quinta-feira, 4 de junho de 2015

Fotografia - Uma Arte!




Diamantina-MG nos deu vários personagens q ue marcaram a história das Minas Gerais e do Brasil. De Xica da Silva [a escrava que encantou o Contratador de Diamantes e passou de escrava a "nobre"], Lobo de Mesquita [compositor erudito barroco de primeira grandeza], Juscelino Kubitschek [Presidente da República] e Assis Horta [Fotógrafo].

Aos 97 anos, o fotógrafo Assis Horta expõe 200 retratos feitos nas décadas de 1930 e 1950 na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes entre os dias 8 de abril e 7 de junho. A exposição Assis Horta: Retratos traz o resultado do trabalho realizado por ele no estúdio fotográfico que mantinha em Diamantina.
Os registros em 3×4 de Horta remontam um período decisivo da história da fotografia brasileira. Cidadãos que até então nunca haviam tirado uma foto – privilégio dos ricos, na época – tiveram de ser fotografados para obter a Carteira de Trabalho. Todos esses retratos montam um mosaico social da classe trabalhadora da cidade de Diamantina, conferindo à exposição uma historicidade singular.
Com curadoria de Guilherme Horta [filho do Fotógrafo], o trabalho foi congratulado com o XII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da FUNARTE 2012.
Fui conferir e compartilho com vocês um pouco desta preciosidade.















O artista



ps: Cheguei de Sampa! Foi perfeito!

Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

16 comentários:

  1. Poesia em preto e branco!
    Absolutamente lindo!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo fotografia, principalmente qdo se trata deste segmento da arte ... obras belíssimas mesmo ..

      Beijão

      Excluir
  2. Por trás de uma foto, uma história, isto é fascinante...

    Aguardaremos o post sobre Sampa rs...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas não é mesmo Ro ... Obrigado pelo carinho ...

      O post sobre SP está no forno ... rs

      Beijão

      Excluir
  3. vc disse bem, PRECIOSIDADE! será que virá a São Paulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. penso q sim meu caro pois a exposição está sendo patrocinada pela Funarte. Se for não perca ...

      Excluir
  4. Lindas fotos!
    Fico pensando nessa era de 'selfies' onde fotografamos tudo, e tanto, que as imagens vão perdendo o sentido. as histórias não são mais contadas, não vai mais haver aquele álbum de fotos no colo da avó que as mostra com toda calma e conta a história da pessoa na imagem. Ninguém mais vai saber quem é quem.
    Fotografia era coisa rara e cara, e só eram feitas em ocasiões muito especiais, as que realmente valiam ser registradas. Hoje as pessoas tiram foto de sanduíches para poder colocar na rede. Houve um acidente de carro em Petrópolis: pai e filho caíram de carro dentro de um rio, o rio Piabanha, mas felizmente, ninguém se feriu. meu marido ia passando, e viu os dois dentro do rio, fazendo um selfie, o carro por trás, como pano de fundo. Perdemos a noção do ridículo.
    abraços, e bom final de semana, Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua percepção e sua análise se revestem de profunda sabedoria. Uma pena mesmo q tudo hoje seja do tipo pasteurizado, sem qualquer percpção mais séria ... o caso q vc relata chega às raias do ridículo ...

      Beijão

      Excluir
  5. Adoro fotos em preto e branco! Acho o charme delas insuperável!!!

    Quanto ao seu comentário, foi perfeito! É confiar que no final tudo dará certo e que vai acontecer o melhor (mesmo quando a gente não tem capacidade de empreender tudo). No mais, eu adoro sentar (de preferência em um café) e ficar olhando a vida das pessoas... nessa vida de viagens, quantos reencontros eu já vi, quantas despedidas tímidas, discretas... sempre me causa uma curiosidade o que cada pessoa trás consigo... Só não posso esquecer de cuidar da minha própria!

    Grande abraço para você! Você voltou de Sampa e agora é minha vez de ir! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido e fico super feliz por poder estar aqui a conhecer e torcer por vc em seus projetos ... pena não haver coincidido nossa estada em SP ... fica para a próxima nosso café ... já tenho viagem agendada para lá no no dia 18/07 até o dia 28/07.

      Beijão

      Excluir
  6. Olá,Bratz,parabéns ao fotógrafo Assis Horta e curador Guilherme Horta, pela exposição de belas fotos , dos trabalhadores de Diamantina...agradeço,belos dias,abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belíssimo o trahalho do artista ... Obrihado Felisberto e boa semana ...

      Beijão

      Excluir
  7. Beleza de fotos, ein! Adoro fotos antigas! Parece que elas têm o poder de nos transportar no tempo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Luiz ... belíssimas mesmo ... parece que falam e que estão vivas ...

      Beijão

      Excluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin