segunda-feira, 8 de junho de 2015

Empoderamento!



Outro dia fiquei conhecendo a expressão "empoderamento" através do amigo Adriano do Blog Mar Adentro. Amei tal expressão.
Eis que, outro dia fui alvo do tal "empoderamento" e não me fiz de rogado: também "empoderei" um "miúdo" que não é o "Namoradinho" - rs.
Fui ao centro da cidade e, como não tenho mais paciência para enfrentar congestionamentos de trânsito e para ficar rodando feito "peru" em busca de vaga para estacionamento, peguei o "buzu".
Entrei todo garboso e percebi que todos os assentos estavam ocupados, embora o ônibus não estivesse cheio.
Dirigi-me até à roleta e já ia colocando o cartão BHbus quando o trocador disse:
- "Um minuto "senhor"!
De imediato ele sinalizou para uma garota com seus 17/18 anos assentada em uma das cadeiras amarelas [sabem né? aquelas preferenciais ...] e disse:
- "Ei! Você aí! Se você não tem educação e nem bons modos, pelo menos observe a lei. Levante-se e ceda o lugar para o "senhor" aqui."
Eu olhei incrédulo para ele e pensei: 
- "Eim? Como assim?"
A garota levantou sem graça e passou a roleta corada.
Eu, sem alternativa assentei-me no lugar dela.
O trocador continuou a conversar comigo:
"Eita povinho mal educado e sem respeito! Eu não perdôo estas atitudes e chamo atenção mesmo!"
Ele acrescentou:
- "Veja bem, não vou lhe tratar de "senhor" pois você está "muito bem"!
Eu olhei incrédulo novamente e pensei:
- "Eim? Como assim?"
Passei a por sentido no "miúdo" e percebi que ele devia ter seus 20 anos e era tipo assim ... "bem interessante"!
Aproveitei o certo "empoderamento" que ele me concedia e comecei a retibuir também, claro que com as melhores intensões. OMG!
Prosa vai, prosa vem, fiquei sabendo que ele trabalha na linha há 04 anos para pagar a universidade.
Ele está cursando o terceiro ano de Filosofia na PUCMG. 
Ao saber que o "senhor" também era filósofo ele se empolgou ainda mais e a prosa enriqueceu.
Chegando ao meu destino, levantei-me para descer e ele disse:
- "Que pena! Já vai?"
Respondi:
"Sim, chegando ao meu ponto. Quem sabe na volta eu pego o mesmo ônibus?" Dei-lhe aquele sorriso maroto prontamente correspondido.
Ele diz:
- "Tomara que sim!"
Despedi e desci.
Na volta peguei o ônibus da mesma linha mas, infelizmente não era o mesmo veículo.
Ficou no ar aquel desejo de sequência e a conclusão:
Preciso ir ao centro mais vezes!

Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

22 comentários:

  1. rsrsrs ... foi um momento PODER e um momento OPORTUNIDADE....!!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena q o tempo de aproveitar estas oportunidades já passou ... agora, como dizia minha mãe, é ver com os olhos e lamber com a testa ... rs

      Beijão

      Excluir
  2. Ah, que história mais simpática. Eu mesma já fiz algumas amizades bem interessantes, ou simplemente joguei conversa fora nos "buzus" da vida. Tem tanta gente legal circulando por ai né?! Empoderamento é mesmo a palavra da vez!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho da visita e pelo registro ... definitivamente Empoderamento está na crista ... eu q o diga ... rs

      Beijão

      Excluir
  3. Respostas
    1. Eu? Safada? Não fiz nada! Apenas desfrutei de meu poder de EMPODERAMENTO ... rs

      Beijão

      Excluir
  4. O despertar do poder da terceira e boa idade!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é q é mesmo José. Bem q poderia ser um pouquinho, um pouquinho só mais jovem, ou ele um pouquinho mais maduro ... OMG! rs ...

      Beijão

      Excluir
  5. Demais, adoro essas coincidências, mas filósofo com filósofo, acho que esse namoro vai ficar no "devir". rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O triste da história é isto Júlio ... o ficar no "DEVIR"! OMG! rs

      Beijão

      Excluir
  6. Independente de qualquer coisa, esse é o tipo de coisa que "empodera" nosso dia deixando-o com um brilho diferente, né?!

    Abração

    ResponderExcluir
  7. hahahahaha...
    Fica a dica, faça este roteiro diariamente, quem sabe há o reencontro...

    * Nada contra os filósofos, mas meu companheiro de trabalho faz facu de filosofia... Haja ouvidos para ouvir ele filosofando hahahaha ,tem dias que meu humor piora ao ouvi-lo.
    Enfim, é o que tem pra hoje ..
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah neim ... todo fundamentalista é muito chato mesmo ... mas, felizmente, nem todos o são ...

      Beijão

      Excluir
  8. Olá,boa tarde,Bratz
    empoderamento tem duas vertentes,significa dar poder a alguém,do direito , sem precisar das permissões de outras pessoas, ou aquela do Paulo Freire, pessoa empoderada é aquela que realiza por si mesma , o que a leva a evoluir, ter sequência etc e tal...no caso de seu texto,creio que foi quase uma mistura das duas,o "cobrador"te dando(ui) poder pelo seu direto , "Eim? Como assim?" ,mas faltou tu realizar,afinal , pegou o ônibus da mesma linha mas, infelizmente não era o mesmo veículo. Precisa ir ao centro mais vezes!.. Belos dias,abraços!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pertinente e oportuna a lembrança do conceito para emppoderamento criado por Paulo Freire. Acho que dei uma de tudo junto e misturado ... rs
      Obrigado pelo carinho e boa semana ...

      ps: tenho andado muito de ônibus ... rs

      Excluir
  9. Nossa, fui citado aqui! Que bacana! Apenas acho que foi o rapaz que te empoderou (verbo complicado... rs). Segundo a sabedoria popular, não se pode deixar vácuo de poder. Logo, trate de descobrir até que ponto atinge o seu empoderamento! (rs) Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi assim q me senti Adriano, devidamente empoderado ... rs ... mas não quero ser assim tão esnobe ... derrepente ele se sentiu tb empoderado ... rs

      Excluir
  10. Você é muito safado, mas é! ah ah ah Obrigado pela citação e me chamar de Namoradinho (aos 35 anos é um doce rsrsrsr), mas deixo o conselho: tivesse trocado numero de celular! Amigos nunca são demais :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então! Tem horas os saltos de Lady "Gagá" atrapalham e a gente dança ... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  11. Gostei desse novo termo, talvez comece a aplicar mais vezes! :D
    Quem sabe, um destes dias, não te voltas a cruzar com o rapazinho e dás continuidade a uma história que começou muito bem! :)

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin