quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Manda quem pode, obedece quem tem juízo


Adeus ao Partido dos Trabalhadores.
Ao tempo em que lutávamos para fundar o PT e apoiar o sindicalismo ainda “autêntico” pelo Brasil afora, aprendi a expressão que intitula este artigo. Era repetida a boca pequena pela peãozada, nas portas de fábricas ou em reuniões, quase clandestinas, para designar a opressão que pesava sobre eles dentro das empresas.
Tantos anos mais tarde e vejo a mesma frase estampada em um blog jornalístico como conselho aos petistas diante da decisão tomada pela Direção Nacional, sob o patrocínio de Lula e sua candidata, para impor uma chapa comum PMDB/PT nas eleições deste ano em Minas Gerais.
É com o coração partido e lágrimas nos olhos que repudio essa frase e ouso afirmar que, talvez, eu não tenha mesmo juízo, mas não me curvarei à imposição de quem quer que seja dentro daquele que foi meu partido por tantos e tantos anos. Ajudei a fundá-lo, com muito sacrifício pessoal; tive a honra de ser a sua primeira candidata ao governo de Minas Gerais em 1982. Lá se vão vinte e oito anos! Tudo era alegria, coragem, audácia para aquele amontoado de gente de todo jeito: pobres, remediados, intelectuais, trabalhadores rurais, operários, desempregados, professores, estudantes. Íamos de casa em casa tentando convencer as pessoas a se filiarem a um partido que nascia sem dono, “de baixo para cima”, dando “vez e voz” aos trabalhadores.
Nossa crença abrigava a coragem de ser inocente e proclamar nossa pureza diante da polí tica tradicional. Vendíamos estrelinhas de plástico para não receber doações empresariais. Pedíamos que todos contribuíssem espontaneamente para um partido que nascia para não devermos nada aos tubarões. Em Minas tivemos a ousadia de lançar uma mulher para candidata ao Governo e um negro, operário, como candidato ao Senado. E em Minas (antes, como talvez agora) jogava-se a partida decisiva para os rumos do País naquela época. Ali se forjava a transição pactuada, que segue sendo pacto para transição alguma.
Recordo tudo isso apenas para compartilhar as imagens que rondam minha tristeza. Não sou daqueles que pensam que, antes, éramos perfeitos. Reconheço erros e me dispus inúmeras vezes a superá-los. Isso me fez ficar no partido depois de experiências dolorosas que culminaram com a necessidade de me defender de uma absurda insinuação de falsidade ideológica, partida da língua de um aloprado que a usou, sem sucesso, como espada para me caluniar.
Pensei que ficaria no PT até meu último dia de vida. Mas não aceito fazer parte de uma farsa: participei de uma prévia para escolher um candidato petista ao governo, sem que se colocasse a hipótese de aliança com o PMDB.
Prevalece, agora, a vontade dos de cima. Trocando em miúdos, vejo que é hora de, mais uma vez, parafrasear Chico Buarque: “Eu bato o portão sem fazer alarde. Eu levo a carteira de identidade. Uma saideira, muita saudade.
E a leve impressão de que já vou tarde.

Sandra Starling, em carta de despedida do PT.

ps: Domingo é dia de votar! Reflitam ...



Vídeo produzido a partir do e-mail da comadre Drica . Thanks

Paulo Braccini
enfim! é o que tem pra hoje...

23 comentários:

  1. Querido amigo, jamais votei no PT, jamais votarei no PT., não gosto de pessoas que tem duas caras.Antes de ser eleito o Lula apoiava o MST., agora repudia, falava que o FHC gastava milhões em viagens, ele já gastou 10 vezes mais. Ele tem dois pesos e duas medidas. Meu voto é da Marina. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. ... É tão dificil pra nós percebermos que estrelas do PT estão procurando outras pairagens.
    Falo isso porque sempre fui PT e agora me pego questionando a ideologia ptista?
    Abraços caríssimos!

    ResponderExcluir
  3. aiaiai...
    o poder corrompe. e mto.
    infelizmente!
    graças a deus, nao a todos. mas nesse caso, aqueles que tanto queriam o poder pra melhor a vida de muitos, foram corrompidos e estao a melhorar somente as suas!

    abraços
    voy

    ResponderExcluir
  4. É... Mas é bom lembrar que apesar do talento imensurável, Chico Buarque foi um dos que incentivou a entrada ptalhada no governo.
    Joga merda na Geni, joga bosta na Geni....

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oh, my god! Sei que tô sumido, por favor não me bata! HAha. Eu votarei na Marina.. acho que ela será melhor que Dilma, sinceramente!
    Uau! 36 Anos, que massa.. espero que um dia eu tenha um amor assim *____*
    Vocês me inspiram.

    ~Até a próxima, te adoro!

    *DB*

    ResponderExcluir
  6. Gato, eu te amo, mas é onde vai meu voto de domingo. E tô refletindo há muito tempo.

    E ó, vc é uma pessoa adorável tb. Fico feliz por conhecer pessoas tão incríveis quanto vcs.

    bj

    ResponderExcluir
  7. Se doeu em mim, imagino nela.Lembrando Chico: "Apesar de você amanhã há de ser outro dia".
    Bjux

    ResponderExcluir
  8. bem, eu voto no pt, apesar disso, pq votar no psdb q eu não vou fazer.

    ResponderExcluir
  9. É isso aí...
    mas eu vou de PT no domingo!
    Abraçoooo!

    ResponderExcluir
  10. Bem, acho que você também sabe que votarei neles.

    Não porque sejam os melhores, mas porque dentre o plano de governo do PSDB, que tenho a péssima experiência paulista e já tivemos a experiência nacional com FHC e entre o pouco que se tem de fato do plano de governo de Marina, infelizmente amarrada ao viés religioso e de algumas opniões dubitáveis, eu prefiro alguém que possa continuar o "plano es estado" que hoje o país possui.

    Enfim, espero que entenda.

    Saudade de vc, e o sr nunca aparece no msn porque?
    Bejao

    ResponderExcluir
  11. Em primeiro lugar quero dizer que eu sempre leio os blogs de todo mundo, mas como estou passando por antipático estou comentando doravante.


    Bem, acho que num tem muito o que falar. É brochante essas misturebas do PT, aqui no meu estado ele também se coligou a um barão do PMDB. Eu vou votar no primeiro turno em uma candidata do PCB já que eu tenho viés mais de esquerda.
    Com relação ao governo federal você sabe da minha preferência acredito, é porque acho que o PT é o menos ruim do que outras opções, principalmente o PSDB.

    ResponderExcluir
  12. O problema é justamente esse, Paulo:

    "Refletir"

    Infelizmente no nosso país as pessoas (a grande maioria delas) não sabe o que vem a ser isso. Consequentemente não sabendo, não o fazem. E quem paga a conta dessa "ignorância" é o resto da população que segue trabalhando duro, lutando diariamente, embaixo de sol a sol pra no inverno poder ter o mínimo de conforto graças a tanto trabalho arduo, assim como as...

    Formigas.

    Se cuida! Abraço.

    ResponderExcluir
  13. É... É duro, mas dazer o quê? Apoiar o Serra... O PT pode até ter mudado, ou "adaptado" suas ideologias, mas continua sendo o PT, como a própria Sandra afirma, tem uma história. É ainda nessa história, no que ainda sobrou da esquerda, que eu confio.

    Tudo de fora é mais fácil, mais possível. Mas o poder tem seu peso, às vezes, sem perder o respeito por si mesmo e pelos outros, é preciso ceder para continuar. Afinal, como acabar com tudo que foi construído com muito suor? Governar tem seu preço.

    ResponderExcluir
  14. Nem as estrelinhas seguraram a onda...muito bom isso!

    Tenho visto taaaaaaantos daqueles adesivos nos carros, aqueles que dizem "oPTou? agora aguenta!"

    =\

    Beijos, querido!

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  15. Eu estou com a incômoda sensação que metade do país ficou cega de repente.
    É muito triste...

    ResponderExcluir
  16. É claro que quando se filia a um partido é por causa das ideologias do mesmo... mas acredito que seria bem melhor se política não tivesse torcida igual a time de futebol! O importante não é o partido ganhar mais representantes... e sim um bom governante!!!

    Nunca fui fiel a partido nenhum... sempre fui fiel a candidatos comprometidos com o desenvolvimento social!!!

    E sim... vamos votar domingo... incluse... moá aqui... vou ser mesário... ainda estou em dúvida quanto ao meu look!!! Será que vou de Tailleur? hahaha!!!

    ***

    umBeijo!


    ;-)

    ResponderExcluir
  17. Paulo

    O PT é um partido muito grande. Não dá pra generalizar. Inclusive, sou simpatizante de alguns setores desse partido.

    Por isso, domingo é 13 na cabeça. E 43 também! hehe

    fui

    ResponderExcluir
  18. graças a Deus em Sao Paulo PT nunca mais

    ResponderExcluir
  19. Oi meu querido, eu nunca votei, não voto e nunca votarei no PT.

    Domingo estarei perdida, infelizmente sem candidatos do meu agrado.

    Beijos no teu ♥

    ResponderExcluir
  20. Ando em estado de choque, sem vontade de ver esse domingo chegar, sem ânimo NENHUM de votar. Sinto na pele o que é estar em um beco sem saída. Não quero pensar. Mas como?

    O que esperar do domingo?!

    ResponderExcluir
  21. Não tinha me atentado a esse post...Sou meio desligado,embora de estar sempre me deliciando por aqui (rasgação de seda rsrs)...Enfim,é de uma coerencia extrema,e eu faço parte daquela geração PT'ista que se indignavam,repudiavam a corrupção etc e tals,e como vibrei quando finalmente vir o Lula sendo proclamado Presidente da República...E passam se uns tempos vem a tona todo o lamaçal de políticos corruptos,propinas,dólar na cueca,mensalões e vejo que o PT também esta neste meio outrora até mais...Misto de decepção,apunhaladas pelas costas,vergonha etc...Hoje voto sim,pelo plano de governo de tal candidato que no meu modo de entender supra as necessidades da sociedade em geral,não fico mais bitolado em legendas partidárias em idealismo partidário...Porque como já dizia aquele velho ditado "Deus não dá asas a cobra,..."E infelizmente o poder tem a capacidade de corromper aqueles que são incapazes de lidar com ele!!!!

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin