quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ou sou ninguém ou sou uma nação


Tende piedade, Senhor, das coisas adormecidas!
Do vira-lata caído na calçada da Wrightson
a minha vida de vira-lata em suas esquinas;
se faz parte da minha sina amar essas ilhas,
minh’alma há de alçar vôo e abandonar o caos,
há de sanar o âmago amargado por esses solos (…)
vou é mergulhar no mar, partir pra outro cais. (…)
Sou apenas um mulato que ama o mar,
Fruto de educação colonial exemplar,
Mescla de inglês, negro e holandês
e ou sou ninguém ou sou uma nação.

Derek Walcott

Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

18 comentários:

  1. Olha, vou ser sincero Braccini, não conheço o autor, e então fiz uma rápida pesquisa no google, e vi que se tratava de um autor Santa-luscence, aí pude compreender de fato seu poema, que é muito lindo, achei bárbaro se dizer que é fruto da miscigenação holandesa, negra e inglesa. Bela leitura nos trouxe hoje. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. E eu sou um mulato na brasa e minha carne é deliciosa.

    Aqui é outra vertente do AD, ADLaine está dormindo.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma boa definição para um país chamado, Africa do Sul, e ou Brasil.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. A noite passou por mim e eu não consegui refletir sobre este texto. Talvez se deva ao fato de eu ser ateu e não acreditar na piedade do senhor. Whatever.
    Bjs e bom dia

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!! Muito bom!!! Mas melhor ainda é o verificador de palavras ter adivinhado que és mesmo uma messalina... hahahaha! Adooooro! Fico feliz que tenha curtido meu conto.. Hugzãooo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não so la catolica acredito em Deus mais eu não acredito é na piedade.

    Bjs

    Insana

    ResponderExcluir
  7. Belo texto! Querido.. Lindo isto do ou se é ninguém ou se é uma nação. Bj

    ResponderExcluir
  8. Somos todos uma nação! Brazilililililllll!

    ResponderExcluir
  9. A gente tem o tamanho que acredita ter, né, Paulo?

    Beijo, beijo. ;)

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  10. Cada um de nós somos uma pequena nação com todas as nossas idéias.

    Hoje eu mesmo resolvi escrever, as palavras dos outros não foram suficientes para dizer o que sinto!

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. E essa "educação colonial" , tem consequências até hoje. Gostei e amei.
    Bjux

    ResponderExcluir
  12. Oi Paulo, lindo e profundo texto, hein!?

    A festa nem foi chique nada, coisinha bem familia, qq coisa em familia, pra mim é sempre festa e é sempre mto bom!

    Pois é,amigo, o Brasil ganhou! confesso que acabei torcendo... chingando e tudo. E ainda tive que escutar bronca da filha pq ela nao tem camisa do Brasil pra torcer... peguei ela na escola toda pintada no rosto e braços de verde e amarelo.
    Hj comprei a camisa dela, rs. mas duvido mto que ganhe no domingo!!!

    ResponderExcluir
  13. Ninguém tem piedade de nós a não ser nós mesmo.

    E até a auto-piedade em excesso faz mal.

    Agarre-se nas suas asas e voe. Porque ninguém há de nos carregar em suas costas...

    Beijos Paulo!

    ResponderExcluir
  14. Não é ADLaine, nem o AD, é o ADolfo.

    Hahahaha. Mas a história do ADolfo eu conto depois.

    ResponderExcluir
  15. Que linda escolha Paulo.
    Aproveitei e li o comentário deixado por Deni e aprendi um pouco com ele, e assim também eu, pude entender melhor a poesia.

    Beijos cheios de ternura meu amigo que muito gosto.

    ResponderExcluir
  16. Muito legal isso... uma pessoa ser uma nação... se pararmos para pensar... os brasileiros são campeões nisso... tantas as misturas de raças e povos....

    Abçs

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin