segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Bratz e sua percepção da vida!


No post anterior deixei para reflexão um belíssimo e contundente texto de Mario Benedetti em A Trégua [se desejar ler ou reler clique aqui].
Somos, por natureza, avessos a reflexões que nos remetem à fragilidade e temporariedade do SER. Nunca somos capazes de lidar com a ideia de finitude, até que, um dia, isto se nos apresenta como algo inquestionável.
Durante toda a vida nos deparamos com limitações. Quando jovens temos nosso vigor mas não temos a experiência, a estabilidade econômica e o tempo disponível é algo que passa longe. Quando a maturidade chega, as regras do jogo se invertem: temos a experiência, a estabilidade econômica, temos o tempo mas o vigor se foi. Como lidar com a vida então? 
Continuo acreditando que o grande barato da vida são as suas possibilidades. Cabe a nós descobri-las, saca-las, adapta-las à realidade. Sempre teremos direito a elas e com isto o prazer de viver nunca nos será furtado. O prazer é algo simples se soubermos encontra-lo em sua simplicidade plena. 
Assim, viver plenamente só depende de cada um, não importa o estágio de existência no qual nos encontramos. O que não nos é permitido é perder tempo nos remoendo passado nem tão pouco ficarmos a esperar o futuro incerto. O tempo é a única coisa que não se recupera na vida.



Paulo Braccini
enfim! é o que tem pra hoje ...

27 comentários:

  1. Era só o que eu precisava pra dormir tranquilo esta noite, meu querido. Muito obrigado pelas sábias palavras!

    ótima semana pra você, Bratz.

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho pensado muito nisso. Vivemos como se tivéssemos todo o tempo do mundo. Mas na verdade, não é bem assim. E por isso precisamos viver todos os dias, todos os momentos como únicos.Eu preciso pensar nisso todos os dias...Lembrar disso todos os dias. Belo post, Bratz.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. belo texto, me remete aquela máxima do Francisco Octaviano, que eu não sei quem é mas que muito bem escreveu: "Quem passou a vida em brancas nuvens
    E em plácido repouso adormeceu,
    Quem não sentiu o frio da desgraça,
    Quem passou pela vida e não sofreu
    Foi espectro de homem, não foi homem,
    Só passou pela vida, não viveu."

    bom começo de semana pra vocÊ!

    ResponderExcluir
  5. Mais do que ter tempo,vale mais percebê-lo. Ele se esvai por entre os dedos, pois não há o que se agarre, então, penso. e de tanto pensar, fiz do tempo,literatura. abraços, Bratz.

    ResponderExcluir
  6. Carpe diem! Viver o momento presente, pois é isto que temos, é isto que sentimos, que respiramos. Se este momento for pesado, vivamos tentando lidar com o peso e esperando paz; se este momento for de felicidade, curtamos mais intensamente ainda, sabendo que também passará, pois tudo passa. E é inútil tentar mensurar o tempo e deixar que ele nos pesque com alguma de suas culpas e arrependimentos.

    Gosto de pensar no "Tempo de Deus", no tempo sábio e que arranca sempre o melhor que a gente pode dar. Talvez o nosso maior erro tenha sido o maior acerto aos olhos Daquele que compreende o mundo...

    ResponderExcluir
  7. E o Carpe Diem no final me remeteu direto ao filme supimpa A Sociedade dos Poetas Mortos. Mesma mensagem, mesma sabedoria. Acho que vou tatuar isso na testa pra lembrar todos os dias.

    ResponderExcluir
  8. minha pergunta, ó sábio Bratz, sempre será: e quando não existem possibilidades?

    ResponderExcluir
  9. Texto perfeito.As vezes,falo essas palavras para alguns frequentadores do Intercine Gay. Não adiantar assistir a um filme e ficar sonhando/esperando.O tempo não para.
    Beijos,totoso.huahauahau.

    ResponderExcluir
  10. Nem me fale, baby. Cada ano que se passa, eu vou ficando mais triste com o fato de que nosso corpo não fica mais o mesmo. Mas eu sei, a experiência conta com tudo, não é?

    bjão!

    ResponderExcluir
  11. Eu não consigo Bratz não remoer o passado e temer o futuro. Me corrói a expectativa de que as coisas seguem seu fluxo lento e naturalmente... Não dou conta de fazer diferente!

    aiiii!

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com o seu post...pra que perder tempo remoendo coisas que não voltam mais...viver grandes ou pequenos prazeres é uma dadiva que poucos conseguem enxergar...

    Belíssimo texto..

    abração.

    ResponderExcluir
  13. Viver plenamente depende de cada um. E da forma que a pessoa escolhe fazê-lo.

    Mas tem gente que precisa de ajuda para chegar ai. Isso a gente nunca pode esquecer.

    Beijo bratz!

    ResponderExcluir
  14. Paulo:

    Eu concordo totalmente com você e acho que realmente não paramos muito para pensar na transitoriedade da vida mesmo, mas quando enxergarmos seremos bem menos infelizes.
    Abraços e linda semana, querido.

    ResponderExcluir
  15. Um ótimo texto pra começar a semana!

    Como diria Manoel de Barros, que pena que as pessoas tenham tanto receio de tocarem a própria existência, por mais assustadora que essa experiência possa ser.

    Bjs lá!

    ResponderExcluir
  16. " O prazer é algo simples se soubermos encontra-lo em sua simplicidade plena.
    O que não nos é permitido é perder tempo nos remoendo passado nem tão pouco ficarmos a esperar o futuro incerto. O tempo é a única coisa que não se recupera na vida."

    Enfim...MATOU A PAU.
    Queria muito como os meus 40 de hoje ter o vigor dos 18, ou com o vigor dos meus 18 ter a maturidade dos 40, mas tbém creio que se assim fosse possível não saberíamos aproveitar o que nos foi dado ao seu tempo, sabe sinceramente? Não troco meus 40 pelos meus 18, afinal o que interessa como vc mesmo disse é o HOJE, o passado se foi e o futuro não chegou.

    ResponderExcluir
  17. Sobre o post anterior, a frase do atual post cabe como uma luva "O que não nos é permitido é perder tempo nos remoendo passado nem tão pouco ficarmos a esperar o futuro incerto. O tempo é a única coisa que não se recupera na vida. " mas infelizmente, no texto do post anterior foi exatamente o contrario que o autor escreveu.
    A nossa vida é cheia de fases, com o tempo vai tirando alguns detalhes pouco a pouco ..mas em compensação vai nos dando outros .. e melhor encarar como uma troca de estilo :)

    ResponderExcluir
  18. Viver é justamente não deixar passar as oportunidades maravilhosas que a vida nos oferece

    Beijos queridão

    ResponderExcluir
  19. Verdade, Paulo, porque esperar o tempo certo pra viver plenamente é ter a certeza de nunca fazê-lo. O tempo certo é todo o tempo, enfim.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  20. Pois é... A experiência traz pra gente uma enorme compensação pela diminuição do vigor... E é por isso que vale a pena!! Abraços!!

    ResponderExcluir
  21. Cara, concordo quando diz que o tempo é a única coisa que nós não recuperamos, mas assim... No meu caso, ao menos, aconteceu o inverso. Quando jovem, eu tinha tempo, vigor, vontade, menos dinheiro e possibilidades. Agora um pouco mais maduro (não sou velho - NEVER WILL BE), eu tenho, grana, vigor, possibilidades, menos TEMPO. Triste né? Eu acho. (Fuck Yeah!)

    -> Obrigado por sempre comentar no meu blog, mesmo que às vezes seja só pra polemizar (ADOOOOORO!).

    *DB*

    ResponderExcluir
  22. Bratz, querido, achei as suas palavras mais contundentes que as do Mario, embora com aquele toque acolhedor de sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Maravilhoso!
    E é exatamente como eu penso, o tempo não volta e precisamos usar o que temos hoje e construir uma história que possa ser lembrada com entusiasmo!
    abraçoooo!

    ResponderExcluir
  24. Belas palavras amigo Paulo, o negócio é este, viver intensamente e não ficar remoendo se perder uma oportunidade, corra pra alcançá-la. abraços!

    ResponderExcluir
  25. Acho que não ira ficar Pink ..não :)
    Estou em uma fase cinza .. sabe aquele meio termo entre o branco e preto :)

    bicocas

    ResponderExcluir
  26. Incrivelmente seu post, ó muso, não me remeteu(!!!) a nada....Nem a citações, nem livros, nem filmes, nem autores, nem artistas, nem nada!
    Fiquei no presente e não quis soar bonito!
    bjs sapientíssimos, sempre!

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin