segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Eufemismo




Coisas como "verdade acima de tudo, sempre", não me convencem nem me atraem. A vida não é assim, as coisas não funcionam desse jeito, nenhuma organização vive essencialmente disso. Se eu estou pregando a cafajestagem? Não, não estou (admitiria, se estivesse). O que faço é optar pela diplomacia, pela presença de espírito, pela rapidez do pensamento, e até pela bondade.
Se uma pessoa, ameaçando dar um tiro na própria cabeça, pode ser "resgatada" por uma verdadezinha maquiada (do tipo "Eu ainda te amo!"), não seria uma covardia não dizê-la? (Mais tarde, com a situação sob controle, começa-se a aplicação da técnica do gato que subiu no telhado : fala-se sobre os diversos tipos de amor, sobre as transformações que os sentimentos sofrem, e blá-blá)
Se podemos salvar nossa própria vida, colocada em risco por um assassino passional em potencial, com uma arma apontada para a nossa cara, vamos preferir ter nossos miolos espalhados pela sala (manchando o sofá, inclusive), do que dizer "Nunca te traí, juro!" ? (Depois, com o vivente calmo e desarmado, explica-se, por exemplo, que traição implica em sentimentos, que apenas tesão não qualifica o ato como traição, e outras coisas do gênero, se for o caso. O des-"enrolar" da coisa depende do talento e da cara-de-pau que Deus deu a cada um).
Claro que usei exemplos extremistas, gosto de dramatizar um pouco, "faz parte do meu show", mas, em menor escala, pessoas pensantes, que sabem que viver não é igual a resolver uma equação matemática, que têm a consciência de que verdades são relativas, personalizáveis, variáveis, que acompanham prismas, sentimentalidades, necessidades, fraquezas, carências e conveniências, fazem muito melhor uso dela do que as que se intitulam sinceras de plantão.
Podemos evitar desde grandes tragédias até simples aborrecimentos (como DR's e afins) se soubermos colorir as informações com tons mais alegres.
Não é mentira, é racionalização dos fatos.

por Luna Sanchez do Blog Palavras ... Apenas Momentos. Vale a pena uma visita.

Paulo Braccini
enfim! é o que tem pra hoje...

32 comentários:

  1. Querido amigo, tenha uma linda semana. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. drama! adooooooro um drama!
    e qto maior, melhor!
    dizem q sagitarianos sao meio q superlativos. eu como um bom sagitariano, diria q somos super hiper mega power plus advanced superlativos!
    adorei a forma de exposição do pensamento. e concordo com ele...

    abraços
    voy

    ResponderExcluir
  3. "O des-"enrolar" da coisas depende do talento e da cara de pau que Deus deu a cada um". Gostei e amei.
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. Realmente, a forma como se diz as coisas, como se explica, como se publica principalmente OMG podem mudar tudo, mudaram para mim, quanta coisa aconteceu apenas por interpretação alheia, quanta bala perdida... bjos amigo!

    ResponderExcluir
  5. SAUDADESSSSSSSS!!!!!
    Então, adorei o texto...
    É uma realidade (dura, diga-se de passagem) que as pessoas não estão preparadas para a sinceridade.
    "Colorir a verdade evita muita coisa", não aceito, não concordo, não calo.
    Prefiro a verdade, dura, nua e crua, e assim tbm pratico, magoa pessoas, machuca muita gente, mas essa história de "mentiras sinceras me interessam", comigo não rola. Mas por coincidencia ainda semana passa ouvi alguem me falar que ta cansada do excesso de sinceridade das pessoas...
    Enfim, acho que muitos de nós não estão preparados da verdade...
    P.S Lembrei de um dialogo do filme Closer: "O que tem de tão bom na verdade? Tente mentir pra variar - é o curso do mundo!" Será mesmo??? O curso natural do mundo é mentir???
    Ai, ai, o pensamento vai longe...rs...
    Beijão da Descabelada!!!

    ResponderExcluir
  6. Aaaahhhh outra frase do filme sobre a verdade:
    "- ' eu vou sair para comprar cigarro, e quando voltar quero que me conte a verdade '.
    - 'por que? '
    - ' porque EU SOU VICIADO NISSO. porque sem isso nós somos animais. confie em mim."

    ResponderExcluir
  7. A mentira é o KY das relações pessoais.

    ResponderExcluir
  8. Acho digno das pessoas escolherem como fazer de seus dramas pessoais. Eu sou uma drama queen de 1ª.

    bjão, Brá!

    ResponderExcluir
  9. A verdade acima de tudo? nem sempre. Concordo com você que uma mentirinha para poder salvar a nossa pele não faz mal. Sempre me pergunto se existe uma diferença entre ser sincero e falar a verdade. Se prática a sinceridade no ato de falar a verdade? As vezes acho que sim, e as vezes não. Querer a verdade acima de tudo pode não ser tão agradável de ouvir. Sempre pensamos estar preparados para ouvir as verdades dos outros mas quando elas são ditas...aiai!

    ResponderExcluir
  10. Paulo,

    Eu sou daquelas que não gosta de colorir as verdades não.
    Sou de falar na lata mesmo, e prefiro que façam o mesmo comigo.

    Até que Deus me deu uma cara de pau suave hehehehehehe

    Beijão meu querido!

    ResponderExcluir
  11. kd vc q não vai participar da promoção do meu blog hein?

    ResponderExcluir
  12. Essa menina é talentosíssima, Amo ter a Luna entre meus seguidores e perseguidos, hahaha!
    Bela escolha, Paulo. É isso mesmo!
    Tudo se ajeita.

    É como dizia o grande bebum de porres diários, o já desaparecido desse mundo, Zecão:
    "Depois que inventaram revólver, boa conversa e vaselina não existe valente, difícil, ou cu apertado".

    É um pensamento para ser registrado nos anais da psicologia moderna.

    Bj.

    ResponderExcluir
  13. Ai, bem que tento... mas, como disse o Renato, a maneira em que as coisas são ditas influencia.

    ResponderExcluir
  14. Mentiras são necessárias. A questão é em que grau fazemos uso delas.

    Ser sincero 100% do tempo é cruel. Machuca. Temos que ter um mínimo de bom senso nesse ponto também.

    Mentir não é sinônimo de não querer o outro bem.

    Beijos Paulo!

    ResponderExcluir
  15. Eu tento amenizar ao máximo as coisas e os dramas, mas tá cada vez mais dificil.
    Abraçooo!

    ResponderExcluir
  16. é verdade Paulo.
    Nem sempre a verdade em certos moentos salva algo ou alguém..

    Beijão

    ResponderExcluir
  17. este excelente texto me remeteu a vários absurdos que a igreja mormon prega. um dia falarei sobre este assunto no blog!
    ô povinho cara de pau viu?

    ResponderExcluir
  18. Um texto realmente espetacular. Vou lá conhecer o blog.
    Muito boa dica, Paulo... obrigada pela generosidade de compartilhar.
    Uma semana proveitosa pra vc e feliz, que ninguém é de ferro.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  19. ""verdade acima de tudo, sempre", esse tipo de coisa também me deixa prá lá de virado na porra!!!! a verdade acima ou não por si só já pode ser utilizada de maneira mais canalha possível, principalmente quando ela esconde crimes e mentiras

    ResponderExcluir
  20. É olhando por esse lado, as vezes a verdade é inconveniente.
    Ah quem nunca mentiu que atire a primeira pedra! rs
    beijokas.

    ResponderExcluir
  21. Ah, mas que surpresa booooaaaaaa! Uma honra ter um texto publicado aqui no teu blog, um lugar que eu gosto tanto de visitar e participar. Muito obrigada, querido! =)

    Beijo, beijo!

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  22. Por mim vamos maquiar, colorir, enfeitar, e uzar nossa cara de pau que Deus nos deu smesmo.
    Beijs. e Abraço

    ResponderExcluir
  23. Oi meu querido Paulo, voltarei para ler seu post, nesse momento eu vim deixar aqui a resposta que deixei a ti lá no meu blog de música (vá que você não volte para ler...rs) em relação a postagem da música de Lenine.
    Disse assim:

    "Não precisa pedir desculpas meu querido Paulo, nem tudo a gente tem o mesmo gosto.
    Mas uma coisa eu posso te dizer, sua sinceridade me conquista muito, por isso digo, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, COMO EU GOSTO DE VOCÊ!
    Um beijo cheio de carinho no teu ♥"

    Mais beijos.

    ResponderExcluir
  24. Sou dramatica, mais sou ainda mais realista..

    seas coisas não estao boas eu digo eu grito.

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  25. Ahhhh adorei a desculpa, sabe, "trair por tesão não é traição propriamente dita...." olha... quero esse cara na minha equipe de vendas, porque quem consegue convencer dessa maneira é artista mesmo.

    Abçs

    ResponderExcluir
  26. Em nossas vidas, mesmo nas dificuldades, depende da forma que enfrentamos, que olhamos para frente...podemos muito bem fazer uma tempestade ou realmente colorir tudo. Tudo depende de nós. Do nosso querer.

    amei a postagem amigo.

    ResponderExcluir
  27. Off-topic: ri que nem um besta aqui com a Parte I dos 36 anos! Google Reader não perdôa!

    ResponderExcluir
  28. Sempre me questiono quando escuto um indivíduo se vangloriar por ser "sincero". Para mim ele é apenas mal educado.

    ResponderExcluir
  29. Nossa, preciso ir conhecê-la, amei o jeito dela escrever.

    Beijos meu amigo.

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin