sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Natureza da Existência [01] . Vida


Este documentário procura respostas para os mistérios do Universo: Por que estamos aqui, e o que é que vamos fazer sobre isso? O que deu origem ao Universo? Será que foi um erro? Será que Deus existe, e porque é que ele parece tão interessado nas nossas vidas sexuais? É em busca de respostas a estas perguntas e a muitas outras que o realizador Roger Nygard viaja pelo mundo, entrevistando líderes espirituais, acadêmicos, cientistas e muitos outros.
“A outra coisa que temos de considerar é que talvez exista um Deus, mas que Ele não seja uma força benevolente. Se um avião cai e 300 pessoas são destruídas instantaneamente e alguém consegue sobreviver e diz: “É um milagre ter sobrevivido”. Isso não faz sentido para mim. – E os outros que morreram? Se Deus age assim, por que não impediu que o avião caísse? Mas esse seria um Deus arbitrário, você O temeria, mas não O amaria. Não posso lhe dizer nada a respeito de quem Deus seja ao menos que essa experiência aconteça com você. Eu gostaria de acreditar que Deus existe em cada boa ação. Encaro o conceito de Deus como um desafio, não como uma resposta”.
“Não duvido de Deus. Duvido dos Seus representantes. Até hoje, Deus não falou comigo. Somente o homem falou comigo, e, como sabemos, ele geralmente engana, mente e é motivado por outras coisas, além do desejo de transmitir a verdade”.
“Quando falava do meu projeto com meu vizinho, ele disse que os filhos já se indagavam sobre essas questões. Ele sugeriu entrevistá-los.
- O que ocorre quando morremos?

- Não há vida após a morte. Eis um segredo: não há céu ou inferno. Você morre. Boom. Morto. Como se tivesse uma venda nos olhos e não pudesse mais pensar. Pessoalmente, acho que é muito melhor que a felicidade eterna. Um mundo somente com felicidade é um mundo sem propósito. E me sentiria como uma marionete, controlada, não posso sentir dor, não posso sentir nada a não ser essa felicidade. Eu odiaria isso”.

“Se há uma vida após a morte, ela está no nosso coração. Isso é muito interessante. Não vamos a lugar algum. Este instante aqui e agora é muito precioso. Bem mais precioso do que se tivéssemos uma infinidade deles”.
“Às vezes as pessoas oram muito por um milagre e ele acontece. Um milagre significando algo muito improvável. Mas a verdade é que a coisa mais improvável seria se coisas improváveis não acontecessem”.
“O lado obscuro da crença de que os pensamentos significam algo são as pessoas que dizem: “Há pessoas passando fome em tal lugar, mas estou orando por elas.” Isso leva as pessoas a acreditar que orar pelos outros significa algo, que enviar bons pensamentos para o Universo significa algo. Isso não significa nada. Somente ações significam algo”.
“Por que os seres humanos desenvolvem a religião? Freud defendia que a religião era uma tentativa de recuperar a segurança da infância. Toda vez que a criança, um bebê, encontra-se numa posição de necessidade e chora, magicamente a mãe surge. A criança tem a ilusão de que foi ela quem fez com que aquela criatura surgisse. Isso acontece toda vez, milhares e milhares de vezes. Essas experiências repetidas de serem cuidadas quase que magicamente por essa criatura tão maravilhosamente empática, permanecem no inconsciente. Futuramente, quando adultos, nós nos encontramos em uma posição de necessidade, pedimos ajuda na forma de oração”.
“O argumento de que você tem de ser religioso ou acreditar em Deus para ser feliz é feito apenas por alguém em uma religião que sente que é a única forma de ele poder conseguir isso”.
“A religião é para quem acredita que irá para o inferno. A espiritualidade é para quem já esteve lá”.
“Você faz o bem porque sente prazer ao fazê-lo ou você está com medo de que se não o fizer, será punido. De qualquer forma, é servir a si mesmo”.
“A felicidade é subproduto de se ter propósito e sentido. Não é um objetivo”.
“Ninguém pode ser realmente feliz. Podemos ter momentos de felicidade, de alegria, mas a vida é muito difícil. A menos que sejamos completos idiotas, aí sim seremos felizes”.
“Se o seu apetite é muito grande, você sempre se sentirá insatisfeito. Assim, defendemos no Taoísmo, que devemos ficar contentes com nosso destino”.
“Ao aceitar o sofrimento, nós o superamos”.
“É bom ser importante, mas é muito mais importante ser bom”.
“Cada indivíduo deveria se esforçar para se satisfazer com o sentido da própria vida. Não com o sentido da vida”.
“Sinto que o sentido da minha vida está ligado as pessoas que conheço e ao que aprendi com elas. Por isso, decidi ampliar o meu círculo de contatos.”


The Nature of Existence de Roger Nygard

Paulo Braccini
enfim! é o que tem pra hoje...

17 comentários:

  1. o post lá do blog também fala de deus...

    ResponderExcluir
  2. interessante, fiquei curioso pra ver...

    ResponderExcluir
  3. Fiquei super interessado em ver... vou procurar! Ultimamente estou em busca de repostas... principalmente aquelas que vão contra tudo o que meus pais me ensinaram até hoje... não que eles estejam errados... mas toda história tem dois lados... ou mais!

    ***

    BayjÖs!

    ;-D

    ResponderExcluir
  4. Tenho minhas convicções, a partir de observações da vida.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. São "tantas respostas" e poucas certezas. E enquanto isso as dúvidas continuam.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Falar sobre deus, é meio complicado.
    POis cada um acredita a sua maneira,mas aprendi na minha filosofia, que mais do que ficar discutindo ou conjecturando devemos provar em atitudes a nossa crença por ele!
    Um ex., VOCÊ ,"XARÁ" de todas as horas, sempre vivendo a vida, fazendo novas amizades, não desprezando absolutamente ninguem, quer prova maior da sua crença em alguma entidade ou força superior?
    A tua humildade para com as pessoas e a vida, nos revelam todo o poder de uma inteligencia superior!
    São estes comportamentos que nos revelam a existência de um ser onipotente e onipresente, e não ficar discutindo, muitas vezes brigando com os nossos semelhantes, ou até afirmando que eles irão para o inferno por conta de uma crença!
    Muito relevante a sua postagem, aliás como todas elas são neh!
    Abraços "XARÁ"!

    ResponderExcluir
  7. Poxa!

    Quando ele indaga: Será que Deus existe, e porque é que ele parece tão interessado nas nossas vidas sexuais?

    Oxe, concordo! Deus não tem nada mais interessante que fazer do que olhar nossas transas e condená-las?
    OU quem condena são os seus representantes, os homens? E como ele mesmo diz os homens "geralmente enganam, mentem e são motivados por outras coisas, além do desejo de transmitir a verdade”.

    Sinceramente eu deixei de fazer muita coisa por conta desse temor que aprendi a ter durante a minha infância e a incontáveis horas de catecismo aos sábados...

    mas fico com essa frase: “A felicidade é subproduto de se ter propósito e sentido. Não é um objetivo”

    Quero assitir a esse documentário. onde você viu Paulo?

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Interessante desde que não seja tendencioso e tenha alguma religião envolvida no patrocínio da produção do mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Entón, bom para ele que carrega tantas certezas.
    Concordo com umas, discordo de outras.
    Que bom!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  10. lembrei daquela nossa conversa (eu, elian e vc) quando saímos do Mercado de SP. De certa forma, desejo acreditar na liberdade de pensamento sobre os tais assuntos "abstratos" e corroboro mais enfaticamente a frase dele sobre os tais representantes de Deus. Não acredito em representantes, por mais que o ser humano sempre procure um.

    ResponderExcluir
  11. obrigado pelo link, já estou baixando e vou ver hoje mesmo, esse tema sempre me interessa bastante!

    ResponderExcluir
  12. Não gosto desse tipo de documentário. O cara faz um título mega sensacionalista, pra no final só expor as suas opiniões e deixar em aberto as mesmas dúvidas que sempre vão existir.

    É sempre assim.

    ResponderExcluir
  13. Olá Pulo!

    Que apropriado estar aqui agora, ler tudo que li, não fui tão técnico, mas falamos em posts distintos praticamente a mesma coisa de modo diferente.

    Sou fá da inteligencia incondicional, não saber e mesmo assim fazer uso dela é que a torna deveras especial!

    Forte abraço!

    Nos encontramos no Alma!

    Vinicius.

    ResponderExcluir
  14. Baixay amiguë... já está nos meus arquivos... agOra só me falta coragem pra vê-lo!!!

    BayjÖs!

    ;-D

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante e quero v isso sim... eu sempre falo aki que se eu vou pro inferno espero não esquecer de levar a carne pra fazer um churrasco por lá!
    abraçooo!

    ResponderExcluir
  16. Sei ... não esses lances de vida deus, vida pós morte morte in vida .. dão o que falar e muito cada um com sua teoria afinal agente só vai saber a verdade depois que morrer mesmo ... pena não poder voltar e falar como é ... enfim se por acaso eu trombar com esse filme até vejo ...
    OFF tpoico ...o Sr. Esteve em Sampa é só agora avisa .. tó de mal .... kkkk

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin