quinta-feira, 14 de maio de 2009

Como os Romanos


Pois *enton*, foi só a marolinha virar tsunami que os nossos políticos resolveram usar um dos artifícios mais antigos do processo civilizatório: "Tá faltando pão? Mais circo pra macacada!” O governo federal, imbuído deste ideal progressista e visionário (ui), quer criar o vale cultura. Seriam cinquenta dinheiros pros mais pobres gastarem com teatro, cinema, livrarias. Sei... E será que vai poder usar no cinemão? No show dos boys do Paulinho80? Eu mesmo tô querendo há tempos aquele livro das necas gigantes... Mas eu sei que o povão do meu Brasiiiiiiillllll vai preferir algo assim mais *sufisticado*, mais a nossa cara, mais o nosso *ispríííto*: um bom filme, tipo “A múmia 3”, “Batman”, Kung Fu Panda”, e outras obras ligadas ao conhecimento, à arte e ao bom gosto. Melhor! Talvez o incentivo só valha pro nosso fer-vi-lhan-te cinema nacional e aí o que vai ter de filme com ator que está de férias das novelas... *Tuiiido*! E os Shows? Dupla sertaneja pode? Pode! E baile funk pode? Pode! É espetáculo, é cultura, acho que vai poder sim. Quanto aos livros... Aí tem um probleminha: precisa saber ler primeiro, *néam*? A cereja do bolo na proposta governamental seria ampliar o alcance da Lei Rouanet: mais isenção de impostos às empresas que fomentarem a cultura e uma maior pulverização dos investimentos pelo Brasil. A idéia é boa... Mas tem um detalhe: uma comissão do governo iria julgar os projetos e só assim concederiam o incentivo fiscal. Quais seriam os parâmetros estéticos? Mistéééério.... Acho que aquela sua *amiguxa beeesha e atriz* que quer montar um monólogo de Becket na comunidade carente da sua cidade continuaria sem patrocínio (e ainda bem!). Já antevejo um tal de atriz global decadente inventar peça de última hora, de gente fantasiada de "vestimenta popular” fazendo qualquer coisa por esse interior do país, e, principalmente, *mooooita* criança batendo lata. Vocês já perceberam como tem ONG que gosta de botar criança pra "estudar" percussão? Pura educação musical! Tum, Tum, Tum Tum, Tum, PA, PA PA, Tum Tum! E os ouvidinhos absolutos dos nossos pequenos maestros já ficam treinados, preparados para assumir o posto de *baterista em lata de achocolatado*, quem sabe, em alguma filarmônica (assim que essa função for criada, é claro!), Affffff! E é o que temos. Achou amargo? Como eu já disse aqui no blog, prefiro seguir o conselho sábio que diz: “seja pessimista nas idéias e otimista na vontade”. Pronto falei!
Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

4 comentários:

  1. Adorei, mesmo, o texto!

    O governo nacional já é "crack" em tapar buracos com leves crostas de gesso.

    O texto é tão completo que fica idiota fazer comentários redundantes.
    _

    Muito obrigado pelo comentário e pelo elogio no 'Ideias'.
    Fiquei muito feliz. :)

    Volte sempre que quiser, será muito bem vindo.

    Também te "linkei".


    Abraço Grande.

    ResponderExcluir
  2. Lucas obrigado pela atenção, infelizmente temos que postar desabafos deste tipo, mas fazer o que não é mesmo? Estive em seu outro blog e que grata surpresa. Parabéns.

    Abração e um super beijo ;-)

    ResponderExcluir
  3. É xará falou mesmo...
    Afinal:
    "A gente não quer só comida,
    a gente quer comida, diversão e arte."
    Você tem sêde de quê?...
    Tácito.

    ResponderExcluir
  4. Amigão Xará: e não eh? pão e circo é muito pouco ... quero comer, beber, divertir, experimentar, conhecer, enfim? viver em plenitude ... será q eles vão permitir? vai saber neh?

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin