segunda-feira, 22 de junho de 2015

Tédio!




Eu me dizia então que o mundo é devorado pelo tédio. Naturalmente, é preciso refletir um pouco para se dar conta disso, não é uma coisa que se perceba imediatamente. É uma espécie de poeira. A pessoa vai e vem, sem a ver, respira essa poeira, come e bebe essa poeira, e ela é tão fina que nem faz barulho quando é mordida. Mas basta parar um momento e ela torna a cobrir o rosto e as mãos da pessoa. É preciso se agitar sem parar afim de sacudir essa poeira de cinzas. Por isso mesmo, o mundo se agita muito.

George Bernanos . Diário de um Pároco de Aldeia


Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

22 comentários:

  1. Venho pensando muito sobre isso... esse tédio que passa desapercebido.

    Um ótimo dia! Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é bom meditarmos sobre estas questões existenciais ... nos ajudam a viver plenamente ...

      Beijão Patrícia ...

      Excluir
  2. Com exceção de Rollo May e Viktor Frankl os existencialistas como Sartre , Heiddeger ( principalmente a escola francesa ) me deixam com a sensação de indutores depressivos, mas a eloquência de todos me fascina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também os percebo como como indutores depressivos, mas como viver sem nos darmos conta de que, a vida só pode ser vivida em plenitude quando nos conscientizamos desta realidade: Há que se dar vazão à nossa eloquente depressão no limite extremo para assim podermos vivenciar qualquer tipo de euforia.

      Excluir
    2. Discordo, nobre filósofo.... Baseado na fenomenologia existencialista o tédio é a expressão da falta de um propósito que busca a dicotomia das emoções ( depressão X euforia ). Enquanto se busca os opostos o propósito sempre deixará de existir! A plenitude da vida encontra-se no propósito e não nas emoções opostas!

      Excluir
    3. Pois então ... com certeza a plenitude da vida encontra-se no propósito e não na dicotomia das emoções opostas. O que seria então o proósito que não a dualidade das emoções opostas percebidas como únidade. Não haverá depressão sem euforia e muito menos euforia sem depressão. Se temos como propósito a vida, temos q estar sentrado não na dicotomia mas na unidade plena e no todo. A vida não está na segmentação ou na dualidade mas na unidade então apercibida com o que podemos chamar o "propósito" ou melhor "o viver".

      Acho que vamos derrrubar todos os princípios filosóficos até então concebidos ... rs

      Excluir
    4. Vocês precisam assistir Divertida Mente. Sem mais.

      Excluir
    5. está no meu rol de programas desta semana ... q coisa né? Sense 9

      Excluir
    6. Magina......eu assisto Jurassic Park 3D!!!!'

      Excluir
    7. kkkk o José é dos meus com suas tiradas ... claro q bater o Edu ardo neste quesito não é coisa fácil ... rs

      Excluir
  3. Respostas
    1. Então meu caro Eduardo ... eu já superei minha fase depressiva e com a mais torpe de minhas eloquências sou um caçador de rôlas contumaz ... aí reside toda a minha euforia ... rs

      Excluir
    2. acho que o Boechart agora achou solução para tudo! rsrsr

      Excluir
  4. Lindo pensamento, nao conhecia, obrigado por compartilhar.. eu não sinto o mundo tão tedioso, talvez porque eu esteja sempre a sacudir-me não me vejo induzido a depressão... mas reconheço que o mundo todo é muito NORMAL e SEMPRE IGUAL no geral!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta "normalidade" constante me irrita muito, daí me atiro em todas as possibilidades de "anormalidade"!

      Excluir
  5. Quando o tédio bate aqui, eu vou cozinhar. Ou brincar com os cachorros. Ou caminhar. Ou dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de caminhar e de assistir filmes ...alivia bem ... dormir? not not not ... rs

      Excluir
  6. Não poderia concordar mais. Aliás, frequentemente abordo a "felicidade", que manifestamente não existe. O tédio é um dos estados mais comuns, aliando-se ao inconformismo e inadaptação. Tudo isto porque o mundo é um lugar manifestamente ruim.

    Cheguei ao seu blogue através de blogues portugueses que sigo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente agradeço o carinho da visita e do registro ... os amigos de BlogsVille em Portugal são mais q especiais ...
      Concordo com vc q o mundo é um lugar manifestamente ruim mas a VIDA continua, apesar de tudo, ser uma coisa muito boa. Não abro mão dela, mesmo nos momentos mais duros e difíceis. O segredo aprendido com o tempo é viver cada segundo conforme ele se nos apresenta ... não me prendo ao passado nem ao futuro ... ao passado reservo tão somente a lembrança e as lições aprendidas e ao futuro só um pouco de tempo para planejamentos básicos ... o resto é o AGORA!

      Beijão

      Excluir
  7. Olá,Bratz
    gostei disso "o mundo é devorado pelo tédio.Naturalmente, é preciso refletir um pouco para se dar conta disso' ...agradecido,belos dias, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina meu caro! Sempre refletir é saudável para se alcançar um vida em plenitude ...

      Beijão

      Excluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin