quinta-feira, 14 de março de 2013

Ortotanásia!




Esta semana o blogueiro e amigo Lu Cidreira fez uma análise sobre os conceitos da Eutanásia e da Ortotanásia, bastante interessante. 

Confesso que fiquei pasmo [com todo o respeito que tenho pelas convicções pessoais] com os comentários por lá. 

Sei que vou causar polêmica, mas a vida é assim mesmo. 

No que concerne a decidir a vida dos outros é realmente complicado, mas para decidir a minha quem tem o direito único de decidir sobre ela sou eu e mais ninguém [nem mesmo o tal Deus arrogante pregado pelas religiões]. 
Independente de crenças e convicções religiosas [tenho minha fé independente de qualquer religião,coisa que abomino para minha vida pessoal, pois Deus é e deveria ser amor pleno e absoluto]. Por isto não aceito este tal Deus que impõe sanções, castigos e similares. Não aceiro este Deus carrasco que é uma criação humana à sua própria imagem e semelhança dentro da perspectiva doente e prepotente de que Deus é o próprio homem. Ao contrário, nós é que somos ou deveríamos ser, a imagem e semelhança de Deus - puro AMOR. 
Quando a vida já não tem mais perspectiva ela deve ter fim sim. Para mim é assim e será. 
Com base no princípio da Ortanásia, tenho um testamento lavrado em cartório com cópia para o Elian, familiares, no qual consta expressamente que, dentro do que as leis brasileiras permitem [por aqui a Eutanásia ainda é crime infelizmente], não aceito para mim qualquer procedimento médico que vise tão somente protelar minha vida e meu sofrimento final. Isto está previsto nas Leis Brasileiras e foi, recentemente, regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. 
Se este for o desejo e vontade expressa do paciente, todo e qualquer médico e familiares são obrigados a aceitar e cumprir tal desejo e vontade. 

Bratz Elian 
enfim! é o que tem pra hoje ...

57 comentários:

  1. também concordo com vc, eu não passaria por zilhões de operações só pra me manter vivo, sem objetivar de fato curar algo.

    ResponderExcluir
  2. Sim...Deus é energia viva e amor puro.
    Que esse testamento não seja nunca... necessário.
    "Mas que sua vontade, seja a vontade de Deus pra você.Sempre."

    Beijos querido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca não digo ... provavelmente um dia eu precise ... q esteja longe este dia ... rs

      Excluir
  3. Respostas
    1. viver sim ... nada de complexo ... apenas coragem para enfrentar a única verdade da vida ...

      Excluir
  4. Bom dia. Eu concordo com você. Perdi minha mãe em janeiro deste ano, e quando percebi que seu estado era irreversível - ela tinha 85 anos - pedi aos médicos que não prolongassem o sofrimento dela inutilmente. Ela estava sob efeito de medicamentos fortes, e a mantiveram dormindo até o fim. Foi horrível, mas tenho certeza de que foi o melhor para ela. Todo mundo tem direito a morrer com dignidade. Se eu pudesse, teria optado pela eutanásia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois então Ana! é por aí mesmo ... sou a favor da eutanásia tb ... ms infelizmente ela ainda não conta com o respaldo legal ...

      Excluir
  5. "La Muerte"...
    Tão provocante e sexy quanto a própria vida, pois meRmo antes de nascer ou de partir não sabemos o que ambas tem a nos oferecer.

    Um brinde as duas... rs
    DeussssssssssssssssssssssssssssssKiajude

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma religião mas não discordo de você. Na minha concepção Deus é amor e se somos a imagem e semelhança de Deus porque existe tanto FDP no mundo?
    Quando me questionam sobre minha religião eu digo, mas deixo claro que eu acho religião um comércio (até a minha) e que o que importa é ter bondade e amor no coração e a cabeça firme. Tem ateu que faz mais caridade do que muitos religiosos. E caridade para mim é Amor.
    Qto aos procedimentos médicos, também não discordo. Mas não sei se tenho essa coragem toda para dizer: Olha se eu ficar assim, desliga tudo. Tenho uma amiga bem próxima que está com câncer e está se negando a fazer quimioterapia pois segundo ela mata mais que a própria doença. Eu fiquei chateada com ela quando ela disse isso e falei que ela estava sendo egoísta por não querer o tratamento pois existiam muitas pessoas que a amavam. E ai eu levei uma resposta que me estremeceu, ela me disse: Egoístas são vocês de me verem sofrer desse jeito e não deixar que eu descanse em paz logo. Depois disso vi que ela tem razão. Ela não aguenta mais. Ela volta péssima das sessões e leva dias para se recompor. No caso dela que já está desistindo de viver, não vale mais a pena lutar. Agora se a pessoa não expressa nenhuma vontade de acabar com o sofrimento e tem esperanças... acho que vale tudo.
    Ai desculpe se saí do tema, me empolguei rs
    Querido, o blog mudou de endereço, agora é www.pitacosdepa.com.br
    Bêjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu nada! vc foi perfeita ... este seu depoimento ilustra muito bem a questão ...

      Excluir
    2. Realmente, o comentário foi perfeito, e me estremeceu aqui.
      Tive uma tia que morreu de câncer e acompanhei a degradação que a doença (e o tratamento) causa em alguém. Não dá pra culpar sua amiga por ter desistido de lutar!
      :/

      Excluir
    3. perfeito Marcelo ... perfeito ... eu vivenciei este processo com meu pai e uma irmã ... é foda ...

      Excluir
  7. Respostas
    1. e eu, como diz o Fred, tb sou a favor dos mamilos ... rs

      Excluir
    2. Temos de sempre tomar cuidado com mamilos, pois eles sempre são muito polêmicos!

      Excluir
    3. Mamilos eu reitero! Para mim não são polêmicos ... sempre serão o must ... rs

      Excluir
  8. Eu acho que o pessoal já comentou tudo o que eu penso a respeito e voc~e também disse tudo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. É realmente um quibrocó dos diabos esse aí. Mas minha linha de pensamento "casa" com a tua e do Eduzete aqui em cima. Polêmico. Que nem mamilo! Hehehe! Bjocas!

    ResponderExcluir
  10. este assunto pode ser polêmico e o é para muitos mas, para mim não ... é q nem MAMILOS! sou MAMILEIRO #prontofalei ... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu tinha certeza 'bsoluta que tu ia te assanhar toda pro Aladdin de TPM... seu mamileiro safado! Hahahahaha! Bjos e ótimo fds pro'cês!

      Excluir
    2. qdo pertencemos à mesma estirpe uma entende muito bem a outra ... rs

      Excluir
  11. Mas eu concordo com você FOREVA! Clap clap clap...

    ResponderExcluir
  12. Certíssimo! Mas jura que você lavrou isso em cartório? Certíssimo [2].

    ResponderExcluir
  13. Oi... Tenho minha crença e concordo contigo. Quando o inevitável chega ...
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  14. Eu acho isso uma questão mega delicada, que de qualquer forma, cabe ao próprio individuo decidir...

    Independentemente de crenças e convicções pessoas, eu sempre achei que o Estado deveria oferecer tudo a todos, e cada um dentro de suas vivências decide se é válido ou não para ele. Não é porque algo é permitido por lei, que a gente é obrigado a fazer, né?!


    Muito bacana teu texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito! Isto é uma coisa de foro íntimo e todos deveriam ter o direito de escolher aquilo q lhe convém.

      Excluir
  15. eu... medo de facas ou injesoes... não passaria por isso mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem uma coisa q me causa pânico é a possibilidade de sofrimento físico ... se ele for infrutífero então ... sem chance ...

      Excluir
  16. Penso igual a você! Assino embaixo! Precisando fazer um documento desse.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super simples fazer este testamento vital ... qualquer coisa me fale q eu te passo o modelo ... vc adapta conforme sua vontade, leva ao cartório de notas e registra ... super simples e rápido ... só paga as taxas de documentos [baratinho].

      Excluir
  17. Oi Bratz !!
    Concordo com vc nos dois assuntos que vc citou !
    Aliás, foi um bom toque, vou ver mais respeito do testamento, achei bem interessante !!
    Bom finde !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super simples fazer este testamento vital ... qualquer coisa me fale q eu te passo o modelo ... vc adapta conforme sua vontade, leva ao cartório de notas e registra ... super simples e rápido ... só paga as taxas de documentos [baratinho].

      Excluir
  18. Oi meu querido, também eu não quero ser mantida viva através de aparelhagem, penso eu ser muito sofrimento para quem nos ama; e também para nós mesmos.
    Não sabia da possibilidade de fazer esse documento, achei super interessante.

    Beijos mil.

    ResponderExcluir
  19. Paulo,o meu pai morreu de câncer já vai fazer quase 4 anos,ele pediu pra colocarem no prontuário dele a sigla PNR (eu não sabia o que era isso e só me explicaram depois que ele morreu)que significa "paciente não reanimável"-por expressa vontade dele enquanto lúcido,no hospital(depois ele entrou pra morfina)meu pai pediu pra não ser reanimado qdo.tivesse qualquer problema em decorrência do câncer.Eu não sabia disso, e me senti "traída"por não terem me contado,pois culpei médicos,enfermeiras,o hospital,enfim,achando que não tinham feito nada pra salvá-lo.Qdo.meu irmão me contou,chorei muito pois queria que tivessem feito tudo por ele,mesmo que já não adiantasse nada,mesmo sendo terminal..acho que eu amava tanto aquele cara que não aceitava que ele estava doente,tinha esperança de que ele se curaria,acreditava num milagre..
    Mas ele se foi.
    Até hoje,não há um único dia em que eu não chore e não lembre dele,mas sei que ele decidiu a hora de ir,qdo.se deu conta que a batalha estava perdida.Até hoje tento me conformar,ele quis assim,egoista sou eu de querer que ele tivesse ficado mais tempo comigo,sofrendo daquele jeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então Madi ... a gente aprende aos poucos e vivendo o dia a dia ... eu não tenho dúvidas qto a esta questão ...

      Excluir
  20. É um tema delicado, acho que nem consigo pensar nisso agora, seria encarar que a morte está aí e qlqr momento posso ser eu o escolhido. Sim, sei que é assim, mas ainda prefiro nao pensar neste assunto.

    ResponderExcluir
  21. Oi, olha só, depois eu leio o texto, aqui está meu facebook pessoal {http://www.facebook.com/lucas.pierimsouza}, me adiciona lá. Se disser que não lembra de mim agora, vou chorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG! agora eu tenho certeza ... não lembro de vc!!! deve ser esclerose múltipla ... imaginei outro Lucas tb sumido ... fazer o q né?
      Mas o q importa é q vc está aqui e lá no Face tb ...

      bjão

      Excluir
  22. Oi Paulinho, tudo bem?
    Eu penso o mesmo, acho que ficar prolongando o sofrimento sem chances de uma cura de fato, só faz sofrer, tanto o paciente quanto os familiares.
    Um bjo menino

    ResponderExcluir
  23. mas é tão dificil aceitar, né? largar a capa do egoísmo que temos de deixar a pessoa que amamos ir.

    ResponderExcluir
  24. Esse comércio insensível de religiões está cada dia mais sujo.

    Tenho nojo de muita coisa que escuto por aí. Religião é um assunto que nem gosto de comentar, pois já chuto o pau da barraca!


    Sinceramente, não sabia que existia este tipo de documento para o não prolongamento a vida, quanto a essas condições!

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. eu concordo com você
    estes dias vi um documentário de uma seita hindu onde em determinado momento da vida, quando a pessoa já está muito idosa e já aparenta sinais de que prolongar a vida seria prolongar um grande sofrimento não apenas para ela mas para todos em sua volta eles decidem optar por morrer

    achei uma forma muito justa e digna
    acredito que o Deus verdadeiro não julga ninguém, Jesus nunca julgou mas fizeram dos seus ensinamentos uma coisa muita suja

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin