quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Como Vencer a Pobreza e a Desigualdade



Imperdível para amantes da língua portuguesa, e claro também para professores. Isso é o que eu chamo de  jeito mágico de juntar palavras simples para formar belas frases.   Redação de estudante carioca, vencedora no concurso promovido pela UNESCO com 50.000 participantes.

Tema: “Como vencer a pobreza e a desigualdade”
Por Clarice Zeitel Vianna Silva
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

'PÁTRIA MADRASTA VIL'
Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência... Exagero de escassez... Contraditórios?  Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.
Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.
O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.
Há quem diga que “dos filhos deste solo és mãe gentil”, mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil  está mais para madrasta vil.
A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.
E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!
É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!
A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.
Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso?
Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.
Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?
Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos.
Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?


Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante de Direito da UFRJ, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários.
Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 A redação de Clarice intitulada “Pátria Madrasta Vil” foi incluída num livro, com  outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da UNESCO.

Contribuição via e-mail . Marcinha . [prima]


Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

15 comentários:

  1. Gosto das suas postagens...
    Sabe, eu ando desiludida com meu país! Acho que deveriam existir mais escritoras como a que vc citou, as palavras tem um poder gigantesco! Nunca deixe de escrever, eu amooo!!!


    Abração, orbigada pelo carinho sempre no meu Blog!!

    ResponderExcluir
  2. De fato foi uma redação limpa e bem feita!
    Mas me cansa esses temas! e o conteudo tbm.Sei bem que a culpa não é de quem a escreveu,mas tenho pensado umas 2 vezes antes ler esses trabalhos!
    Oras se já sabemos os problemas e também a solução,emtão porq não fazemos nada de concreto?
    Deixo aqui uma pergunta: estamos mesmo afim de mudar?

    ResponderExcluir
  3. Amigos Dona do Planeta e John ... no presente post o q me agradou muito a questão literária ... criativa, bem ridigida, verdadeira, etc etc etc ... Qto à questão de denúncia só pela denúncia eu até entendo a posição levantada pelo John e a desilusão da Planeta, mas também constato q a nível individual e de pequenos grupos muito se tem feito [digo isto por experiência própria vivenciada já a 06 anos em um grupo de voluntários no bairro em q moro em BH onde buscamos atuar, com apoio de grande parte da comunidade, nos setores da saúde, alimentação, vestuário, educação básica, etc, tentando minorar tais desigualdades e, ressalto ainda q este trabalho não é só aquele do "dar o peixe", pelo contrário, "damos o peixe" mas também "ensinamos a pescar". Assim como nós muitas outras iniciativas tb o fazem ou tentam fazer. O que se lamenta é a omissão e o descaso de quem deveria ser o primeiro a se responsabilizar por estas ações - o Poder Público - e o pior - o descaso e omissão da maior parte da população que não sabe escolher, se omite na fiscalização e na cobrança da execução adequada das políticas públicas que ele paga e paga caro pelas mesmas ... enfim ... mas sou otimista e acredito ... se não fosse assim, não estaria engajado neste projeto ...

    bjux aos dois

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Realmente, necessitamos de mudanças urgentemente, ou simplesmente vamos entrar em colapso, nossa sociedade e a maneira como vivemos entrará nessa. Agora é complicado pensar em mudanças radicais se todos estamos estacionados e aparentemente confortados, e digo isso tanto as classe medias, altas e as baixas .

    Vivemos em um sistema capitalista, que preza unica e exclusivamente pelo lucro em cima de um comportamento de consumo exagerado.

    Ou seja, realmente haverão mudanças?, quem esta disposto a começar, jogar tudo que tem pro alto e bater de frente com tamanho sistema?

    Magnífica a redação.Excelente post.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Alexandre pela presença e pelo coment enriquecedor ... como disse o Rômulo precisamos de mais ações ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Paulo belo texto! Concordo com você, muitos pequenos grupos estão fazendo a sua parte... Tentando ensinar a pescar... Mas os resultados tardam a aparecer tamanha catástrofe do nosso país.

    Mas temos que ser otimistas, continuar e acreditar.

    "Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor." Madre Teresa de Calcutá.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. esta sua referência à Madre Tereza é forte e verdadeira Cibelle ... um exemplo a ser seguido ... bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  8. Nuuu! Dá até pra ficar com vergonha da nossa "Mãe gentil", né?? Essa menina merecia o prêmio!

    Tem uma música que compara o Brasil com uma prostituta.
    "Morar nesse país é como ter a mãe na zona: você sabe q ela não presta e, ainda assim, adora essa gatona".
    Por fim ela termina dizendo q "a terra é uma beleza! o que estraga é essa gente filha da pu#$".

    Falta também, nós, enquanto filhos (ou enteados), fazermos nossa parte, né?! Esfregar na cara da 'madrasta' tudo o q ela faz d errado e exigir q mude!

    Abço ^^

    ResponderExcluir
  9. A menina arrebentou! Gosto de quem fala o que pensa doa a quem doer! Parabéns a Ela! É uma pena que uma mudanã como a que ele propõe, está muito longe! E fico indignado quando ouço falar em Olímpiadas no Brasil! Um país que não investe NEM em educação e saúde! Não investe em Esporte, daí os fracassos de nossos atletas nos jogos Olímpicos vem com esse papo de Olímpiadas aqui! Deixa pra lá...

    ResponderExcluir
  10. é isto aí Theo ... a música ilustra bem o post ... amei a lembrança ...

    valeu pela presença e pelo registro

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  11. Então Messias ... realmente é para indignar mesmo ... Olimpíadas no Brasil? só mesmo como piada nOn eh? eu tô aqui com reza brava para este projeto desandar ... sou contra mesmo ... ou então vamos ter 6 anos de circo nesta terra ... enquanto isto o povo se dopa com copa e olimpíadas ... enfim ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  12. Lí pouco a Clarice... mas o pouco que li... me apaixonei... ela é perfeita...

    ***

    Parabéns pela homenagem no blog do Glauco... vc merece quiridjo...

    umBeijo!

    ***

    ResponderExcluir
  13. KKKKK, juro que vim aqui só te dar isso>>>

    http://www.youtube.com/watch?v=btdo_2_pcJs

    E não é que combina com o tema. Meo fio!

    ResponderExcluir
  14. Arsênico! ela é uito boa mesmo Arsênico ... sensacional ... amei os escritos da guria ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    lambisome é tudo ... só vc mesmo katifuço ... gente tenho q ir mijar ... "num tô guenanu!"


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ;-)

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin