segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Não vote em mim



Desde 1992 que aderi [por consciência] à prática cidadã do voto nulo. Infelizmente, em 2002 cometi o grave erro, do qual lamento até hoje, de ter aberto uma excessão e votado no PT acreditando, como tantos outros, na possibilidade de mudanças. Seis meses depois da posse dos eleitos e com o PT no poder, já me dava conta da grande MERDA que havia feito. Enfim, frustrado voltei à minha  à minha prática cidadã do voto nulo. Recebi hoje, da amiga Drica [via e-mail] este texto que compartilho com vocês, amigos deste blog. Sei que será motivo de polêmica, e que muitas contestações ele irá gerar, mas considero-o um dos mais lúcidos textos escritos sobre este tema. Ele é de Danilo Gentili [CQC], publicado em seu Blog em 29 de Setembro de 2006. Continua valendo, pois em 2010 novas eleições teremos. Este, eu assino em baixo.


Democracia significa que o poder está na mão do povo. Ou seja, a maioria escolhe quem vai governar o País. Só queria saber quem foi o idiota que deixou uma decisão tão importante na mão da maioria? Será que nunca leu um livro de história?
Foi sempre a maioria a grande responsável pelas desgraças. A maioria quis queimar a minoria que falava que a terra era redonda. A maioria gritou "crucifica" pra Jesus. A maioria, há décadas, dá audiência pra novela das oito. Alguma vez a maioria já fez alguma coisa digna?
A maioria quando vota está admitindo que não sabe de nada. Tanto é que precisam escolher alguém para liderá-los. Olha só em que mão estamos!
Pedir que a maioria escolha alguma coisa é o mesmo que pedir pro Chaves ir comprar ovos. Você sabe que vai dar merda, mas insiste em confiar a tarefa na mão de um incompetente completo.
Mas uma coisa que amo na democracia é a liberdade. Temos liberdade aqui no Brasil. Por exemplo, domingo agora eu sou livre para acordar e ser obrigado a votar. Senão vou preso. Tenho liberdade também pra escolher quem merece meu voto. Um cara que passou gritando num microfone na  rua de casa ou um cara que encheu meu bueiro de papel. Também posso escolher o Lula por exemplo, que prometeu acabar com a fome no País em um ano de governo (e nem toca mais no assunto) ou o Alckmin que deixou o PCC dominar as ruas (e nem toca no assunto).
Tenho o roto e o rasgado. O sujo e o encardido. E tenho liberdade pra escolher qual prefiro só apertando um botão. Não é maravilhoso morar nesse País?
Votaram no Serra pra governar a cidade de São Paulo. Ele saiu do cargo. Quem governa o Estado de São Paulo não é o Serra que ganhou as eleições, mas outro cara que ninguém votou. Acho que a maioria sabichona foi enganada. De novo.
Percebeu que no Brasil existem trilhões de partidos e todos falam exatamente a mesma coisa? Não é como nos USA por exemplo. Lá só existem os Republicanos e os Democratas. Cada um pensa diferente. Ou seja, a base da campanha lá são as idéias. Você tem uma ideologia e por isso escolhe o candidato de acordo com o que mais se encaixa com os seus valores. Aqui a base da campanha é a esmola. Não idéias. Os candidatos prometem uma porção de esmolas: "Eu vou fazer isso, te dar aquilo, e fazer isso". O que prometer mais esmolas leva a eleição. Ninguém aqui vota por um ideal, mas pelo o que mais vai se beneficiar. Ou seja, a maioria vota egoisticamente. Votam pra si, não pelo todo.
Eu adoro receber lição de moral das pessoas com "consciência política". Elas geralmente me condenam porque eu nunca voto em ninguém. Dizem que "se eu votar nulo não tenho o direito de reclamar depois". Eu já penso o contrário. Por eu votar nulo é que tenho todo direito de reclamar. Quem votou em alguém é que tem que aguentar todas essa desgraça de bico fechado. Eu voto nulo. Isso significa que eu não contribui nem um pouco pro sistema nem pra candidato nenhum. Você vota na Lula. Isso significa que o Lula está lá com sua corja porque você quis. Passa vaselina e aguenta de biquinho calado. A culpa é sua. Você quis assim.
Outra coisa que me dá o direito de reclamar o quanto eu quiser é que, mesmo não votando em candidato nenhum, tudo que eles fazem interferem na minha vida. Eu pago os impostos que aquele cara que eu não votei me obriga a pagar. Isso me dá o direito de reclamar. E reclamar não só do cara, mas também de idiotas como você que ajudou o cara a chegar lá.
Eu sou o cidadão que mais pode reclamar aqui. E você tem que me aturar.
E campanha política. Que merda é essa? O cara acha que merece meu voto só porque tirou uma foto de terno e imprimiu num papel com seu número de campanha. E você é o idiota que vota nele e o motiva a fazer isso nas próximas eleições novamente.
Vejo o Alckmin. Ele tem como único interesse ajudar a população. Mas aí o Lula ganha. E o Alckmin pega todos seus planos e guarda pra próxima eleição. Oras. Se o interesse do Alckmin é ajudar a população tanto quanto o Lula, porque ele não entrega seus planos pro Lula? E vice-versa?
Se tem tanta gente bem intencionada querendo ajudar, porque preciso escolher apenas um? Em Brasília deve ter uma sala grande o suficiente pra caberem mais de 10 presidentes não acham? Se tem dez pessoas querendo ajudar, deixa as dez que sejam presidentes. Quanto mais melhor!
Se um ônibus lotado atolar, e cinco pessoas de dentro do ônibus quiserem descer pra empurrar o que vamos fazer? Escolher só uma ou deixar todos que querem irem lá ajudar?
Guarde isso: Pessoas que realmente querem mudar algo não têm tempo pra perder com eleições.
Ghandi nunca disse: "Povo da Índia, votem em mim que liberto vocês". Ele não tinha tempo pra perder em campanha. Com o povo votando ou não nele, ele foi lá e os libertou. Martin Luther King nunca disse: "Negros, votem em mim e lutarei contra o racismo". Ele foi lá e lutou pelos direitos de todos. Che nunca se candidatou. Ele foi lá e fez sua revolução.
Pessoas que realmente querem fazer algo, estão tão ocupadas em seus propósitos que não tem tempo pra disputas.
Lula, Alckmin, Heloisa, e aquele idiota perto da sua casa que se candidatou a deputado estão lutando por isso: Salário, Regalia, Mamata, Poder e Status. E você é o imbecil que o ajuda a conseguir.
Aí você me diz: “Tá, mas o que você tem feito pra melhorar as coisas”. E eu respondo: “Você elege pessoas que ganham um salário alto pra melhorar as coisas. Porque está me cobrando? Eu não pedi o seu voto.”



Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

6 comentários:

  1. É isso aí!
    Concordo em número, gênero e grau.
    Tbém sou da turma do NULO e acredito q devamos todos fazer o mesmo p obrigar essa palhaçada a tomar outro rumo ao menos para deixar claro a insatisfação geral, pq da forma q acontece parece q estão todos felizes com o andar da carruagem...
    Enquanto a mesma corja e seus atos secretos se sucedem desde sempre e os votos continuam sendo comprados na cara dura por uma ninharia cada vez mais mixuruca, a única coisa q mudou foi a forma do "cabresto", pois os "coronéis" continuam os mesmos e o sabor amargo da pizza não muda nunca e temos q engolí-la a seco.
    Só posso mesmo aplaudir o post.
    Parabéns pelo post e pela clareza de pensamento.
    Quisera q existissem mais pessoas conscientes como vc!
    Gde abraço.
    PS: Vc ganhou mais um fã!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado querido pela manifestação ... só aproveitei este texto inteligentíssimo para registrar minha posição e levantar o tema ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. É isso aí amigo, um brinde a sua inteligência. Gostei!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Martha pelo carinho da visita e do registro ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. gostei do texto e to com vc vamos fazer uma campnha no face eu voto nulo em 2012

    ResponderExcluir
  6. gostei do texto e to com vc vamos fazer uma campnha no face eu voto nulo em 2012

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin