quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O Arroz de Palma!




Quando da estada de Margot - a Princesinha de BlogsVille - aqui em BH, ela presenteou o Elian com o livro "O Arroz de Palma" - Francisco Azevedo.
Logo interessei-me por ele, a começar pela capa e suas orelhas. 
Usando de minhas prerrogativas que a "comunhão de bens" me confere, apoderei-me dele para ler antes do Elian. 
Eu gostei tanto, ele me marcou tanto, que ainda não consegui devolvê-lo. 
Fico olhando-o e querendo tê-lo por perto. Chego a folhear e reler alguns trechos. Fecho e fico relembrando de outros.

Alguns trechos, só para dar um gostinho deste delicioso arroz:

"Velho é criança de fôlego diferente. Já não lhe interessam as correrias nos jardins, o sobe e desce das gangorras, o vaivém dos balanços. É tudo muito pouco. O que ele quer agora é desembestar no céu, soltar os bichos que colecionou a vida inteira. Os bichos todos - domésticos, selvagens, úteis e nocivos. Os pesados répteis que ainda guarda no coração e as borboletas, peixes e passarinhos, tudo solto lá em cima!" (contracapa do livro). - Meu Deus! O Bratz submergiu nesta reflexão.

"Eu aqui, um velho de 88 anos. Para os mais novos, o Avô Eterno, o que não teve começo nem terá fim, o que já veio ao mundo com esta cara enrugada. Eu aqui, de avental branco, picando o tempero verde. Preparo o almoço de família. Terei forças? 88: dois infinitos verticais. É boa idade, será uma bela festa." (p.09)

"Lembranças vivas em todos os sentidos: paladar, olfato, audição, visão e tato. Sigo em frente. (...) Sou passado, presente, futuro - três pessoas distintas reunidas numa só, mistério da terreníssima trindade." (p. 09-10)

"Velho sente saudade de mãe e de pai. Tudo faz tanto tempo! Velho quer colo, quer colher na boca vindo de aviãozinho, quer - banho tomado - que lhe ponham na cama, lhe aconcheguem com lençol limpo e travesseiro macio. (...) Velho sente saudade da instância superior. Quem o julgará com isenção e sabedoria? Quem, melhor que ele, saberá, imparcial, examinar o mérito da questão? Velho é criança de fôlego diferente. Já não lhe interessam as correrias nos jardins, o sobe e desce das gangorras, o vaivém dos balanços. É tudo muito pouco. O que ele quer agora é desembestar no céu, soltar os bichos que colecionou a vida inteira." (p. 10)

"Cedo também aprendi que o corpo conhece outras maneiras de se purificar. A urina, a menstruação, o vômito, as espinhas, o esperma, a coriza e o suor, tudo nos purifica. O que o corpo põe para fora é sinal de purificação. Assim, as lágrimas seriam a forma mais elevada de nos purificarmos. E o nascimento de uma criança, a mais completa." (p. 22)

"Neto faz bem à saúde. Se avô é pai com açúcar, neto é filho com proteínas, vitaminas e sais minerais. Um abraço de neto a cada 24 horas substitui perfeitamente qualquer tipo de medicamento."(p. 24)

"- Antonio, te amo muito, sabes?
- Eu também te amo, Tia.
- Amas nada! Quanto? Diz.
Abro os braços o mais que posso. Tia Palma provoca.
- Só isso?
Continuo com os braços estendidos ao máximo. Olho uma e outra extremidade. Movo a ponta dos dedos tentando alcançar uma medida de amor ainda maior. Esforço inútil. Mas mostro que não vou desistir assim tão fácil. Mesmo que leve tempo.
- Quando eu crescer, meus braços vão crescer também, não vão?
- Claro que vão, meu querido.
Encolho os ombros e faço minha melhor oferta.
- Então você vai ter que esperar eu crescer.
O sorriso de Tia Palma me mostra que entre um cantinho e outro da boca, sem muito esforço, cabe todo o amor do mundo. Amor desmedido que dispensa palavras e gestos largos.“ (p. 28-29)

E por aí vai. Uma leitura deliciosa que a cada instante me surpreendia com gostosas gargalhadas e, em outros com nós intermináveis na garganta que faziam meus olhos molharem.
Uma leitura mais que recomendável a todos, em especial a quem já dobrou a curva dos 40.
Um livro que nos possibilita fazer uma catarse da vida, diria que uma terapia mesmo, tudo isto aliado a uma contextualização histórica perfeita que nos relembra toda nossa trajetória cultural e social dos últimos 80 anos.

Fica a dica!

Post dedicado, em particular, a AD, Cesinha, Elian, Edu ardo, Lucas e Margot, por questões que o momento presente da história de cada um justificam [ordem alfabética para não causar ciúmes . rs].

Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

24 comentários:

  1. Coitado... " malokou " o livro da marida ! kkk

    ResponderExcluir
  2. Se você olhar no meu exemplar, provavelmente encontrará esses mesmo trechos do livro "grifados". Tenho essa mania. Leio sempre com um lápis na mão. Meus livros são grifados, escritos, questionados, respondidos... tudo e tudo o mais, que me toca e interessa, eu grifo.
    "O Arroz de Palma", foi contado por um Senhor, mas é uma estória eterna de amor, em todas as idades e por todas as pessoas. Pais, filhos, tios(as), sobrinhos, irmãos.... amigos.
    É uma linda estória. Fico feliz que você tenha gostado...muito feliz.
    Beijos Bratz...
    Gracias pelo oferecimento. Me é muito caro isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina querida, qualquer referência a vc é mais q merecida por aqui ... Obrigado pelo presentão ... aproveito para te pedir dicas do q vc anda lendo e q tem gostado ... seu bom gosto está comprovado ...

      bjão

      Excluir
  3. Ed vem antes de El... velho não sabe ordem alfapatética, humpf! Mas já tá aqui anotadinho pra eu comprar! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AVACAGÁ! Edu ardo!!! vc acha q vc viria na frente de Elianzinho??? hummmm ... kkkk

      Excluir
  4. Devolva o meu livro, ou então vou registrar um B.O e nem vou levar cigarros para você na cadeia. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já devolvi e de há muito! Deixa de ser aparecido! Quem não te conhece q te compre ... hummmmm!

      Excluir
  5. Hum... parece deveras interessante. Bem ao estilo de Margozita, sempre com uma palavra de afago para todos. Arroz de Palma... dá pra inventar um risoto com esse nome. Vou pensar no assunto.

    Beijos a todos... brigadão pela lembrança.

    PS: Bem que tinham falado que Elian era bravo... Cadeia, sem direito a cigarro?! Será que tem visita íntima pra compensar? (rsrsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bravo nada querido ... só querendo aparecer ...

      Na verdade o Arroz de Palma no final vira um Risoto mesmo ... rs ...

      bjão

      Excluir
  6. Esse livro parece interessante,vou colocá-lo na listinha de leitura obrigatória pro verão,pra não emburrecer geral nas férias...ahahaha...é sério,qdo.dou uma parada no trabalho,fico tãão parada,tipo uma ameba mesmo: não saio,não leio, desligo o celular e nem assisto TV..Fico curtindo o ócio total,literalmente fazendo NADA, uma eremita...Quem sabe esse livrinho não me faz sair do claustro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vá e mergulhe de cabeça nele ... vai adorar ... pelo menos eu adorei ... é o meu mais novo livro de cabeceira q releio todas as noites cada nota feita, cada grifo aposto em suas páginas ...

      bjão

      Excluir
  7. Q massa! uma DR de casal em forma literária...só vc Bratz ;)

    bom 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs ... isto não é DR querido ... são dois "veíos" rabugentos mesmo ...

      Excluir
  8. AMIGO,

    “Não se preocupem com a comida e a bebida para viver e nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, nosso PAI, que está no céu, dá de comer a cada um. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.” Mateus 6.25 - 27 e 34

    FELIZ 2013

    ResponderExcluir
  9. Bratz:

    Tudo que nos move, emociona, comove, mobiliza nos torna melhores.

    Linda postagem, lindo ser humano você é. Eu amo você meu amigo especial.

    ResponderExcluir
  10. Meu querido um Feliz 2013 para vc, com muita saúde, paz e safadeza que sei que tu é desses ashaushaushausah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu? safado? como assim??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      bjão e Feliz 2013 para vc tb ...

      Excluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin