segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Paz na Síria!




Centenas de balões brancos e vermelhos lançados ao céu aos gritos de السلام في سوريا, apresentações culturais e mensagens de solidariedade simbolizaram o desejo da comunidade árabe pelo retorno da paz da Síria na manhã do dia 15 de agosto, na Praça da Liberdade em Belo Horizonte.
Pedimos pelo fim do conflito no país do Oriente Médio onde a guerra civil, que já dura seis anos, devasta o território daquele país.
Na praça estiveram sírios, libaneses e seus descendentes, refugiados que vieram para o Brasil por causa do conflito, além de brasileiros que têm parentes e amigos vindos de lá. 
Todos mostraram sua consternação pela atual situação vivida naquela nação onde mais de 400 mil pessoas já morreram vítimas de armas e bombas, sendo que a grande maioria delas são crianças e mulheres. 
Sou casado com o Wanderley Elian, neto de sírios e aprendi a respeitar este povo em suas lutas, suas tradições e sua cultura. 
Desde 1974 sou frequentador assíduo de todos os eventos da comunidade síria aqui em Belo Horizonte onde fiz inúmeros amigos. 
Em 1994, tive o enorme prazer de fazer uma viagem por toda a Síria com amigos da colônia.
Uma riqueza de aventura.













Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

16 comentários:

  1. Gostei muito deste post. Visitei a Síria em abril de 2010, pouco tempo antes de começar a guerra civil, e fiquei a amar o povo e o país, a admirar a sofisticação da sociedade síria, o seu desenvolvimento nas artes e na cultura.
    Todas as guerras são horríveis mas esta da Síria, pelo sofrimento que tem infligido ao povo sírio, pelo lamaçal dos interesses internacionais, pela nossa incapacidade de lidar com o conflito, pela desinformação, e até por um certo desinteresse , esta guerra devia cobrir-nos a todos de vergonha.
    Por isso gostei tanto do post, por ajudar a celebrar o que, mesmo no meio de tantas dificuldades, há de bom na Síria e nos sírios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita sua análise Miguel. Todas as guerras assim se revestem e são motivos de horror e indignação.
      Amo aquela terra e seu povo.

      Beijão

      Excluir
  2. Que a PAZ chegue rapidamente à Síria e ao coração dos Homens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que os homens se tornem dignos de sua humanidade.

      Beijão Francisco ...

      Excluir
  3. Olá, Paulo. Meu marido - Abrahão - também é descendente de sírios e também aprendi a gostar desta cultura (principalmente, da comida, hehehe). O pai dele nasceu lá, e os avós, mal falavam português.
    Movimentos assim, humanitários, tornam-se necessários diante de tantos preconceitos.

    Venha ver o Expressão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ana, também adoro a culinária árabe. Para mim uma das melhores. São Paulo me encanta pela quantidade de restaurantes deste gênero.

      Beijo Grande ...

      Olha só! Também tem ligações com a Síria ... que bacana ...

      Excluir
  4. Querido amigo Paulo, sua postagem nos mostra o quanto que és humano, sua vida assim, linda e com essa bagagem maravilhosa de interação!
    Sim, temos de estar sempre em mente positiva para que haja paz na Síria e em todos os lugares que seja preciso, paz na terra, eis o que se precisa!
    Amei ver e ler seu belo post, sua viagem que, como certeza lhe deu essa bagagem espiritual tão rica!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz entre os Homens de boa vontade. Ele disse mas o homem não aprende nunca.
      Sim uma viagem inesquecível. Amei conhecer, pena que provavelmente nunca mais possa voltar ...

      Beijão Ivone ...

      Excluir
  5. É uma postagem muito bonita! Infelizmente, enquanto houver ganância no coração dos Homens, sempre existirão guerras. Mas que pelo menos estas sejam amenizadas! Paz na síria e no resto do Mundo!

    Abreijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos tive a oportunidade de conhecer aquelas terras antes destes trágicos momentos.

      Beijão

      Excluir
  6. Olá, Bratz...pouco conheço sobre a Síria ,mas, sem dúvida, são merecedores de todo respeito e consternação pelo que estão passando; sei que a partir do momento em que a vida política passa a ser determinada pela radicalização , em que cada classe ou facção passa a utilizar-se de armas variadas na disputa pelo poder,tudo o mais são substituídas pelas conspirações, assassinatos, golpes e ditaduras, sempre envolvendo interesses distintos e muito longe da Paz.Belos dias,abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma triste sina a destes povos. Enfim, triste mas no fundo eles têm a sua parcela de culpa neste processo. Passou a hora de dar um basta a tantos absurdos meu caro Felisberto.

      Beijão

      Excluir
  7. Me perguntando até quando os seres humanos serão assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o dia em que assumam seus destinos em suas próprias mãos e não mais permitam serem tratados como animais de manadas meu caro.

      Beijão

      Excluir
  8. Pelo que tenho lido, os povos árabes e magrebinos são de extrema generosidade, tão diferentes dos movimentos jihadistas radicais. É uma pena que aqueles países estejam a passar por tão duras provações. Entretanto, não podemos perder de vista a razão. Abrir as portas da Europa sem pensar no que estamos a fazer não é solução. A cultura daqueles povos é muito diferente.

    um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Mark. Povos maravilhosos e generosos mas que, por vários motivos, de alguma forma permitiram e permitem esta triste sina ao longo de toda a sua existência.
      Quanto à questão dos refugiados também me questiono sobre isto. A vida não anda fácil para ninguém.

      Beijão

      Excluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin