
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Adam Lambert . Talento Jovem

Vidas Cruzadas

Fernando Palma
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Governo de MG cria ala especial para presos homossexuais

Em Minas Gerais, uma iniciativa pioneira promete mudar a forma como presos homossexuais são tratados nas cadeias do país.
Capitaneada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, a pedido do Centro de Referência LGBTTT, o chamado "Programa de Ressocialização e Reabilitação de LGBTs cerceados de sua liberdade" promete devolver a dignidade a detentos que até então eram marginalizados por causa de sua orientação sexual. A iniciativa, que funciona em caráter experimental, está sendo testada no presídio de São Joaquim de Bicas, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte.
Em entrevista ao site “A Capa”, a diretora do Centro de Referência LGBTTT, a transexual Walkiria La Roche, diz que a ideia de criar uma ala especial no presídio é diminuir a violência a que presos gays são submetidos. "Fiz visitas aos presídios e ouvi todo tipo de reclamação", conta. "Fiquei chocada por não ter a noção que os homossexuais não estivessem separados das outras pessoas."
Mas Walkiria ressalta que o objetivo não é segregar e, sim, ampliar o acesso a políticas de prevenção às DSTs e Aids. "Nos presídios, a questão da saúde é um problema de todos os encarcerados e não apenas daqueles que são homossexuais. Muitos dos presos mantêm relações sexuais com mais de 20 e tantas pessoas", diz. "Quando questionei se entregavam preservativos, me disseram que homens não fazem sexo com outros homens, o que é um grande equívoco", acrescenta.
Outro problema detectado por Walkiria é que travestis e gays afeminados ("muitos deles não se assumem com medo de represálias", segundo a diretora) têm suas cabeças raspadas, enquanto outros presos recebem tratamento diferenciado. "Esse fato me impressionou bastante, inclusive vi companheiras trans, algumas delas conhecidas da noite de Belo Horizonte, sendo vítimas dessa exclusão", relembra Walkiria. "Nos presídios, homossexuais são duplamente punidos."
Até o momento, a ala especial recebeu 37 presos, que estão distribuídos nas dez selas do presídio. Por enquanto, a adesão ao programa é espontânea e visitas íntimas não estão descartadas. Além de zelar pela saúde dos detentos, a iniciativa pretende também criar uma biblioteca especializada em títulos LGBTs. "Recebemos doação de livros de todos os estados do Brasil. Os servidores públicos apoiaram em massa essa ideia", destaca Walkiria.
Apesar de ser nova no Brasil, a iniciativa em Minas Gerais foi inspirada num programa que é sucesso na Alemanha. Na penitenciária Fuhlsbüttel, em Hamburgo, foi criada uma linha de produtos manufaturados e embalados pelos próprios detentos.
A "Santa Fu", como foi batizada a linha de produtos, contribuiu para incentivar a reabilitação dos presos auxiliando, ao mesmo tempo, outros projetos de cunho filantrópico, já que parte da renda é destinada a uma entidade de assistência a vítimas de crimes.
Paco L listó
Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...
Do Começo ao Fim . "Não fiz um filme gay"

Apesar das cenas dos irmãos trocando carinhos no banho e na cama, Abranches faz questão dizer que não fez um "filme gay", e nem saberia dizer se os personagens que criou são necessariamente homossexuais. "Pode ser uma relação que acontece só entre os dois", desconversa. "Quis apenas tratar de dois assuntos que me interessam bastante, que são as relações amorosas e a família".
O fato de Francisco e Thomás serem meio-irmãos não foi uma forma de aliviar a história. "Não tinha nem o que aliviar ali", diz o diretor, que também assina o roteiro. "Quando jovem fui um ávido leitor de Eça de Queiroz e reli 'Os Maias' várias vezes, talvez na esperança de que alguma vez os protagonistas fossem ter um final feliz", diz. "No meu filme, queria uma história de amor entre irmãos que não tivesse que acabar em sangue, como sempre acontece", diz Abranches, que não vê problemas numa relação como a retratada no filme: "estou esperando alguém me dizer porque não poderia acontecer". Uma das características do filme que mais deve causar desconforto, segundo o diretor, é o fato de a relação de Francisco e Thomás ser tratada como algo perfeitamente normal. "Quero poder levantar uma discussão sobre esses dois tabus, mas sem focar neles; em nenhum momento no filme isso [a viabilidade do romance] é posto em discussão". Ele também acredita que a relação incestuosa retratada não é mais polêmica do que o fato de serem dois homens. "Já li comentários indignados por causa do incesto, mas tenho certeza de que o que incomoda mais é a relação entre dois rapazes. A homossexualidade é mais tabu que o incesto intre irmãos", acredita o diretor.
Sucesso na internet: Desde o vazamento do vídeo promocional - a idéia era divulgar um trailer mais próximo da estreia - já foram criadas 25 comunidades sobre o filme no Orkut, que somam mais de 40 mil membros. O vídeo no Youtube já atraiu 300 mil visualizações, apesar de ter sido apagado algumas vezes, segundo o diretor. Os quase mil comentários dos internautas em apenas um deles vão da indignação ao entusiasmo. Para Abranches, o fato de serem dois atores bonitos (Vasconcellos também é modelo) não tem nada de apelativo. "O filme não é sobre a beleza dos dois. Mas o tema principal do filme - o amor - é bonito, e nada mais coerente do que atores bonitos nesses papeis". Preocupado com a estética do filme, o diretor conta que convidou seu colega Ueli Steiger para cuidar da fotografia de "Do Começo ao Fim". Steiger já assinou a fotografia de blockbusters hollywoodianos como "10.000 BC" e "O Dia Depois de Amanhã"."Do Começo ao Fim" está em fase de finalização e deve ficar pronto em três meses, e ainda não tem data de estreia definida. Com cenas rodadas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, o orçamento deve chegar a R$ 2 milhões, valor considerado baixo por Abranches. Se o tema polêmico do filme pode ter compremetido a captação de recursos, a distribuição está garantida, conta o diretor. E depois das primeiras discussões e debates, as expectativas são otimistas.
Eduardo Tardin . Redator de UOL Cinema .
Filosfofando . O Mito e a Razão
Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...
Epílogo

quarta-feira, 20 de maio de 2009
Anistia Internacional
Os caRIOcas estão chegando
enfim, é o que tem pra hoje...
