segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um pouco de lucidez ainda existe!


Vi no Blog do Kiko Riase - Subvertendo Convenções e compartilho aqui com os amigos. Um pouco de lucidez ainda existe.

A Bíblia e os Gays

Frei Betto [publicada em 23/05/2011 no site do Jornal O Globo]

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos. 
No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. 
Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as “pessoas diferenciadas”…). Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc). 
No 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países-membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela “despenalização universal da homossexualidade”. 
A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos. 
Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hetero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina. 
São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. 
A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização. 
A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que “quem ama conhece a Deus” (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama…). Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo? 
Ora, direis, ouvir a Bíblia! 
Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os “eunucos de nascença” (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus. 
Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão; e censurava o empréstimo a juros. 
Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos? 
Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. 
A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.

Paulo Braccini
enfim! é o que tem pra hoje...

23 comentários:

  1. O texto foi escrito com muita lucidez. Pena é que ele só poderá ser entendido por pessoas igualmente lúcidas. Prova disso é a conclusão de que as pessoas não foram feitas para as leis dos homens, mas o contrário.
    E quem (ou quantos), dentre os não sei quantos deputados e senadores que habitam aquele Congresso, responsáveis pela criação de 90% das leis, têm capacidade de entender isso?

    ResponderExcluir
  2. Não vejo o menor problema em alguém se opor à homossexualidade por motivos religiosos, de verdade. Religiões são construções sociais, e cada uma pode fazer seu recorte do mundo. Nenhuma religião pode abrir mão de seus dogmas a cada mudança social, pois corre o risco de desaparecer. Por isso, a mudanças são mais lentas e graduais.

    Por outro lado, em matéria de intolerância, muitos gays são mestres! sad, but true.

    ResponderExcluir
  3. Pena que não existam centenas de Frei Betto na igreja católica, isso poderia fazer a diferênça.

    ResponderExcluir
  4. Paulão, XARÁ escrito em maiúsculo, é claro!
    Este assunto me deixa muito triste, pois não vejo porque tanta crise, no romance entre duas pessoas do mesmo sexo!
    Não sou católico, pois acho a filosofia deles muito contraditório.
    Se deus é amor, porque eles condenam duas pessoas que se amam?
    Quando temos casais heteros que vivem uma vida de aparências e completamente infelizes, fazendo seus filhos igualmente infelizes.
    Perpetuando se assim uma raça "humana" completamente infeliz e incapazes de amar o próximo!
    Esses padres nojentos, eles falam bonito em suas missas mas são uns pervertidos, eles condenam os gays, amaldiçoam, mas eles fazem coisas piores como a pratica da pedofilia, nos coroinhas.
    Então quanta hipocrisia, estas pessoas que falam uma coisa e praticam outra deveriam ser queimadas como bruxos ou bruxas, como a própria igreja fazia na época da inquisição.
    Na verdade daquela época até hoje ela continua a fazer a mesma coisa, pregar uma mentira e continuam pregando a idéia absurda que deus castiga seus fieis, se não andar direito.
    É claro só assim ela consegue manter seus seguidores, através do medo.
    Nós cabeças pensantes, precisamos questionar toda espécie de preconceitos, praticadas contra os nossos semelhantes.
    E fazer o nosso papel, lutando contra a hipocrisia humana.
    XARÁ pode ter a certeza absoluta que estas pessoas que condenam, que apontam os seus dedos para determinadas classes, são as mais perigosas e dignas de desprezos!
    Parabéns meu querido e estimado amigo, como sempre uma postagem de muita relevância.
    Te adoro, NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
  5. Coloco aqui um questionamento da Nathalia:

    "Dave, um casal de homem e mulher, pode trair, enganar, se esganar, ofender, magoar, oprimir um ao outro, partirem pra agressão física, e muitas vezes pra morte literalmente dita, que no contexto geral, pra sociedade, sempre serão um casal 'normal' duas pessoas que se amaram/amam/amavam muito mas que se perderam nas teias da paixão desenfreada e do amor possessivo. E tudo acaba sendo lindo, poético, romântico e normal. Um casal de homossexuais, vistos como anormais por essa mesma sociedade, anda de mão dadas, senta em uma praça, dão um beijo, se mostram apaixonados, e correm o risco de serem mortos, só por que a sociedade tem um visão completamente errônea, suja e preconceituosa sobre amor e as diferentes formas de amar. Colocam a igreja e Deus no meio, o falso moralismo impera, e você ainda acha que homofobia não é crime? O que falta acontecer? Queimarem gays em praça pública, só por que alguém acha errado a forma deles amarem e serem amados? Desculpa, mas o Deus dessa gente não é o meu."

    Cara, confesso... Isso me fez e está me fazendo refletir MUITO!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. o Frei Beto tem me surpreendido mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que ainda não consigo enxergar essas duas palavras sendo usadas juntas em um contexto sem ser de forma negativa. Falha minha, talvez.

    Ou apenas pé atrás depois de tantos ataques.

    ResponderExcluir
  8. Nem uma palavra a mais nem a menos.
    Religião é uma coroa de espinho na cabeça dos desavisados!
    Papai do céu, nunca plantou discórdia, exclusão, martírio...
    Isso é coisa de humano cegamente religioso e maldoso!
    Poucos tem a alma desse Frei Bento, infelizmente...
    Abç!

    ResponderExcluir
  9. Difícil assumir uma posição em tempos como estes. A única coisa que posso salientar é que Frei Betto é a primeira pessoa que vejo escrever os meus pensamentos quando o assunto é Gays + Religião. A igreja católica está avançando em suas posturas, isso é bom. Mas eu acho que essa aceitação está funcionando como uma forma de aproximar mais as pessoas da igreja e atrair mais fiéis. Existem muuuuuuuuuitos homossexuais #fato. E desses muuuuuuuuuuitos, vááááários, são umbandistas ou espíritas kardecistas, pois são de uma classe religiosa que não condena os seres humanos unica e exclusivamente pela sua opção sexual.

    Beijo Bratz!

    ResponderExcluir
  10. Eu não sei porque misturaram amor de Deus com amor eros neste texto. E tenho um questionamento, Porque os gays querem a aprovação de Deus? A Bíblia condena o homosexualismo, isto é fato, mas qual é povo... não basta ser gay tem que complicar? Seja o que vc quizer, assuma seus atos e viva feliz ou não. Para ser feliz tem que casar?

    Se vc se sente bem sendo gay, qual é o drama?

    Deixa de neura...


    Paulo Rideaki...perfeito

    Esses padres nojentos, eles falam bonito em suas missas mas são uns pervertidos, eles condenam os gays, amaldiçoam, mas eles fazem coisas piores como a pratica da pedofilia, nos coroinhas.
    Então quanta hipocrisia, estas pessoas que falam uma coisa e praticam outra deveriam ser queimadas como bruxos ou bruxas, como a própria igreja fazia na época da inquisição.
    Na verdade daquela época até hoje ela continua a fazer a mesma coisa, pregar uma mentira e continuam pregando a idéia absurda que deus castiga seus fieis, se não andar direito.
    É claro só assim ela consegue manter seus seguidores, através do medo.


    DPNN disse...
    Não vejo o menor problema em alguém se opor à homossexualidade por motivos religiosos, de verdade.

    É complicado...

    ResponderExcluir
  11. Paulo,

    Adorei o texto ... republiquei no meu blog ...

    bjs

    ResponderExcluir
  12. não curto o Frei Betto por ele defender cegamente Fidel Castro e outras aberrações ditatoriais "desde que de esquerda"(sou contra qualquer ditador, odeio toda forma de totalitarismo), e depois que uma amiga foi entrevistá-lo pessoalmente, até ela que era fã deixou de ser...kkk

    Mas só voltei aqui para indicar este texto, pois fala da participação de grupos religiosos (de verdade, não como o Frei Betto) na parada gay deste ano: http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/parada-gay-tera-grupos-religiosos/

    ResponderExcluir
  13. Olá meu querido amigo!

    Sim todo amor vem de Deus-Criador Pai e Mãe.. quando os paternalistas excluiram o lado feminino de Deus, criou com isto diversas dores, uma delas é a rejeição das polaridades em nós... e da femilidade...!

    Lindo texto, linda lucidez!

    Cristo era amigo dos excluídos e com certezas dos bi, dos tri dos tetras!

    Nenhuma religião ensina a discriminação, seus seguidores que são o problema!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus.Isso mesmo.

    Por outro lado, assim como o DPNN, não vejo problema em alguém se opor à homossexualidade por motivos religiosos. O comentário dele é perfeito.

    ResponderExcluir
  15. Para um ateu como eu ver governos tomarem ações em função dos "desejos" de Religiões e mesmo as pessoas se preocuparem com as exigências da igreja chega a ser uma coisa demente, mas pior que isso ... tudo isso acontece :)

    ResponderExcluir
  16. Estou lutando pela causa gay....

    Está lutando para ser aceito o seu pecado? Não lute peque somente se vc é feliz assim... quem se importa, mentir tbm é pecado, roubar, matar, idolatria, vaidade, escrever porcaria no blog alheio...rsrsrsrsr....

    O único que sofre por vc é Jesus o resto não está nem ai....

    ResponderExcluir
  17. muito legal o posicionamento dele, é até estranho vindo de alguém ligado a igreja, mas prova que nem todos religiosos possuem as mesmas mentalidades

    ResponderExcluir
  18. Li esse texto no Diversidade Católica, é um alento pras pessoas que aceitam sua condição humana e que sabem que Deus já havia feito isso desde quando as criou.

    ResponderExcluir
  19. Tuitei este post de tanto que gostei dele. Religião e bom senso me interessam.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Esse cristianismo existe! raro, fora dos holofotes, mas é real. Bj

    ResponderExcluir
  21. è a vida... adorei o post do seu novo seguidor e avaliador de blogs Pep's

    ResponderExcluir
  22. Ah, o Frei Betto é fantástico mesmo. Conheço seus textos desde o ensino médio, quando um ótimo professor de história me apresentou a revista Caros Amigos.

    Vi este texto n'O Globo... Fiquei surpreso... não esperava tão boa surpresa desse jornal rsrs.

    Um xêro!

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin