Em um outro post do ano passado eu refletia assim: "Por muitos anos o Rio de Janeiro ocupou um espaço mítico em minha vida. Precisamente dos 22 aos 27/28 anos. Meu destino frequente, era a Cidade Maravilhosa, perfeita, linda, mas tinha um senão: "os cariocas" [rs]. Amava tudo aquilo mas não gostava dos cariocas com seu ar marrento e arrogante [metido a besta mesmo].
Depois conheci São Paulo e o encantamento foi total. Enfim eu tinha encontrado a cidade dos sonhos do Bratz. Perfeita em tudo. Desde então e, aliado à onda de violência no Rio [propalada de forma agressiva pela mídia] afastei do Rio física e emocionalmente.
Estive duas ou três vezes rapidamente por lá, mas sempre a trabalho e não pude curtir a cidade de forma a constatar algo que me motivasse outra vez a amá-la.
O tempo foi passando e um medo neurótico e inexplicável em se tratando de Bratz [sempre amante dos desafios] foi se apossando de mim e levando a postergar uma nova investida por aquelas bandas.
Mas este dia chegou!
Desde o primeiro contato com o Rio, ainda do alto quando o avião sobrevoava alguns de seus pontos referenciais, uma nova sensação e um novo sentimento foi se alicerçando em mim.
O Rio de hoje não se mostrou mais com aquela aura mítica dos anos 70. Uma cidade muito bonita sim, mas desmistificada. Uma cidade como outras tantas. O carioca! Que surpresa agradabilíssima! Um povo simpático, simples, comunicativo, atencioso, tranquilo, bonito, sem o ar marrento dos anos 70. Um povo que caminha pela rua com naturalidade e um semblante de paz, o que me proporcionou, de imediato, uma sensação de segurança."
Depois disto voltei à "Cidade Maravilhosa" e agora, mais outra vez!
A percepção é a mesma, agregada de outros dois fatos:
1 - O Rio não é um bom referencial gastronômico e muito caro para se alimentar por lá.
2 - O Carnaval [digo pré-carnaval] é fantástico.
Sempre gostei da festa de Momo e, no meu imaginário, desfrutar desta festa no Rio de Janeiro era questão de honra.
Desta vez pude ver a fantástica Banda de Ipanema. Que delícia. Uma festa tranquila, gente bonita, animada, organizada, tranquila. Adorei.
Em 2014 já está decidido. Eu e Elianzinho vamos para lá desfrutar de toda a animação de rua desta folia adorável.
Outra coisa boa foram os amigos que pude rever: Raphael Martins, ADzinho e Rafael Morello.
Obrigado queridos pelo carinho de sempre. Amo vocês.
Os que não pude encontrar fica para a próxima vez. Um motiva a mais para retornar breve.
Deixo aqui com vocês um pequeno filme que fiz lá, documentando a saída da Banda. Uma delícia mesmo.
ps: a coisa foi tão boa que rendeu algo impublicável por aqui ... kkkkkk ...
Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...