quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Opaco!




Eu não gosto muito de ser opaco, de parecer que tem alguma coisa que nem eu sei o que é e que ninguém sabe o que é, eu não gosto. Então eu me auto-desmistifico muito. Eu acho um pouco angustiante a pessoa ser…parecendo que a pessoa é …possuída por alguma coisa de que ela própria não tem consciência e que os outros não podem entender…eu não quero ser isso…Bob Dylan quer ser isso, mas eu não quero. Mesmo porque as pessoas usam isso para impor poder abusivo sobre as outras, entendeu? é uma questão também de necessidade de justiça. Não gosto de obscurantismo, não gosto de me deixar enganar e não gosto de enganar os outros. É isso o que eu acho que eu chamo de lúcido. Eu sou do sol, eu quero ser lúcido e feliz. É muito difícil, mas eu fico fazendo um esforço, tentando. Eu prefiro me explicar, entendeu?

Caetano Veloso

O bom e velho Caetano, quando ainda caetaneava o que há de bom, produzia coisas relevantes como este precioso fragmento que destaco para um bom exercício de reflexão.
Muitos insistem em serem opacos mas o Bratz gosta da luz. Que fiquem pois em sua opacidade enquanto ele continuará na sua busca pela luz plena e total. Quem sabe, um dia, eles aprendem que a vida só ganha sentido na claridade absoluta. Se precisarem de ajuda, prazerosamente estarei pronto para emprestar uma lanterna. 

Bratz Elian 
enfim! é o que tem pra hoje ...

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Neve em Aracaju!



Em sua última viagem a Aracaju, Bratz conhece um negão muito bonito e aloprado. Os dois começam a conversar. Surge uma paixão irresistível e os dois acabam indo pros finalmentes. Quando Bratz perguntava o nome dele, ele sempre se negava a dizer, alegando que ele iria rir quando soubesse. A paixão prossegue durante uma semana. Na véspera do embarque de volta, Bratz insiste para que ele revele seu nome e ele finalmente cede.

- Meu nome é Neve.

Ouvindo isso, Bratz começa a gargalhar e o negrão diz:

- Está vendo?! Você é igual aos outras: está mangando de mim.

- Não, eu estou rindo da cara da marida, quando eu disser que peguei 22 cm de neve todos os dias em Aracaju!

Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Bebel! O Vapor Barato!




Eis que o telefone toca na casa de Elian. Bratz atende [o que não é muito comum].

Pronto, é o Paulo!

Do outro lado uma voz feminina exclama surpresa: Não acredito! Você!
Reconheço a voz doce dos velhos tempos!
Sim! Era ela! Bebel!
Uma amizade iniciada na PUCMG nos idos de 1978/1979, no curso de Estudos Sociais, ela com o projeto de Geografia, Elian e Bratz com o projeto de História.
Foram anos e anos maravilhosos. Uma amizade sólida, envolvente, completa.
O tempo passou e, por coisas da vida, perdemos o contato permanente. Mas da mesma forma que um dia de certa forma rompeu esta intimidade, bastou um simples telefonema para reacender tudo de novo. Papão pelo fone, depois Face, novidades da vida passada colocadas rapidamente em dia e promessas de reencontro.
Repassando os tempos de nossa amizade nos anos 70/80 pude reconstruir alguns episódios memoráveis do trio Bratz&Bebel&Elian:
O Acampamento: Fomos os três acampar em um sítio de um amigo comum em Pedro Leopoldo. Por lá, vimos uma casa antiga que este amigo restaurava. De pronto decidimos. Levantar barraca? Para que? Vamos nos alojar na casa em obras mesmo. À noite, depois de vários "backs" estávamos nós três em colchonetes juntinhos, verdadeiramente "D. Flor e seus Dois Maridos". Vamos lanchar? Cadê o lanche? Os ratos já haviam chegado na frente e devorado o queijo, o presunto, o pão. Agora era ir para rua procurar uma padaria. Que padaria? Onde? Como? Voltamos para a cama e depois de mais uns "backs" para espantar a fome, dormimos cantando "Quem quer casar com a D. Baratinha?
A Enfermeira: Bebel apaixonadíssima por uma amiga enfermeira. Amor não revelado e ainda platônico. Domingo à tarde Bratz&Bebel&Elian "trêbados"! Sim! Já fomos destes. Bratz entrando em "coma alcoólico" e Bebel, toda solidária pega o carro e vamos em busca de socorro. Onde? Na casa da tal enfermeira. Lá, Bratz agonizando, pedindo soro e glicose, e as duas super entretidas em beijar na boca ...beijar muito na boca ... OMG! Ainda bem que sobrevivi para lembrar e narrar isto aqui.
O Sítio: Bratz&Bebel foram passar o final de semana no sítio de um Tio do Bratz em Barbacena. Passamos horas no pasto procurando esterco de vaca para catar cogumelos. Muitos, aquilo era farto por ali. Cozinha para fazer chá. Um bule enorme e à noite, na varanda estavam os dois a beber o "chá da meia noite" e curtir o maior barato. Fomos deitar no quarto reservado para nós, junto com um primo em final de adolescência [este primo, por conta de uma problema na infância, ficou com sérios problemas mentais]. De repente começamos a ouvir um barulho super estranho: CHOQUE CHOQUE CHOQUE CHOQUE!!! Bebel sem a menor cerimônia diz: Paulo Roberto! Vai buscar a farinha de trigo que as claras já estão quase prontas! Hora de assar o bolo!

Belesbel você lembra destas fotos? No Postinho do Gutierrez? Saudades.



Para finalizar deixo aqui uma canção de virou marca indelével da Bebel Violeira. Bratz adorava ouvir a amiga tocando e cantando esta canção!



 

ps: Tudo bem comigo. Já em casa e passando bem. Agradeço os comentários por aqui, no Face e as ligações recebidas. E vamos que vamos. Beijão a todos.

Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Só traí o Maridão três vezes!





Bratz&Elian, tomados pela rotina e falta de assunto, decidiram fazer confidências sobre traições.
- Elian diz: Fala, meu véio, pode ser sincero, já estamos velhinhos. Você já me traiu nesses 39 anos de casados?
- Tudo bem, respondi. Vou te confessar. Eu já te traí. Mas foram só três vezes. E, todas elas, foi por amor a você!
- Por amor? Até parece ...
- É verdade! Lembra que você estava insatisfeito com o seu salário de professor, em 1981? 
- Sim, me lembro!... 
- Pois então! Certo dia eu fui falar com o Diretor da Escola, ele aceitou te promover, mas eu tive que transar com ele! 
- É, até que eu ganhei uma boa promoção. 
– Pois então! Eu fiz isso para o seu bem! E quando você estava muito doente e tinha que ser operado com urgência, mas havia uma longa fila de espera? Você se lembra? 
– Sim, me lembro! 
– Eu fui lá falar com o médico e ele aceitou te passar na frente, mas eu tive que transar com ele! 
Elian ficou um pouco decepcionado, mas aceitou. 
- E a terceira vez? - perguntou ele. 
- Você se lembra quando foi candidato a Diretor da Escola? 
- Lembro! Graças a Deus eu me elegi! - orgulhou-se ele. 
- Não só a Deus! - repliquei. - Você se lembra que precisava de 1573 votos pra se eleger?

ps: Daqui a pouco Bratz interna para a nova cirurgia! Vamos lá! EU ACREDITO! 

Bratz Elian 
enfim! é o que tem pra hoje ...

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

As Antas me Perseguem!



E o Bratz voltou para a roça com todo o seu bom humor característico de todo retorno. 
Saudades de vocês e, sei também, que todos também estavam morrendo de saudades dele, não adianta negarem. 
Para aguçar meu excelente humor de regresso, chego no Aeroporto de Confins e me dirijo ao guichê para comprar a passagem do Executivo. Pergunto se tem assento preferencial e, como ainda havia um lugar disponível comprei.
Vou pegar o ônibus:
Anta 01: Uma mulher com seus 30 e poucos anos, só de bunda e peito uns 80 kg. Não compra a passagem e quer pegar o ônibus. O motorista explica pacientemente onde fica o guichê. Ela larga a mala na porta do veículo e vai comprar a passagem, isto depois de reclamar do fato de não venderem o bilhete ali mesmo. O motorista lhe fala que era prudente ela levar a mala pois não iria ficar tomando conta. Ela não lhe dá ouvidos. Nisto passa a fiscalização da ANAC e vendo a mala abandonada pergunta de quem era. Todos deram de ombros. O fiscal recolhe-a como manda a norma de segurança em aeroportos. Já na hora de partir a dita cuja chega esbaforida e quer entrar e procura sua mala. É informada que a ANAC recolheu e que ela teria que ir retirá-la na sede da agência. Ela sai esbravejando e sacudindo seus 80 kg de peitos e bunda. Bratz morre de rir de tanta felicidade.
Anta 02: Entro no ônibus e vejo meu lugar preferencial ocupado por uma folgada. Digo a ela que o luga era meu. Ela me pergunta, qual a poltrona que você comprou. Lhe respondo: ESTE em que você ocupa indevidamente. Ela retira da bolsa o seu bilhete e vejo que nele está marcando o número 37 e digo: O GALHO 37 é lá atrás querida! Ela ainda retruca de maneira insolente: Você faz tanta questão do lugar assim? Bratz responde: VOCÊ não querida! SENHOR! Faço sim! O Galho 37 é lá atrás! Ela levanta resmungando e vai para o seu devido poleiro e  todos em volta sorriem. Bratz novamente fica feliz.
Anta 03: Quase chegando ao terminal de desembarque recebo um SMS! Boa Viagem! Venha com Deus! Resposta: Anta! Já embarquei, viajei, desembarquei e estou quase em casa! 
Aff! Definitivamente eu "Salguei a Santa Ceia"!

Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

E lá vai o Bratz outra vez!



E finalmente chegou o dia novamente. Desde a epopeia por Buenos Aires com ADlicious que o Bratz está quieto e recluso. Seu prazo de validade já está vencido e isto o deixa inquieto.
Pronto! Dia 09 ele vai de novo para São Paulo viver novas epopeias.
Edu ardo, Luiz, José Antônio, SAM, Humberto, Maurício:  Bratz chega, devidamente preparado, de braços abertos e calças arriadas para o tradicional "desfrute grupal".
Voto dia 16/10. Vocês que ficam não morram de tristeza ...
Esta viagem veio como que na hora certa. Vai servir para relaxar pois, dia 21/10 Bratz entra na "faca" de novo. O problema voltou e é preciso dar um jeito nisto. Bem que o bisturi podia ser este do moçoilo de jeans e t-shirt preta de cima né? Mas enfim! Não é. Fazer o que né?

Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cuidando do Patrimônio!



A idade chega e, certas pessoas vão ficando um tanto quanto relapsas quanto à proteção de seu patrimônio.
Bratz definitivamente não é assim, mas Elianzinho! Aff!!! Chega a me irritar. Com sua casa, suas roupas, seu computador, sua TV, seu Som. Certas coisas estragam por total falta de uso. Não liga nem para desenferrujar.
Mas ele não foi sempre assim! Ah! Não foi mesmo!
Lembro que quando tínhamos pouco mais de 2 meses de casados, lá pelos idos de 1974, eu com meus 23 aninhos e todo empolgado com o novo "status" afetivo, acatei uma sugestão dele quanto a eu procurar um médico para melhorar minha performance na cama, já que eu possuía um certo excesso prepúcio. 
Aquilo realmente me incomodava mas me faltava uma certa motivação para resolver o problema.
Procurei o médico e marquei a cirurgia.
No dia do evento, lá fui eu devidamente acompanhado da Marida.
Durante todo o ato cirúrgico lá estava ele do lado, de mãos dadas comigo e, de quando em vez, ainda passava a mão em minha testa com um doce afago.
O médico, mesmo entretido com o ato cirúrgico, não deixou que este cuidado e este zelo passasse desapercebido.
Ao final ele pergunta para Elian:
- Quer que embrulha o "retalho"?
Elian respondeu:
- Não precisa! Me satisfaço com a peça inteira!
Passados alguns dias voltamos ao médico para retirar os pontos.
Elian novamente se fez presente com toda a sua atenção e carinho.
O doutor, depois dos procedimentos finais, vira-se para ele e diz:
- Pronto! Liberado para o uso! Aproveite!
Elian deixa escapar um sorriso maroto e, já na rua diz:
DDzinho! Vamos estrear agora?
Isto sim, é ser cuidadoso com o seu patrimônio.

Bratz Elian
enfim! é o que tem pra hoje ...

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin