quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Aniversário



Nunca fui dado a comemorações de meu próprio aniversário, e com o passar dos anos, esta data continua me angustiando. Não que não esteja feliz, pelo contrário, muito feliz por ter vivido o que vivi, por viver o que vivo e pela possibilidade de viver o que viverei. Mas continua sendo uma data angustiante. Fernando Pessoa, com toda a sua genialidade, descreve seu sentimento em palavras quando se refere ao seu próprio aniversário. Acho que, muito disto, tem haver comigo.




Aniversário

No TEMPO em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.

No TEMPO em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida.

Sim, o que fui de suposto a mim-mesmo,
O que fui de coração e parentesco.
O que fui de serões de meia-província,
O que fui de amarem-me e eu ser menino,
O que fui — ai, meu Deus!, o que só hoje sei que fui...
A que distância!...
(Nem o acho...)
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!

O que eu sou hoje é como a umidade no corredor do fim da casa,
Pondo grelado nas paredes...
O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme através das minhas
lágrimas),
O que eu sou hoje é terem vendido a casa,
É terem morrido todos,
É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...
Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo!
Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez,
Por uma viagem metafísica e carnal,
Com uma dualidade de eu para mim...
Comer o passado como pão de fome, sem tempo de manteiga nos dentes!

Vejo tudo outra vez com uma nitidez que me cega para o que há aqui...
A mesa posta com mais lugares, com melhores desenhos na loiça, com mais       copos,
O aparador com muitas coisas — doces, frutas o resto na sombra debaixo do alçado —,
As tias velhas, os primos diferentes, e tudo era por minha causa,
 
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...

Pára, meu coração!
Não penses! Deixa o pensar na cabeça!
Ó meu Deus, meu Deus, meu Deus!
Hoje já não faço anos.
Duro.
Somam-se-me dias.
Serei velho quando o for.
Mais nada.
Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!...

O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!...



Fernando Pessoa . [Álvaro de Campos]


Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

16 comentários:

  1. "Rapaz" inteligente heim Sr. Paulo" Colocou Fernando Pessoa debaixo do braço e buscou um jeito de dizer que esta puto em amadurecerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr, hahahahahaha!!!
    Sei o que é isso querido amigo. Com meus poucos 51 anos, e com a vida chegando junto vou dando meus pulos. O que será, será. Será?
    Beijos.
    ______
    Ps. O Rapaz entre aspas foi pra chatear com vc. Sei que continua bem, uai!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Feliz aniversário,querido!
    É hoje?(23/12)?
    Desejo a você saúde,prosperidade e te abraço como o amigo,que ainda virtual(não sei por quanto tempo-rs),é bem real e presente.
    BEIJO.

    ResponderExcluir
  3. Paulo, meu querido, esta mão é tua mesmo... me pareceu a mão de uma pessoa madura, e de qualquer forma já revelas um bom olho apenas por escolhe-la, achei muito boa.
    Parabéns, né! Hoje é teu dia, amigo. Tomara que recebas tudo de bom neste ano de tua vida, um ano novinho que está a se iniciar agorinha. Nem sei se passarás pelo blogue hoje, mas te desejo de coração. Nos conhecemos há pouco, mas já te quero muito bem, apesar disso. Aparece mais vezes, pra tomarmos um cházinho.

    Já vi que gostas do Fernando, né? Pois é... a mim também ele me agrada muitíssimo, sempre inspirador, profundamente inspirador, como se a dizer a vida que viveu, fizesse o relato da biografia de cada um, seja em parte ou até no todos mesmo... Pois os poetas são assim, dizem tudo ainda que em uma página apenas. Eu, que sou um mal poeta, me envergonharia de deixar aqui, onde já há versos de Pessoa, algo de poesia escrito por mim, mas mesmo sem fazê-lo, saibas que é de coração o meu desejo: Feliz aniversárioooooooooooo! Tudo de bom mesmo, pra ti e pro maridão, e pra todoa tua família em 2010.
    Ainda bem que tu não ligas muito pra aniversários, né? (risos). Sendo perto de datas importantes, ele fica meio ofuscado, mesmo... sei porque também sou de capricórnio, e é um dilema fazer anos perto de Natal e Ano Novo.

    Pessoa, que era português, é conterrâneo de Mariza. Esta lourinha canta pra alma, e sei que poderás te identificar um pouco com a tristeza desta canção, pelo poema de Pessoa que escolhestes para hoje. Vai no You Tube e ouve, que é linda:

    http://www.youtube.com/watch?v=yaAQiLXrA1U

    Amigo, um abração.
    No MSN te falo das minhas raízes... achas que eu ia matar a tua curiosidade assim fácil? Banana pra ti!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Feliz Aniversário, hoje à noite vou lá na sua casa comer coxinhas.
    Amicê
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. PARABENS PAULO,
    o seu aniversário é um dia especial, por isso festeje o melhor que possa, divirta-se bastante, seja e faça feliz todos os que gostam de si.
    um abraço

    ResponderExcluir
  6. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    Felicidades, hermano guapo!
    Muita luz, sucesso, felicidades de novo, luz de novo, sucesso ao cubo!

    ResponderExcluir
  7. Paulo, parabéns! Toda felicidade, hoje e sempre. Feliz natal e que o próximo ano venha abençoado.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado meus queridos amigos ... o carinho de voces, com certeza, tornam a data menos angustiante ...


    bjux a todos ...

    agora personalizando:

    Guará ... Puto? não ... muito feliz mas com certeza um pouquinho angustiado ... enfim ... o que será será ... pelo menos, a partir do próximo vou pagar meia entrada nos shows e no cinema ... boa coisa não é? rs

    James ... sim ... a nossa virtualidade já é quase real ... 2010 booora para tornar realidade pura ...

    Abdoul ... "piá abusado" ... kkkkk ... banana pra ti ... nhaaaaaaa

    DD ... vens comer só as coxinhas??ah!!! neimmmmmmmmmm

    Ana ... te amo amiga lusitana ...

    Mauri ... seu maluco ... não vejo a hora de ir ao Maranhão, chapar umas tequilas e correr atrás do boi ...

    ;-

    ResponderExcluir
  9. Obrigado querido amigo Caco ... sua amizade é algo que curto por demais querido ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  10. Querido, fazia um tempinho q eu nao aparecia por aqui e apareci justamente hoje nesta data especial, forte abraço, feliz aniversario e tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  11. pois então querido Fabiano ... mas fico feliz com sua passagem por aqui ... tenho acompanhado seu cantinho mesmo anônimamente ... e como sempre adorando ... vamos ver se em 2010, dentro de meus projetos, eu consigo me administrar melhor e ter tempo para as coisas q eu gosto de fazer como visitar e comentar os amigos blogueiros

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Xará!
    Boas Festas e um feliz aniversário,já que não existe um desaniversário. Tudo de bom para o ano novo também.

    Abraços
    Tácito

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Xará ... e não é que seria bom se houvesse um desaniversário? me lembra o coelho maluco de Alice no País das Maravilhas ...

    Boas Festas para vc tb querido e todos os que lhe são caros ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  14. feliz niverr!!
    felicidades sempreee!!!
    e pra mim tb é pesado aniversario, nesse ano no dia do meu niver chorei no banheiro escondido, na verdade não sei o motivo do choro, mas provavelmente o fato de mais uma primavera está se passando contribuiu um pouco!!
    hehhehehehe
    abraçooo e muiiiitaaasss felicidadess!!!

    ResponderExcluir
  15. Feliz niver atrasado... muito sucesso na sua vida, viu.

    E concordo com vc, comemorar o aniversário as vezes é algo tão chato. E era tão bom qdo eramos crianças e viamos o mundo distante, cheio de amor e esperança.

    Mas faz parte.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Obrigado amigos Vanderson e Fabiano ... o carinho de vcs me cativa ....

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin