quinta-feira, 21 de maio de 2009

Do Começo ao Fim . "Não fiz um filme gay"


Desde que vazou na rede no início do mês, o vídeo promocional do filme "Do Começo ao Fim" tem causado polêmica na internet. Dirigido por Aluízio Abranches, de "Um Copo de Cólera" e "As Três Marias", o filme mostra a relação incestuosa entre os meio-irmãos Francisco e Thomás, vividos pelos atores João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso. No elenco, estão ainda Julia Lemmertz, como mãe dos rapazes, e Fábio Assunção como o pai de um deles.
Apesar das cenas dos irmãos trocando carinhos no banho e na cama, Abranches faz questão dizer que não fez um "filme gay", e nem saberia dizer se os personagens que criou são necessariamente homossexuais. "Pode ser uma relação que acontece só entre os dois", desconversa. "Quis apenas tratar de dois assuntos que me interessam bastante, que são as relações amorosas e a família".
O fato de Francisco e Thomás serem meio-irmãos não foi uma forma de aliviar a história. "Não tinha nem o que aliviar ali", diz o diretor, que também assina o roteiro. "Quando jovem fui um ávido leitor de Eça de Queiroz e reli 'Os Maias' várias vezes, talvez na esperança de que alguma vez os protagonistas fossem ter um final feliz", diz. "No meu filme, queria uma história de amor entre irmãos que não tivesse que acabar em sangue, como sempre acontece", diz Abranches, que não vê problemas numa relação como a retratada no filme: "estou esperando alguém me dizer porque não poderia acontecer". Uma das características do filme que mais deve causar desconforto, segundo o diretor, é o fato de a relação de Francisco e Thomás ser tratada como algo perfeitamente normal. "Quero poder levantar uma discussão sobre esses dois tabus, mas sem focar neles; em nenhum momento no filme isso [a viabilidade do romance] é posto em discussão". Ele também acredita que a relação incestuosa retratada não é mais polêmica do que o fato de serem dois homens. "Já li comentários indignados por causa do incesto, mas tenho certeza de que o que incomoda mais é a relação entre dois rapazes. A homossexualidade é mais tabu que o incesto intre irmãos", acredita o diretor.
Sucesso na internet: Desde o vazamento do vídeo promocional - a idéia era divulgar um trailer mais próximo da estreia - já foram criadas 25 comunidades sobre o filme no Orkut, que somam mais de 40 mil membros. O vídeo no Youtube já atraiu 300 mil visualizações, apesar de ter sido apagado algumas vezes, segundo o diretor. Os quase mil comentários dos internautas em apenas um deles vão da indignação ao entusiasmo. Para Abranches, o fato de serem dois atores bonitos (Vasconcellos também é modelo) não tem nada de apelativo. "O filme não é sobre a beleza dos dois. Mas o tema principal do filme - o amor - é bonito, e nada mais coerente do que atores bonitos nesses papeis". Preocupado com a estética do filme, o diretor conta que convidou seu colega Ueli Steiger para cuidar da fotografia de "Do Começo ao Fim". Steiger já assinou a fotografia de blockbusters hollywoodianos como "10.000 BC" e "O Dia Depois de Amanhã"."Do Começo ao Fim" está em fase de finalização e deve ficar pronto em três meses, e ainda não tem data de estreia definida. Com cenas rodadas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, o orçamento deve chegar a R$ 2 milhões, valor considerado baixo por Abranches. Se o tema polêmico do filme pode ter compremetido a captação de recursos, a distribuição está garantida, conta o diretor. E depois das primeiras discussões e debates, as expectativas são otimistas.


Eduardo Tardin . Redator de UOL Cinema .


Veja o trailler do filme e outras cenas em outra postagen sobre o tema no marcador "Gay Cult" . Do começo ao Fim.

Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

8 comentários:

  1. Eu quero ver esse filme quando estreiar... Parece ser uma linda historia

    ResponderExcluir
  2. nussa, e eu amigo? super ansioso pela estréia . lindo e revolucionário . assim espero

    ResponderExcluir
  3. Tb to doido pra ver esse filme!!!! As cenas do trailler são lindas! Entao queridao, a entrevista continua lá no COVA DO URSO, depois da uma olhada. Tb vou reproduzi-la no meu. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. pois então Marcelo, muito lindas meeesssmo . rs . vou lá agora e sorver um pouco de sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  5. poise esse filme é de+++ e eu estou louco para ir ver alguem sabe quando estreia??
    e tem alguem de ctba que quer ver ele??

    ResponderExcluir
  6. então Victor o filme realmente promete muito ... parece ser emblemático e polêmico, mas bonito e sensível tb ... parece que estréia no circuito comercial em Janeiro de 2010, mas vai ser lançado no Festival Internacional do Rio.

    Obrigado pela presença e pelo registro ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante todo o contexto e estou ancioso para ver. Pena que moro em Rondônia e aqui as coisas sempre chegam depois! Fiquei sabendo que ele vai estréiar agora em Novembro, aqui em RO deve chegar só por Dez ou Janeiro.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela presença e pelo registro Jucimar ... aqui está prevista a estréia para 27 de novembro ... vamos ver ... ansioso ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin