quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A criminalização do artista - Como se fabricam marginais em nosso país


Belo Horizonte é uma cidade administrada por uma coligação política inusitada: PT&PSDB. Esta coligação possibilitou que o Sr. Márcio Lacerda [PSB] assumisse a prefeitura em um projeto que possibilitasse a continuidade da administração PTista na cidade [aproximadamente 20 anos], bem como, garantir a continuidade da administração PSDBista a nível estadual [quase 10 anos]. Como todo processo político brasileiro, comum em outras capitais, estados e mesmo a nível federal as mazelas permeiam em diferentes aspectos. O que trago hoje para os amigos do "enfim" é uma denúncia, muito bem formulada por Rafael Lage através deste espetacular trabalho jornalístico.
"Abril de 2011. A intolerância ao diferente apoiada por uma campanha de higienização social em Belo Horizonte assume ares de política repressiva de caráter criminal. A administração municipal, policia militar e mídias se associam na tarefa de criminalizar o artista de rua, artesãos nômades portadores de um patrimônio cultural brasileiro que deriva da resignificação do movimento hippie das décadas de 60 e 70. Uma cultura com mais de 40 anos. Mas quem criminaliza o estado?Com expressões próprias na arte, na música e no estilo de vida, os artesãos são perseguidos, saqueados em seus bens pessoais e presos por desacato ao exercer a legitima desobediência civil.Artigo 5º da Constituição Federal:II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei."

Tenham paciência e confiram o documentário. 





Paulo Braccini
enfim! é o que tem pra hoje....

18 comentários:

  1. Bratz, eu já tinha visto esse vídeo. Eu tenho asco dessa prefeitura de BH, quando o poste foi eleito eu me senti como sendo chamado de idiota na cara.

    Agora estamos aí, vendo esse tipo de coisa medonha.

    COmo disse uma amiga minha, "Radar de velocidade, de avanço de sinal, lei seca, lei antifumo, proibição de evento em praça, proibição de mesa na calçada, proibição de barulho... Viver em BH está cada vez mais sufocante..."

    Mais..."proibição de outdoor, proibição de sacola plástica, proibição de mendigo carregar pertences, proibição dos hippies na praça 7, proibição do copo de vidro. #higienizaçãojá!"

    Mais..."Proibição de camisas de torcida em grandes eventos, proibição de alimentar pombos na praça, proibição de lanche com brinde, proibição de plantas com espinhos."

    Fora o extermínio de cães e gatos...

    Fora essas obras que não acabam nunca.

    Enfim, a situação em BH é séria, amigo.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico triste porque isto acontece em BH e aqui também! Meu Deus! Onde vamos parar?????????

    ResponderExcluir
  3. Enfim... o mal dos epítetos e de enfiar tudo no mesmo saco.

    O problema, como sempre, é da inteira responsabilidade dos políticos que não sabem regulamentar, governar e legislar.
    Isso é um caso de administração municipal de fácil resolução. Define-se uma área pública para a actividade comercial dos artesãos. Negoceiam-se com eles os modos dessa comercialização e passam-se licenças para a actividade (que irá também proteger esses mesmos artesãos dos oportunistas de ocasião).
    Depois, ou melhor bem antes mesmo, devem-se educar as próprias polícias e todos os agentes dela, individualmente, para o desempenho das suas funções no respeito pelo indivíduo nos parâmetros estabelecidos pelo senso comum e pelos orgãos maiores da representação humana: ONUS, UNESCOS e que tais.

    É assim que se faz em democracia. É assim que se faz em civilização. É assim que se faz em estado de direito.

    Todo o ser humano tem direito ao divino respeito pela sua identidade e integridade física e moral.

    Bjux

    ResponderExcluir
  4. Amigo Bratz....

    O verdadeiro "choque" cultural é o da tropa de elite, A legislação é a regida por corruptos insensatos e pensadores burgueses sem a cultura na pele... A era da Catastrófica Inversão de Valores esta presente e imperante.
    Virou terra sem lei "terra só de gigantes"!
    Tira-se tudo, o direito de ir e vir, o de ser ouvido, o de ser respeitado e o de ser "SER".. Só me falta agora tentarem tirar também nossa identidade cultural.

    Um abuso explícito e generalizado esta ocorrendo, apodrecendo aquilo que chamamos de sociedade... O bom senso que seria o mediador disso tudo, nos foi roubado e da linha entre o coerente e o banal nada resta, apenas o bestial.

    É!!! e vai ficar pior...
    Magnífica postagem, meu bródi!

    Deusssssskiajude
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  5. Discordo de qualquer tipo de violência, mas discordo também de ser quase agredido por um desses "artistas", como fui ontem ao passar por um quarteirão que eles habitam, porque não quis dar um cigarro.

    ResponderExcluir
  6. tem um limite convenhamos, alguns desses "artistas", bem como disse o Wanderley, não são mto artísticos, mas proibí-los de estar lá é realmente uma política de higienização, que não se enganem, não é só de BH. lembrem-se dos diferenciados de São Paulo de pouco tempo atrás.

    ResponderExcluir
  7. Aqui há um problema semelhante...

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Perfeito, meu caro.

    Ah, mas que saudade de quando o PT era dos T mesmo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Xará me perdoa:
    -Polícia, fiscal e Governo do CAR......!
    Onde está os direitos humanos,de trabalhar naquilo que se gosta, fazendo da expressão artistíca o seu ganha pão?
    Porque esses merdinhas (policiais, fiscais e governos), não prendem, aquela deputada V...., que foi flagrada recebendo nosso dinheiro e foi absolvida por 265 votos!?!?!?
    Eu juro meu amigo, é por estas e outras razões que gostaria de sair deste pais de merda!
    O Brasil é um pais maravilhoso, mas o sistema , e esse bando de filhas da p..., no poder , fod...... com agente!
    Eles perseguem a maioria, pobres, pessoas de bem que tentam sobreviver e apoiam políticos ladrões que nos roubam na cara dura e criminosos, assassinos!
    Eu me pergunto , estamos no século XXI até quando testemunharemos tais atrocidades contra a população carente?

    ResponderExcluir
  10. Já bati tanto papo cabeça com artista de rua... Sei lá, tenho medo desse extremismo. Daqui a pouco, vamos ter zonas delimitadas por classe social nas ruas (só que com linha desenhada e tudo, não essa coisa indireta que já existe).

    Beijo Paulo!

    ResponderExcluir
  11. Enquanto o PT apoia os Rainhas e Stedille nos saques aos bens alheios, condena os trabalhadores que desejam apenas ver a sua arte admirada e aceita.
    País de Merda!

    ResponderExcluir
  12. Posso discordar? Para ser bem sincero, achei o discurso bem vitimista. Aqui em SP, por exemplo, querem legalizar a internação compulsória de menores drogados que moram nas ruas. Eu acho ótimo! Mas já tem ONG esquerdopata reclamando do "autoritarismo" do Estado, acusando de nazismo (pra variar), higienismo etc - para eles, o mais "democrático" é deixar as crianças nas ruas...

    ResponderExcluir
  13. Minhas opiniões me dividem neste caso, não sei realmente o que falar sobre isso exatamente, porém de uma coisa eu sempre serei convicto: o governo se preocupa com coisas pequenas apenas pra mostrar serviço e deixa o que é realmente importante, de lado.

    ResponderExcluir
  14. Ao amigo Brats!
    Voltando a ativa depois de semanas sem poder entrar por está sem tempo, motivo muito trabalho e sem hora para entrar por aqui.
    Isso tudo deve-se ao fato de nós, povo em geral,não tomar atitude séria contra os nossos governantes .
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Também já havia visto o filme. Uma vergonha tudo isso.

    E essa coligação? rs.

    ResponderExcluir
  16. Caramba! Eu nunca tinha visto esse vídeo e fiquei revoltadíssimo!! Deu vergonha, muita vergonha de morar em BH... Triste... Mexeu com o meu fetiche sexual, mexeu comigo!! Em defesa desses lindos barbudos e cabeludos vou divulgar isso aos 4 ventos...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  17. Quanta sujeira!

    Além de revoltante, é triste, e bota triste nisso. Os verdadeiros bandidos, estão governando o país, os estados, as cidades, e colocando outros bandidos para prender pessoas honestas e trabalhadoras, que estão seguindo o que acreditam e correndo atrás do seu, enquanto os outros bandidos continuam livres pra sustentar os bandidos que mandam no país. Essa que é a grande realidade!

    Abraço.

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin