagem.
    È simples mais de todo coração.
    Com você quero comemorar 500.000 Visitas
    e tenha certeza , você faz parte da minha historia.
    Eu acredito em Deus.

    ResponderExcluir
  18. E de CUtuco eu entendo, môbem! Hahahaha! BjonAAAs!

    ResponderExcluir
  19. Se não por nós, que não não vemos sentido nela, a comemoração importa aos que vêm depois de nós. Se não fossem aqueles que vieram antes, não teríamos as lembranças dos anos em que [ainda] apreciávamos tais solenidades.
    Pelos que virão, e em memória dos que já se foram, fazes muito bem em manter a comemoração em família.
    Eu nunca tive isso, mas também em consideração aos que virão, procuro colaborar...
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!Noite, Bratz!
    ... agradeço ,obrigado, bela noite e abraços!
    vamuqvamu

    ResponderExcluir
  21. ois então amigos! A questão nem é tanto por tristeza mas a perda de sentido mesmo ... um processo mesmo q o tempo vem consolidando. A questão é que em decidindo em não fazer nada ou não participar, sofrerei uma pressão familiar [irmãos e sobrinhos]. Como o Bratz para estas coisas é frouxo, ele cede e se não ceder vai ficar agoniado com a situação ... Assim sendo, melhor decidir por si e ir absorvendo aos poucos, dia a dia, o fato consumado ... Melhor assim ... afinal é um final de semana só [rs ... q consolo né?]. De qualquer forma, agradeço a todos q por aqui passaram e passam demonstrando todo o carinho e atenção para comigo ... Beijão a todos ...

    ResponderExcluir
  22. Olha, Bratz, que bom que você mantém a tradição, apesar de nesse momento ser um pouco dolorido. Mas, pelo lado bom, é uma forma de reacender as boas memórias dessa época, é uma boa nostalgia :D Muito peru pra gente haha

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin